A nova estratégia da fábrica chinesa de caminhões Foton no Brasil


A FOTON, uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo, com sede na China, reforça sua presença no Brasil para atuar de forma estratégica e intensa, incrementando toda a operação já existente, introduzida no País pela Foton Aumark do Brasil, empresa 100% brasileira em meados de 2010.  A operação comercial administrada pela representante brasileira se concentra nas vendas da linha de comerciais leves e caminhões leves, que foram nacionalizados como parte do programa INOVAR-AUTO. Veículos de entrada, como o Foton 3.5-11 DT, estão sendo importados e comercializados de forma a complementar o portfólio atual. A representante local, agora em fase de reestruturação, vem atuando de forma exclusiva no Brasil, tanto para nacionalização dos produtos, criação e expansão da rede de concessionárias, como para fabricação, importação e venda dos produtos da marca, de forma totalmente independente.
A partir de agora a operação da empresa no País passa a contar com a cooperação da matriz chinesa através da sua subsidiária brasileira, intensificando assim sua atuação no mercado nacional. Durante cerca de oito anos, por meio da Foton Aumark do Brasil, houve a estruturação da rede de concessionárias em todo o País, além do investimento na aquisição de um terreno em Guaíba-RS, para construção da fábrica. Diante da severa e prolongada crise econômica iniciada em 2014, a empresa tomou a decisão de, a partir de 2016, passar a produzir inicialmente no País em parceria com a Agrale, fabricante nacional de veículos comerciais, localizada no Sul do País.
Ao se estabelecer no Brasil e trabalhar em sinergia com a Foton Aumark do Brasil, a matriz FOTON definiu o mercado brasileiro como um dos mais estratégicos e importantes em seu plano de expansão, por ser o maior da América Latina e sétimo do mundo. Além disso, acena com a possibilidade de abastecer os demais países da região latino-americana, já que sua localização no Rio Grande do Sul foi estrategicamente escolhida por apresentar uma logística mais eficiente. “Com essa parceria ganhamos mais musculatura para atuar no Brasil e seremos agora amplamente respaldados pela matriz, na China”, comenta Marcio Vita, CEO da empresa.
“Há mais de uma década estudamos cuidadosamente o mercado brasileiro que, para nós, é de grande importância dentro de nossa estratégia de globalização da marca. Entramos no País por meio de nossa representação comercial, pelas mãos de brasileiros com indiscutível conhecimento do mercado nacional. Entendemos ser o momento mais apropriado para iniciarmos essa nova etapa, agora com nossa cooperação direta na operação”, explica Darren Lu, executivo da matriz FOTON responsável pelos negócios da marca no Brasil.
A FOTON agora pode abastecer o mercado brasileiro tanto com produtos produzidos localmente como avaliar o portfólio da matriz na China e, de acordo com a demanda e conveniência do mercado, introduzir novos modelos mais rapidamente. Esse novo cenário, com apoio e parceria da matriz chinesa, incentiva e fomenta a expansão da rede, que já está em pleno curso.
Atualmente a FOTON vende cerca de 600 mil veículos por ano globalmente, 90% deste volume de veículos comerciais, ou seja, praticamente oito anos da produção brasileira, com exportações para mais de 100 países e um volume que passa das 60 mil unidades. No mundo a empresa conta com 40 mil colaboradores, duas mil concessionárias e, no ano passado, o faturamento foi de US$ 7,5 bilhões. A filial brasileira é a quinta unidade industrial da FOTON fora da China, que já conta com fábricas na Tailândia, Vietnã, Quênia e Argélia em construção.
O Brasil faz parte de um plano estratégico para que a FOTON atue mais ativamente no mercado ocidental, onde terá fundamentalmente empresas de origem europeia como competidores locais instalados há vários anos nestes países. Isso permitirá elevar os padrões de requerimentos dos produtos, fato que pode ser confirmado também pela parceria estratégica que a FOTON possui na China com a Daimler nos caminhões pesados.
A FOTON, por meio de um plano estratégico, busca constantemente parcerias com empresas de elevado “know-how” e competência tecnológica. Exemplo disso está na parceria fechada junto à tradicional empresa fabricante de motores, CUMMINS, que faz parte desse seleto grupo, assim como a internacional empresa alemã, ZF, fabricante de transmissões, de reconhecido prestígio e reputação, também parte importante dessa estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário