Você pensa e ela traduz: tecnologia começa a ler pensamentos

Esta reportagem é de Bruna Souza Cruz, UOL. Leia o texto integral a seguir. Vale a pena.

Você pensa algo, um dispositivo decodifica o pensamento e o traduz em palavras. Ou melhor, em áudio. É exatamente essa tecnologia que os pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, estão desenvolvendo.
De acordo com um estudo https://www.nature.com/articles/s41598-018-37359-z, um sistema de inteligência artificial conseguiu decodificar pensamentos monitorados com a ajuda de eletrodos implantados no cérebro das pessoas analisadas.
Durante os testes, o sistema desenvolvido pelos pesquisadores já conseguiu ler e reproduzir palavras simples em áudio. Ou seja, ele foi capaz de ler a mente dessas pessoas.
O próximo passo é fazer com que a tecnologia reconheça palavras e frases mais complexas.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores contaram com a ajuda de cinco pacientes de um hospital local. Eles já possuíam eletrodos implantados em seus cérebros, pois passavam por um tratamento para epilepsia.
Os pacientes ouviram pequenas frases contínuas faladas por quatro pessoas ao longo 30 minutos.
Em alguns momentos, as falas eram interrompidas e os participantes precisavam repetir a última sentença. Essa era a prova de que eles estavam realmente concentrados na tarefa.
Os pacientes também ouviram 40 números falados (do zero até o nove). 
Depois de literalmente aprender os padrões das falas, a IA conseguiu decodificar algumas das palavras que estavam sendo reproduzidas na mente dos pacientes. Nessa etapa, ela transformou os registros dos cérebros em comandos.
O maior objetivo do estudo é tornar mais fácil a comunicação de pessoas que não podem falar. "Queremos deixar as pessoas conversarem com suas famílias novamente", afirmou o professor Nima Mesgarani, do Instituto Zuckerman, e um dos responsáveis pelo estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário