Artigo, Fábio Jacques -Judas Iscariotes.

Sendo o Brasil um país majoritariamente cristão, cabe neste momento algumas elucubrações sobre algumas decisões de Jesus Cristo consideradas por muitos completamente erradas. Não estou me referindoa qualquer aspecto teológico, para não criar polêmica entre crentes, agnósticos ou ateus, e sim, simplesmente, lendo o que está escrito nos Evangelhos.

Jesus Cristo escolheu a dedo doze pessoas para serem seus apóstolos por meio dos quais, sob a liderança de Pedro, programou o estabelecimento de sua igreja.

Entre os doze escolhidos, estava a figurinha carimbada Judas Iscariotes, o famigerado traidor e símbolo eterno do suprassumo da traição.

Judas beijou Jesus no Horto das Oliveiras entregando-o aos soldados que o levaram para julgamento, condenação, tortura e crucificação. Vai escolher mal assim um assessor lá nos quintos do inferno.

Acontece que o principal fundamento da fé cristã é a ressureição de Cristo, ou como disse o tardio apóstolo Paulo de Tarso, cujo nome original era Saulo, igual ao do Saulo Ramos, lembram, “se Ele não ressuscitou é vã a nossa fé”.

Se não houvesse a ressurreição (estou apenas fazendo uma leitura dos livros do novo testamento sem qualquer juízo de valor), não existiria a Igreja Católica e nem as miríades de filhotinhas geradas pelos inúmeros cismas pelos quais passou esta entidade, e, como para ressuscitar é preciso anteriormente ter morrido, podemos, simplesmente por uma dedução lógica, concluir que sem Judas Iscariotes que o entregou para ser morto, não existiria o cristianismo.

Agora a pergunta crucial: Jesus errou quando escolheu o traidor Judas ou a escolha foi proposital em função de um objetivo maior?

Não consigo imaginar algum crente dizendo: Jesus me traiu ao escolher Judas e, portanto, deixo de segui-lo e apoiá-lo. Não conte mais comigo, Jesus.

Sem qualquer termo de comparação apegando-me apenas à similaridade dos fatos em si, por uma escolha que não agradou a grande parte de seus seguidores, Bolsonaro está sendo execrado como traidor.

O que sabemos sobre o futuro e sobre as verdadeiras razões pelas quais alguém como Bolsonaro escolhe Kassio Nunes para ministro do STF?

Me parece que muitos dos decepcionados seguidores do capitão teriam criticado Cristo e, feito todo o possível para impedir que Judas consumasse seu nefasto ato de traição. E, teriam abortado o cristianismo antes mesmo de sua concepção.

Como não tenho bola de cristal para vislumbrar todas as consequências da escolha de Kassio Nunes, posso vir a sofrer uma grande decepção ou constatar que a decisão foi a melhor para o momento. Já passei diversas vezes por isso, sendo a mais significativa, a escolha de Sérgio Moro, aplaudida por todos e hoje execrada por muitos.

Por hora, aplico a mim mesmo e a todos aqueles aos quais a carapuça possa ter servido, o dito do grande filósofo brasileiro Compadre Washington: 

“Sabe de nada, inocente”

Fabio Freitas Jacques. Engenheiro e consultor empresarial, Diretor da FJacques – Gestão através de Ideias Atratoras e autor do livro “Quando a empresa se torna azul – o poder das grandes ideias”.


8 comentários:

  1. Fábio mais uma vez parabéns. Tua imaginação ultrapassa o tempo...

    ResponderExcluir
  2. Com o devido respeito, a comparação é completamente equivocada. Cristo escolheu Judas par "ferrar' a si mesmo; Bolsonaro escolheu Kassio para ferrar com o Brasil decente.

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que o objetivo é acabar com a lava jato.

    ResponderExcluir
  4. Provavelmente a analogia mais ridícula da Historia! Quem cometeu esse texto deveria ser ridicularizado em rede nacional...pena que foi um qualquer que escreveu isso, não um politico ! Vergonha alheia é pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Qualquer
      Kátia Freitas

      Eu quero saber
      Onde vai dar
      a minha sorte
      Eu quero saber
      Onde vai dar?

      O que é a morte?
      O que é amar-te?
      O que é arte?
      Do que faço parte?

      Filosofia, física, religião
      Quem vai responder a questão?
      A questão não cabe numa só versão
      Embora todos queiram ter razão

      Eu falo como homem
      Eu falo como mulher
      Eu falo como espécie
      Eu falo como um qualquer

      Cientistas falam em big bang
      Intelectuais são os que sabem
      Na igreja os homens dizem amém
      E em nome de Deus enriquecem

      O que é o nada?
      O que é a vida?
      Por que usar a espada
      Se estamos todos sem saída?

      Eu olho o céu
      E tudo fica tão pequeno...
      Todas as razõezinhas, as besteirinhas, as diferençazinhas,
      As teoriazinhas, todas as guerrinhas, as vaidadezinhas
      Da humanidadezinha sucumbem
      Diante do infinito nu.

      Amém...

      Excluir
  5. Acho que quem esta sendo o judas é o Bolsonerus Infectus...se aliou ao Centrão e ao STF...Traditoree malafatto

    ResponderExcluir
  6. ME DESCULPEM MAS AS CONCLUSÕES SÃO SIMPLÓRIAS, E INFLADAS POR PETISTAS ENRUSTIDOS FELIZES DA VIDA COM A SITUAÇÃO.
    ORA O JOGO ESTAVA ARMADO A TRINTA ANOS POR FHC LULA DILMA E TODO CONGRESSO,STF APARELHADO.

    BOLSONARO JOGOU DURO QUASE DOIS ANOS, OS CORRUPTOS E DONOS AINDA DE FEUDOS DE PODER DA QUADRILHA DESBANCADA VÃO SE CONVENCENDO;
    BOLSONARO VAI CONSEGUIR AVANÇAR NO CAMPO DE BATALHA AINDA NÃO DERROTANDO TOTALMENTE O INIMIGO QUE RECUA E TERA QUE RECUAR E DÁ SINAL QUE RECUARÁ. LOGO VEREMOS.
    -STF PERDE FORÇA
    -MAIA SE AQUIETA POIS VE SEU PODER SE ESVAIR
    O POVO APOIA BOLSONARO QUE APROVEITA E VAI NEGOCIAR APROVAÇÕES COM RESPALDO POPULAR EM CONDIÇÕES AS MELHORES.
    DEVEMOS IGNORAR OS QUE CONDENAM BOLSONARAM PORQUE NÃO ENTENDEM O JOGO APENAS OPINAM LEVIANAMENTE .

    JUDAS ERA UM GURI NOVO, MENOS DE TRINTA,ERA O CONTADOR , O GERENTE FINANCEIRO DO GRUPO DE CRISTO, E NINGUEM GOSTAVA MUITO DELE POIS MANTINHA RÉDEA CURTA NAS DESPEZAS.
    ARMARAM PARA ELE, SOLDADOS NEGOCIANTES, COMBINARAM QUE SE ENTREGASSE CRISTO ELES PROTEGERIAM CRISTO QUE ESTAVA CONDENADO.
    CRISTO SE METEU DE PATO A GANSO AFRONTANDO O STATUS QUO VIGENTE, MEXEU COM CACHORRO GRANDE,QUERIAM SUA CABEÇA.

    JUDAS CAIU NA CONVERSA E LHE ATIRARAM OS TRINTA DIHEIROS EM ATO DE INFAME CALUNIA O DE ACUSA-LO TRAIDOR.

    AS CONCLUSÕES SIMPLISTAS E ACHOLÓGICAS QUE BOLSONARO TRAIU É A MESMA QUE JUDAS TRAIU, UMA ARMAÇÃO.

    ASSIM COMO ACHO UMA ARMAÇÃO O FATO DE DIZER QUE CRISTO RESSUSCITOU SÓ PORQUE NÃO ESTAVA NO TUMULO! ORA NÃO É LOGICO AFIRMAR ISSO.

    QUEM QUISER ACREDITE.

    BOLSONARO NÃO PODE EXPLICAR TUDO , SÃO ESTRATEGIAS E SE EXPLICAR ANTES NADA CONSEGUIRÁ.

    CONFIO EM BOLSONARO E AGORA AINDA MAIS, POIS ENFRENTA TODOS OS PETISTAS E MAIS FOGO AMIGO DE SIMPLÓRIOS ANALISTAS AMADORES.

    SURPRENDE PELA CORAGEM DE ENFRENTAR O QUE TEM PELA FRENTE.

    PARABENS BOLSONARO

    PARABENS JACQUES POR TEORIZAR QUE SEM JUDAS NÃO TERIA CRISTIANISMO...DEU NÓ EM PINGO DE AGUA!

    ResponderExcluir
  7. o judas é evidentemente Bolsonaro. Os brasileiros de bem votaram nele acreditando que ele fortaleceria o combate a corrupção, e ao contrário disso, compõe justamente com os corruptos. De onde que ele não é o traidor em questão?

    ResponderExcluir