Remdesivir

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, 74 anos, iniciou tratamento com o medicamento antiviral remdesivir, segundo boletim da Casa Branca divulgado na sexta-feira.Além do remdesivir, Trump recebeu outro tratamento em fase experimental com anticorpos monoclonais neutralizantes, segundo também divulgado pelo governo. Ainda em testes, esse tratamento consiste em inserir linfócitos B, células que produzem anticorpos, de pacientes que já tiveram a doença naqueles que estão com a doença para combatê-la. Ele também teria recebido zinco, vitamina D, famotidina, melatonina e aspirina. 

O remdesivir foi desenvolvido inicialmente para o tratamento da hepatite C e foi utilizado de forma experimental contra o ebola. Pesquisa em camundongos mostrou que o remédio tinha capacidade de combater a SARS (síndrome respiratória aguda grave) e a MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio), doenças provocadas por micro-organismos similares ao SARS-Cov-2. Passou a ser usado para o tratamento da covid-19 depois que um estudo publicado em maio no The New England Journal of Medicine demonstrou a associação do remédio a uma recuperação mais rápida em pacientes graves da doença. Já um estudo publicado em setembro no JAMA (Journal of the American Medical Association) revelou que o remédio não tem a mesma eficácia em pacientes moderados. 

Nos Estados Unidos, o uso do remédio foi autorizado pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão que regulamente alimentos e medicamentos, em casos graves. Já no Brasil, o remédio está entre os 32 tratamentos liberados para teste contra a covid-19 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário