Pesquisa

 Pesquisa da CDL mostra que os empresários estão preocupados com a grave situação da saúde, que julgam as atuais medidas ineficazes e que isto está levando as empresas ao colapso


Ao longo de toda a pandemia, a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo, cumprindo o seu papel de representar empresários de todos os segmentos e portes, recebendo inúmeras informações e demandas das empresas da cidade. Informações essas, que sempre foram e serão transmitidas às autoridades por meio de ofícios, notas e reuniões, para que as medidas de combate à pandemia sempre andassem juntas com a economia.

Para mensurar, com maior amplitude, as percepções e as expectativas dos empresários com relação às atuais medidas, a CDL realizou uma pesquisa cientifica de forma quantitativa-descritiva, com 255 entrevistados de forma on-line entre os dias 04 e 06 de março de 2021. A pesquisa que expressa a opinião dos empresários, abordou questões relativas à saúde, a situação dos negócios, a autonomia financeira, as ações e o stress dos entrevistados em razão de toda esta situação. 

Saúde e Medidas

A situação atual exige ações de preservação das vidas, pois de acordo com a pesquisa, 84,5% dos empresários, este é um momento de gravidade ou muita gravidade na saúde. Para mais de 68% dos empresários, as medidas restritivas a atuação, não colaboram para a redução do contágio da COVID-19, ou seja, acreditam que essa não seja uma medida efetiva. 

Situação dos negócios e as ações dos empresários


Já com relação a percepção aos impactos, 76% dos entrevistados apontam a situação é ruim. Dentre algumas as ações que os empresários vão tomar, 65% apontam que rever estratégias comerciais é uma saída, 46% indicaram a redução do número de colaboradores e o que é muito preocupante, é que 8% indicaram o encerramento das atividades como alternativa. A pesquisa também avaliou o tempo que os negócios suportam as atuais medidas, e 40% deles indicaram que conseguem manter seus negócios por até 15 dias, porém desses 40% mais da metade apontou que suporta as restrições por apenas uma semana. 

Stress

Por fim o estudo perguntou aos empresários se eles se sentem em uma situação de tensão e estresse. E 86,47%, deles indicaram que sim, dado também preocupante, considerando o momento que exige de todas decisões rápidas. 

Para o presidente da CDL, Sérgio Giacomini, a pesquisa é de grande importância para retratar este grave momento e o eminente de colapso nos negócios e na economia, em razão da  manutenção das restrições atuais “este instrumento científico, nos permite ter uma visão ampla e aprofundada dos impactos das atuais restrições no setor produtivo e na economia de Passo Fundo e principalmente da urgência de revisão das medidas restritivas atuais que provocará um aumento do desemprego, do fechamento de empresas e colapso da economia”, alerta Giacomini.




Nenhum comentário:

Postar um comentário