Nota técnica da Soundview

Soundview Tecnologia LTDA – PRESS RELEASE

 

COMO SURGIU

 

A Soundview nasceu por uma iniciativa de alunos da UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto – MG, no ano de 2012 quando foi criada a primeira versão da tecnologia de reconhecimento de áudio. Esta experiência gerou um conhecimento robusto e desencadeou a criação de um novo sistema no ano de 2013, com alta performance de identificação automática de fonogramas.

 

A ideia inicial era monitorar músicas para artistas de todo o Brasil nas milhares de emissoras de rádio do país. Porém, no mesmo ano de 2013, a Soundview foi contratada para monitorar sua 1ª campanha publicitária e evoluiu a tecnologia ao longos dos anos.

 

A experiência no monitoramento de campanhas políticas em 2014, exigiu uma escala de milhares de rádios simultaneamente com reports em tempo real para os partidos que nos contrataram.

 

OS NÚMEROS DA SOUNDVIEW

 

Entre o ano de 2013 a 2022 foram:

. Mais de 100 milhões de horas de gravação

. Mais de 2.000 campanhas publicitárias monitoradas

. Mais de 5 Milhões de spots detectados

. Mais de 500.000 Comprovantes de auditoria emitidos

 

 

 

CLIENTES

 

Vários anunciantes já tiveram campanhas monitoradas pela Soundview ao longo dos últimos anos, seja via agências publicitárias ou contratação direta. Alguns deles:

 

Empresas privadas:

 

. Carrefour

. Azul Linhas Aéreas

. Sebrae

. Anhanguera

. Unopar

. Unimed

. Fiat

. Azul linhas Aéreas

. Claro

. Tim

. Banco do Brasil

. Caixa Econômica Federal

. Ministério da Saúde

. Hyundai

. Carrefour

. Brasil Kirin

. Ricardo Eletro

 

Setor Público

. Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (licitação vencida)

. Governo do Estado de Minas Gerais

. Governo do Estado de Goiás

. Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Governo Lula, Governo Dilma Roussef, Governo Jair Bolsonaro)

 

. Ministério da Saúde do Governo Federal

. Prefeitura de Sete Lagoas MG

. Prefeitura de Coronel Fabriciano MG

. Prefeitura de Sete Lagoas MG

. Secretaria de Comunicação do Distrito Federal

. BNDES

. Caixa Econômica Federal

 

Campanhas Políticas

. Aécio Neves – Campanha Presidente

. Dilma Roussef – Campanha Senado

. Alexandre Kalil – Campanha Governo MG

. Romeu Zema – Campanha Governo MG

. Jair Bolsonaro – Campanha Presidente

. Alexandre Silveira – Campanha Senado

 

METODOLOGIA SOUNDVIEW

 

Com o objetivo de monitorar spots publicitários e fonogramas diversos, a

Soundview desenvolveu uma tecnologia de reconhecimento de áudio em tempo real capaz de identificar informações detalhadas de execução e veiculação em emissoras de rádio pelo Brasil.  Não é amostragem. São dados exatos extraídos das gravações promovidas pelo sistema e armazenadas no banco de dados.

 

Metodologia da empresa

 

Realizamos a coleta do áudio de duas formas, ambas pela Internet. Na

primeira, coletamos o áudio diretamente do website da rádio, caso a mesma

possua transmissão pela Web (STREAMING). Caso contrário, instalamos um plugin diretamente em um computador da emissora que realiza a transmissão

diretamente para os nossos servidores. O plug-in é enviado por email e possui

instalação rápida com 3 cliques. Disponibilizamos uma equipe de suporte que

acompanha remotamente a instalação, quando necessário.

 

A partir do sinal captado, realizamos a busca em um banco de dados de

spots gravados a partir de tecnologia proprietária. Caso a transmissão seja interrompida, o plugin armazena os áudios do DIAL por 20min, garantindo assim a recuperação de dados (maioria das interrupções no Brasil estão dentro desta duração).

 

Comparamos a quantidade e horários veiculados com o plano de mídia

previamente recebido e geramos medidas de concordância entre o previsto e o

realizado.

 

No decorrer da campanha o sistema emite alertas de baixa performance por email para as emissoras em descumprimento. Este alerta, diz respeito sempre, ao dia anterior integralmente.

 

O método Soundview, funciona tecnicamente da seguinte forma:

 

1. A SoundView coleta as URLs de stream das rádios que possuem programação na Internet.

 

2 . A SoundView recebe os spots a serem transmitidos pelas rádios.

 

3. A partir de tecnologia proprietária e patenteada de gravação, fingerprinting e

busca, a SoundView monitora os spots nas URLs de stream das rádios desejadas.

 

4. As detecções são registradas no banco de dados da SoundView contendo as

seguintes informações: spot, rádio onde foi encontrado, data e hora de detecção.

 

5. As gravações do entorno da detecção também são registradas, para que o

clientes possa se assegurar da detecção. Nesse caso, é possível ouvir o que estava

sendo transmitido momentos antes da detecção.

 

6. As gravações de toda a programação das rádios monitoradas fica disponível no

sistema de armazenamento da SoundView por três meses.

 

7. Os diversos relatórios de detecção são acessíveis no site da SoundView. Desta forma é possível:

 

. Ter abrangência (monitorar mais de 5 mil emissoras pelo Brasil

principalmente nos interiores dos Estados)

. Ter agilidade no feedback de informação estratégica (cliente) e no report

às emissoras

. Ter maior segurança: não intervêm no sistema interno da emissora

. Promover checking diário com monitoramento 24x7

. Promover disparos automáticos de alerta por email para rádios com

irregularidades

. Proporcionar à Equipe de atendimento e suporte uma consulta rápida

para reports ao cliente

. Gerar Relatórios Instantâneos em tempo real: exportar gráficos e gerar

comprovantes de veiculação

. Oferecer interface de navegação moderna e usual com versão inclusive

para Tablet's

. Oferecer os dumps (trechos em audio) como contra-provas (caso necessário).

 

Distribuição de material de campanha – Iniciativa pioneira no Brasil

 

A Soundview, desenvolveu em 2016, um sistema de distribuição de material

de campanha integrado ao checking, uma iniciativa pioneira neste segmento.

 

Desta forma é possível garantir a entrega dos spots e PI’s (Plano de mídia)

pois temos o controle de entrega e downloads de materiais por parte das

emissoras.

 

CHECKING RETROATIVO AUTOMÁTICO

 

A Soundview promove checking retroativo de até 90 dias, permitindo desta

 

forma, viabilizar tecnicamente a auditoria de campanhas já iniciadas com a mesma assertividade (100%) de campanhas futuras.

 

CHECKING de spots de 3 e 5 segundos com assertividade de 100%

 

Vários anunciantes utilizam formatos de vinhetas de aberturas e

encerramentos com duração de 3 e 5 segundos. Anteriormente, não existiam

métodos para comprovações. Desta forma, é possível garantir a auditagem de

todos os formatos do mercado.

 

Outro ponto é que diversos testemunhais ao vivo, são acompanhados destas

vinhetas de abertura e encerramento. Desta forma é possível garantir também a

auditoria deste tipo de citação.

 

POTENCIALICAÇÃO/OTIMIZAÇÃO/RECUPERAÇÃO DE CAMPANHAS

 

Outra importante frente de atuação da Soundview é a Potencialização/Recuperação de campanhas: após indexação do plano de mídia (pré-campanha), o software passa a identificar a partir do segundo dia de veiculação, as emissoras que estão em descumprimento. Desta forma, dispara-se um alerta por e-mail individualmente, com o detalhamento das informações irregulares.

 

Diversas situações são identificadas nesta frente:

 

. Veiculação fora de dias contratados

. Veiculação fora de horários contratados

. Não veiculação total ou parcial

. Veiculação de conteúdos antigos do anunciante

 

É um trabalho sempre evolutivo. É natural o processo de recuperação

gradativa de rádios inoperantes e irregulares com a veiculação, pois a grande

 

maioria destas emissoras são de pequeno porte e não possuem um processo de

gestão. Neste caso o monitoramento serve também como alerta e consultoria de

gestão para estes veículos.

 

Após a primeira campanhas, as novas campanhas, se iniciam normalmente

com resultados superiores, pois já criou-se uma cultura no veículo. Desta forma,

outra frente de atuação é a CONSCIENTIZAÇÃO DO MEIO RÁDIO que gera

AUMENTO DA QUALIDADE DA ENTREGA.

 

Todos os dados gerados pelo sistema são certificados e credenciados pela

nossa auditoria. Temos o compromisso de buscar a otimização de resultados neste instável cenário de rádios e oferecer as informações de forma 100%  transparente.

 

NOSSA MISSÃO

 

O Objetivo final da Soundview é criar um novo padrão de monitoramento

e auditoria além de aumentar a credibilidade do meio rádio no Brasil garantindo a entrega das campanhas. Para isto, atuamos há 10 anos em pesquisa, desenvolvimento, testes, homologações e evoluções diárias e constantes no atendimento práticos ao clientes.

 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – CAMPANHA PRESIDENTE JAIR BOLSONARO 2023

 

A Soundview foi contratada para o monitoramento da campanha auditando emissoras de rádio e televisão em todo o país, certificando a entrega do programa eleitoral gratuito, conforme a Lei Federal prevê. O escopo contratado, contemplou:

. Monitoramento 24x7 de milhares de emissoras de rádio de todo o Brasil, inclusive no interior dos estados com a gravação e submissão da tecnologia proprietária de reconhecimento de áudio, que consegue em tempo real, gerar relatórios com datas e horários exatos de inserções em cada emissora de rádio indexada.

. Entrega de relatórios diários com o consolidado do dia anterior contemplando o volume total de inserções dos conteúdos do candidato

. Monitoramento dos conteúdos do principal concorrente com entrega de relatórios diários contemplando volumes de execuções por rádio.

. Monitoramento de emissoras de TV aberta para certificação do cumprimento das inserções além da transcrição dos conteúdos do candidato contratante e dos concorrentes.

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