A volta triunfante de Dom Sebastião

 A volta triunfante de Dom Sebastião

Dom Sebastião voltará e restaurará a grandeza do reino de Portugal.

Tudo me indica que o Brasil está entrando em uma era de sebastianismo, ou seja, de que o messias voltará e recolocará as coisas em seus devidos lugares. Não sei bem que lugares seriam estes.

Bolsonaro reapareceu, após um retiro de quarenta dias de silêncio, e voltou a falar com o povo. Jesus também ficou quarenta dias no deserto sendo tentado por Satanás e voltou vitorioso para acabar seus dias na cruz.

Como pode alguém esperar que, sabendo que as forças armadas são regidas pela hierarquia e que respondem diretamente ao presidente da república, tomarão qualquer atitude contrária ao mandatário de plantão? Será que alguém espera que, se agora que têm um comandante supremo as forças armadas nada fazem no sentido me alterar o novo status quo, o farão sob nova direção?

O país perdeu, e, vergonhosamente, sou obrigado a aceitar o vaticínio do ministro Barroso: “perdeu Mané”.

O povo, ou pelo menos grande parte dele, está há quarenta dias em frente aos quarteis clamando por socorro, nada é feito, pelo menos explicitamente, e o presidente voltando a falar diz que todo o poder emana do povo? Que poder? Que povo?

Vamos esperar mais dois dias para a diplomação de alguém que, pela lei, sem chicana, deveria estar na cadeia, e que já está nomeando seus companheiros de prisão ou de processos por corrupção para seus ministérios, e mais alguns poucos dias para que seja efetivamente empossado no cargo supremo do país, para então tentar alguma resistência?

Lembro-me do debate entre Lula e Alckmin na disputa eleitoral de 2006 no qual Alckmin falou sobre um tal dossiê contra ele e Lula o mandou parar de dizer bobagens. Lula tratorou o então tucano simplesmente ridicularizando a carta que Alckmin achava que tinha na manga sobre o famoso dossiê que não serviu absolutamente para nada em termos eleitorais. Alguém acha que Bolsonaro tem alguma carta na manga e que vai jogá-la quando o novo governo estiver governando com apoio total do congresso, do supremo e das forças armadas? Me parece um raciocínio insano.

Talvez dom Sebastião retorne, assim como Jesus, com certeza, voltará nos últimos dias. E acredito piamente que, junto a estes retornos, retornará também o estado democrático de direito no Brasil.

Gengis Khan, Alexandre Magno, o império romano, Napoleão, as grandes dinastias absolutistas europeias tiveram seus momentos de glória e desapareceram na poeira do tempo. O mesmo acontecerá com a URSAL, ou seja, com o governo socialista comandado pelo Foro de São Paulo. Passará, com certeza e tudo voltará à normalidade, mesmo que eu não saiba exatamente o que isto significa, mas, com igual certeza, nenhum de nós terá chance de chegar com vida para testemunhar a queda do novo muro de Berlin, ou daquele que o senador das ambulâncias disse que fica entre o Brasil e o México.

Eles vieram para ficar e, para não esquecer Bolsonaro nesta conversa, talvez as tataranetas da Laurinha voltem a viver em um país livre, novamente, seja lá o que isto signifique.

Fabio Freitas Jacques. Engenheiro e consultor empresarial, Diretor da FJacques – Gestão através de Ideias Atratoras e autor do livro “Quando a empresa se torna azul – o poder das grandes ideias”.


2 comentários:

  1. INDEPENDENCIA OU MORTE!
    ========================

    É...A LAURINHA PODERÁ DIZER NO FUTURO,QUE O PAPAI NÃO PERCEBEU QUE ERA A HORA DELE AGIR, ESTAVA NO LUGAR CERTO,NA HORA CERTA,COM A FACA O QUEIJO NA MÃO, O EXERCITO POSICIONADO ,O POVO SOFRENDO NAS RUAS DIA E NOITE, MAS TAMBÉM PODERA A LAURINHA DIZER QUE O PAPAI PERCEBEU SIM, NA ULTIMA HORA E AGIU E FALOU:

    -INDEPENDENCIA OU MORTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eugênio, também estou esperançoso de que a segunda hipótese seja a verdadeira e se realize. Mas tem que rápido.

      Excluir