Quase metade dos 33,6 mil médicos gaúchos trabalham apenas na Capital

 Dados divulgados pela nova plataforma da Demografia Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM) revelam que o Rio Grande do Sul possui 33.630 médicos registrados, correspondendo à quarta maior densidade de médicos no Brasil, atrás apenas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

Além da grande quantidade de médicos no estado, outro dado preocupa o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers): 43% dos profissionais estão concentrados na capital. De acordo com o presidente do conselho, a má distribuição é reflexo da falta de incentivos para a fixação de profissionais em municípios do interior. Diz o Cremers, em comunicado ao editor:

- Não há, atualmente, um plano de carreira que permita aos médicos atender no interior com qualidade, remuneração adequada, acesso à estrutura e possibilidade de aperfeiçoamento profissional nas cidades menores. O estado conta com 20 escolas de Medicina de excelência, que formam ótimos profissionais. Nós temos médicos suficientes para atender com qualidade toda a população gaúcha. O que precisamos é de políticas públicas que atraiam os médicos para outras regiões

Outros dados – O levantamento realizado pelo CFM aponta ainda que 66% dos médicos gaúchos são especialistas; 53% são homens e 47% mulheres. 15% possuem entre 30 e 34 anos, revelando que os profissionais que exercem a medicina no Rio Grande do Sul são cada vez mais jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário