Afinal, o que é a Teoria Queer? O que fala Judith Butler?
A autora, Helena
Vieira,explica a seguir o que é a Teoria
Queer
Tornou-se consideravelmente comum vermos ativistas,
sobretudo transfeminitas (como eu), falarem de Teoria Queer. Esses dias, fui
interpelada por uma amiga que me perguntava: “Diabéisso de Teoria Queer?”
De fato, é uma forma de saber que a Universidade não
tende a ensinar aos estudantes de graduação, e, apesar de existir muito
material na internet sobre o assunto, é raro que paremos nossas vidas para
procurar um texto que responda: O que é teoria Queer? Antes, contudo, é
importante entendermos o que é “queer”. Que termo é esse?
O nome: Queer
Queer é uma palavra inglesa, usada por anglófonos há
quase 400 anos. Na Inglaterra havia até uma
“http://en.wikipedia.org/wiki/Queer_street”, onde viviam, em Londres, os
vagabundos, os endividados, as prostitutas e todos os tipos de pervertidos e
devassos que aquela sociedade poderia permitir. O termo ganhou o sentido de
“viadinho, sapatão, mariconha, mari-macho” com a prisão de Oscar Wilde, o
primeiro ilustre a ser chamado de “queer”.
Desde então, o termo passou a ser usado como ofensa,
tanto para homossexuais, quanto para travestis, transexuais e todas as pessoas
que desviavam da norma cis-heterossexual. Queer era o termo para os
“desviantes”. Não há em português um sinônimo claro, talvez, como propõe a
professora Berenice Bento, possamos pensar o queer como “transviado”.
A Teoria Queer
Primeira pessoa no mundo a conseguir registro civil como
gênero neutro. Nem homem e nem mulher. Isso ocorreu na Austrália e seu nome é Norrie.
A Teoria Queer começa a se consolidar por volta dos anos
90, com a publicação do livro “Problemas de Gênero” (Gender Troube) da Judith
Butler. Fruto de uma trajetória que ela já vinha acompanhando desde
um seminário, que carregava o nome “queer”, feito nos anos 80,
por http://en.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_Lauretis. De Lauretis, foi a
primeira a pensar em “Tecnologias de Gênero”, aqui entendidas como as técnicas
de ser homem ou ser mulher que aprendemos desde cedo.
Nos anos 70, as universidades americanas, são tomadas
(ainda bem), por movimentos populares, e começam a criar os chamados “Estudos
Culturais” como forma de dar conta da compreensão do crescente Movimento Negro
– marcadamente os Panteras Negras – e para dar conta de outros movimentos como o
“Free Speech” (Liberdade de Expressão), e do movimento feminista – com a
criação dos Women Studies. Assim como outros movimentos, como os
movimentos gay e lésbicos. Antes de prosseguir sobre “O que é a Teoria Queer”?
Acho importante fazer uma pausa para historicizar o conceito de “Gênero” , pois
a Teoria Queer é sobre tudo aquilo que escapa a nossas formulações
habituais. Às formulações do senso comum.
Gênero
Não é possível falar em Teoria Queer sem pensarmos
na categoria de “Gênero” como sendo algo fluido, socialmente construído,
performado e sistémico. Parafraseando Teresa de Lauretis: um sistema
sexo-semiótico, de interpretação dos dados biológicos como produtores de
diferenças, que não são per si, mas produtos da interpretação arbitrária
dos “marcadores biológicos”. Existem, ainda segundo a autora “Tecnologias de
Gênero”, ou seja, construção de técnicas de viver que determinam como um
sujeito pode se inserir na sociedade segundo normas específicas de “ser homem”
ou “ser mulher”.
Gênero é um conceito que surge fora da gramática e da
linguística, aproximadamente nos anos 1950, quando o
Dr. http://en.wikipedia.org/wiki/John_Money, da Universidade John Hopkins,
o utiliza no estudo da redesignação sexual de pessoas intersexuais. Neste caso,
John se pergunta: Se estas pessoas nasceram com genitália ambígua, como é
possível que o genital seja fator decisivo na constituição do gênero? Não pode
ser. Então, utiliza-se de tal conceito, para designar o resultado de seu
tratamento de “reorientação do gênero” das pessoas intersexo. No entanto, o
modelo de compreensão do Gênero proposto por ele se mostrou falho, e hoje
existem movimentos e demandas de pessoas intersexo para que elas tenham
autonomia na decisão do gênero ao qual se identificam, e não fiquem a mercê de
uma decisão médico-familiar. Entretanto, não podemos desconsiderar que John
Money avançou no descolamento do gênero e do genital. Uma relação direta e não
arbitrária, para compreendê-los, como distintos , possibilitando, apesar de
seus erros, desdobramentos teóricos importantes.
Paralelamente aos estudos de John Money, começaram a
surgir, dentro das universidades, demandas para que existam estudos e
disciplinas, até então consideradas não acadêmicas, como os estudos negros,
latinos, feministas,… Demandas que surgem, não no seio das universidades, mas a
partir de vários movimentos sociais nos EUA. Dando origem, assim, aos estudos
culturais, negros, e ao campo conhecido como Women Studies. É no
âmbito dos “Estudos das Mulheres” que o conceito de Gênero passa a figurar de
forma semelhante (cof) ao que conhecemos hoje.
A partir da afirmação já famosa de Simone de Beauvoir em
seu livro “O Segundo Sexo” – ” Não se nasce mulher, se chega a sê-lo” – que
inicio um parênteses. Essa afirmação de Simone, não é uma afirmação diretamente
sobre “Gênero”, mas sobre a mulher, que para Beauvoir, não era
compreendida como um “outro”, mas como uma subalternidade que só podia se
constituir em relação ao sujeito “homem”, em sua dependência. O devir mulher,
não poderia, na ótica de Beauvoir, caber em um entendimento do “devir homem”,
de modo que, os primeiros estudos feministas, nos trazem uma ótica ainda
essencialista de “diferença de gênero”, diferença essa que continua a se
constituir a partir de novas interpretações dos dados biológicos.
Os Estudos Feministas, até então, se centravam em um
determinado sujeito, em uma determinada mulher, até que surgem,
com http://en.wikipedia.org/wiki/Angela_Davis, e outras feministas negras,
latinas, operárias, lésbicas (com grande enfoque no “continuum lésbico” de
Monique Wittig, em seu livro “O pensamento heterossexual”), a crítica a este
sujeito do “feminismo clássico”, ou seja, a crítica a um feminismo que havia se
mostrado branco, de classe média, acadêmico e elitista. Ainda neste período surgem
também, os “Estudos de Gênero” que constroem uma crítica ao feminismo, ao
pensar as “masculinidades”, aliadas aos estudos Gays e Lésbicos, oriundos das
demandas sociais que surgiram após a Revolta de Stonewall.
É neste momento que “Gênero” passa a ser concebido em sua
fluidez e a afirmação de Simone de Beauvoir é ampliada, a partir de um
questionamento simples: “Se existe um devir mulher, porque não poderia existir
um ‘devir gênero’?”. Entretanto, apesar deste questionamento, os estudos e
movimentos gays e lésbicos se tornaram higienizados, defendendo um corpo gay
desejável, belo, e sobretudo, heteronormativo. É criado, como diria Guacira
Lopes Louro em seu texto “Teoria Queer- Uma política pós-identitária para a
educação”, uma identidade gay “positiva”, e, obviamente, essa identidade
positiva, subentende a construção de uma identidade “negativa”, geralmente
associada ao gay afeminado, à travesti, e às lésbicas masculinizadas e homens
trans.
Neste momento ainda não havia uma distinção teórica clara
entre Identidade de Gênero e Sexualidade, tal distinção se produz apenas com o
trabalho teórico da antropóloga feminista Gayle Rubin, em seu artigo “The
Traffic in Women: Notes on the ‘Political Economy’ of Sex”. Artigo no qual ela
afirma ser necessário pensar como categorias radicalmente distintas a
sexualidade e o gênero, mesmo que, em determinados momentos, como
posteriormente nos mostra Judith Butler (em seu livro, “Gender Trouble”), tais
categorias se amparam em sustentação mútua da cis-heteronorma.
É neste contexto da higienização das identidades “gays e
lésbicas” e do questionamento da identidade do “ser mulher” e do ” ser homem”
que surge um movimento pautado nas diferenças, portanto não-assimilacionista,
como ferramenta de crítica. Tal movimento é teórico e também social, a “Teoria
Queer”, termo agora ressignificado como forma de empoderamento.
É neste momento, a partir de uma associação teórica com
os estudos pós-estruturalistas de Deleuze, Derrida e Foucault, que se começa a
pensar o próprio Gênero como “ficção política encarnada”, termo cunhado por
Paul. B. Preciado em palestra dada no “Hay Festival”, em Cartagena.
No bojo destas discussões surge também a reflexão
sobre a travestilidade e a transexualidade como experiências de
gênero – a transfeminilidade como uma forma de mulheridade. Essa
compreensão é importante, quando nos deparamos com discursos essencializadores
do ser mulher. Judith Butler, em seu livro “Gender Trouble”, inicia com um questionamento
que considero vital: “Quem é o sujeito do feminismo?”, ” É possível, pensar de
forma categórica e universalizante em ‘mulher’?”. A resposta, obviamente é
“não”, é possível pensar em “mulheres”, em “mulheridades”, em vivências
femininas, mas não é possível universalizá-las na produção de um conceito
identitário imutável.
É neste sentido que a vivência das mulheres trans, das
travestis e das pessoas não-binárias que se identificam com a feminilidade
podem ser compreendidas como vivências femininas, e que devem ser respeitadas
como tal. Obviamente, há diferenças na vivência de uma mulher cisgênero e de
uma mulher trans. Disso não há dúvidas, entretanto, ambas possuem vivências de
suas feminilidades, das opressões diárias, dos enfrentamentos a partir de uma
perspectiva do feminimismo.
Afinal, o que é a Teoria Queer?
É importante notar que a Teoria Queer não
propõe um modelo “queer” de mundo. O queer é justamente o estranho. É aquele
que se narra ou é narrado fora das normas. A Teoria Queer propõe o
questionamento às epistemes (pressupostos de saber), ao que entendemos
como verdade, às noções de uma essência do masculino, de uma essência do
feminino, de uma essência do desejo. Para a Teoria Queer é preciso olhar para
esses conceitos e tentar perceber que não se tratam, de forma alguma de
uma essência, ou mesmo, que não há uma ontologia do todo, mas, no máximo, uma
relação de mediação cultural dos marcadores biológicos.,
A teoria queer, como diria meu querido Paul Preciado, é
uma teoria de empoderamento dos corpos subalternos, e não o empoderamento
assimilacionista. O empoderamento que nos faz fortes em nossas margens e
ocupar os espaços com nossos corpos transviados.
A Teoria Queer e o Brasil
Queer não é um termo inteligível no Brasil. As pessoas
não se descrevem como queer por aqui. Ao menos, não as pessoas que não tem
acesso a essa teoria. Mas no Brasil, os mesmos processos de normatização e
subalternização dos corpos estão presentes. Aqui não há o queer, mas há “o
traveco”. Não há o queer, mas há “o viadinho”. Não falam queer, mas
falam “a sapatona”. Acredito, que a Teoria Queer, possa nos ajudar a
construir uma teoria transviada nossa. Que empodere nossos corpos subalternos.
Como bem ressalta a transfeminista Daniela Andrade, os
termos “transviada ou transviado” não englobam pessoas trans, pois supõe uma
mistura, até conceitual de identidade de gênero e sexualidade, coisa que nós,
homens trans, mulheres trans, travestis e pessoas trans de uma forma geral,
temos lutado imensamente pra distinguir uma da outra.
A tensão Teoria Queer e Identidades Não binárias
É fato que ninguém é transexual simplesmente por ter
“aprendido com a Teoria Queer” ou qualquer outra teoria. Muito antes dessas
teorias já existiam as pessoas trans. Eu escrevo desde um lugar muito
específico: travesti, gorda, pobre, acadêmica e não binária. A Teoria Queer
enfatiza que o gênero não é uma verdade biológica, mas um sistema de captura
social das subjetividades. Isso significa que não somos nada ontologicamente?
Não. Significa que existe uma percepção, por vezes disruptiva, entre como
me sinto e como a norma diz que devo me sentir.
A percepção subjetiva que tenho de mim, é minha e não
cabe a nenhuma teoria definí-la. Entretanto, a enunciação disso, ou seja, a
capacidade de dizer, enquanto ato de fala (como nos diz Austin), e performance,
passa pelo conhecer.
Eu nasci e cresci na periferia de São Paulo, e agora vivo
na periferia de Caucaia, no Ceará. Na periferia, não existem, aos olhos da
norma, pessoas não binárias. Eu mesma, ao longo de toda a minha vida nunca me
percebi como homem, nem como mulher. Eu era “o gayzinho” e “o viadinho”, depois
que descobri a transgeneridade é que percebi que eu podia enunciar o que sou:
sou travesti não reivindico ser mulher, não reivindico ser homem, mas essa é
uma posição minha. Eu reivindico sim a feminilidade.
A tensão reside quando alguns ativistas querem negar tudo
que é acadêmico. Não é possível fazer isso! As pessoas trans, precisam
adentrar a academia, que é uma instituição produtora de conhecimentos lidos
como verdade, e narrar suas próprias vivências. É necessário ocuparmos os
espaços que sempre nos foram historicamente negados. A academia é
instrumento. Assim como o saber o é. A primeira travesti brasileira a obter o
título de doutora foi minha muito amiga Luma Nogueira de Andrade. Ela
sempre frisou que o caminho dela para a emancipação estava na educação, no
acesso ao saber e ao conhecimento.
As identidades não binárias como a minha e muitas outras
são de difícil intelecção pra quem não é da academia. Isso porque não há
trabalhos acadêmicos sobre o tema, e porque não há critérios visuais de
identificação do “não binário”, e sabemos que, para o olhar da norma, a
leitura, ou seja, a capacidade de intelecção, é vital para o processo de
taxonomização. Ano que vem sairá um artigo meu, em uma revista americana sobre
o universo “não binário”. Mas devemos lembrar que é importante reconhecer que a
academia e a Teoria Queer são ferramentas que podemos usar para materializar o
discurso sobre nossas identidades.
Austin dizia que falar é fazer. Que a linguagem e os atos
de fala, tornam as coisas reais no mundo porque constrangem seu entorno. A
academia, marcadamente a Teoria Queer e a desconstrução de Derrida trouxeram a
ideia dos binários e dos não binários a serem rompidos e desconstruídos. Por
que, então, não usar as ferramentas e construir um saber que emerge das nossas
vivências?
Paulo Freire sempre dizia, que o saber popular precisa
manter com o saber acadêmico uma relação de mão dupla, dialógica. A teoria não
constrói nossa identidade, mas nos ajuda a enunciá-la e as vezes, a afirmá-la
politicamente. É errado, portanto, exigir de travestis e pessoas trans que
aceitem a teoria queer. Ou que saibam dela. Principalmente quando muitas, a
maioria de nós na verdade, está fora da escola e da universidade. Enquanto nos
prostituimos, não temos tempo pra pensar o “pronome” mais apropriado a ser
usado. Mas isso não implica na negação de todo e qualquer saber acadêmico.
É preciso conciliar as vivências com a academia, e na fusão delas, produzir um
pensar e uma política identitária marcadamente brasileira.
Um apelo final
Precisamos imensamente construir um saber nosso, um saber
dos corpos subalternizados brasileiros. Não somos os mesmos corpos
norte-americanos. Somos corpos com nossas próprias marcas e precisamos, a
partir delas, constituir uma teoria que nos empodere para, a partir daí,
podermos começar a pensar numa política das identidades. Há de se convir que o
termo “queer” está na moda. Muitos se narram como queer, porém, é uma
pós-modernidade que sai com água, e
cujo emprego sugere privilégios. Queer não é arrasar na balada.
É uma narrativa de si, uma narrativa constante.
É comum muitas pessoas rejeitarem o termo queer
dizendo que “isso é academicismo”. Ora, tudo bem, mas enquanto as pessoas trans
não lutarem por si e pelas suas companheiras, não seremos capaz de produzir um
saber formal a partir de nossas vivências. Um saber próprio para a experiência
brasileira da não conformidade as normas de gênero. Contudo, a simples negação
do termo nos conduz ao risco do colonialismo. De deixarmos espaço para que
nossas identidades sejam vistas apenas com o olhar colonizador de um termo e
teoria estrangeiros. Por esse motivo, se faz necessário que levemos esse debate
para além da academia e dar voz às diferentes maneiras com que pessoas
trangêneros brasileiras narram suas histórias.