A estatal federal gaúcha de transportes, a emnpresa Trensurb, que opera o trem metropolitano da Grande Porto Alegtre (Porto Alegre a Novo Hamburgo), comprou no gogverno Dilma Roussef um lote de 15 trens, contrato assinado em 2015 por R$ 243.756.000,00, vendidos pelo
consórcio FrotaPoa, composto pelas empresas Alstom e CAF.
A situação atual: a Alstom diz que liberou 8 trens , mas apenas 4 trens estão trafegando.
Existe um inquérito no Ministério Público Federal de Novo Hamburgo e o responsável é o procurador Celso Tres. Existem, também, duas sindicâncias correndo na Trensurb, que foram
solicitadas pelo presidente da David Borille, abertas em 09/08/2018, mas sem resultados, ainda.
A primeira sindicância já expirou o prazo de conclusão e
a segunda sindicância expira em 09/10/2018.
Esta é a situação dos trens novos da Trensurb.
Os serviços para recuperação das falhas identificadas nos
trens da
série 200, abrangem o seguinte roteiro, até o retorno para
operação comercial:
- Substituição de todos os rolamentos de roda;
- Substituição das caixas de graxa que apresentarem
defeitos na
inspeção de desmontagem;
- Remontagem e aplicação de selante para vedação das
tampas das
caixas de rolamentos;
- Inspeção e substituição das barras de torção que
apresentarem
desconformidade com os parâmetros de projeto;
- Aplicação de lastro, quando necessário, para corrigir
distribuição
de carga regularizando o parâmetro de projeto e de
manutenção, verificado na
passagem em balança;
- Verificação geral do truque e substituição de eventuais
peças com
defeito;
- Inspeção nos indutores e substuição se apresentarem
defeito;
- Verificação e conferência do processo de nivelamento da
suspensão;
- Verificação e conferência final através de passagem dos
rodeiros
em balança;
- Verificação na via de trheshold, do sinal de ATC.
- Realização de testes dinâmicos de desempenho de tração
e freio;
- Inspeção geral final do trem;
- Liberação para operação.