Artigo, Guilherme Baumhardt, Correio do Povo - Ingênuos, ignorantes ou surdos?

Não entendo o espanto de muita gente (em especial a turma dos “liberais de boutique”) com as diretrizes lulistas para a economia. Ele está fazendo exatamente o que disse durante a campanha. Criticou a reforma trabalhista, o teto de gastos e as privatizações. Veio a disputa, a declaração de vitória pelo TSE, um grupo de transição foi instalado e o que vemos? PEC do rompe teto (R$ 200 bilhões), estatais que permanecerão sob controle do governo, aumento do gasto público e que se exploda a responsabilidade fiscal. Falta apenas a proposta para enterrar a (tímida) reforma trabalhista feita no governo de Michel Temer.


Aos que desejavam ver um governo petista moderado, a semana trouxe mais um choque de realidade. Muitos sonhavam com Geraldo Alckmin em algum ministério de ponta. Governador bem avaliado em São Paulo e avesso a devaneios administrativos, seria uma espécie de porto seguro do governo. Mas Lula deixou claro: “Alckmin não disputa vaga de ministro porque é o vice-presidente da República”. Na lista de apostas para a Fazenda, Henrique Meirelles, outro bastião da saúde fiscal, está mais gelado que traseiro de pinguim. Nem mesmo ele acredita que será convidado, especialmente após dizer que Lula “dilmou”, por adotar a linha radical. É mais um nome que fica pelo caminho. Faz o L agora, Meirelles!


Aqueles que ainda têm um fio de esperança torcem por Pérsio Arida, um dos criadores do Plano Real, e que está no grupo de transição. Mas, enquanto escrevo estas linhas, rumores dão conta de que é questão de tempo para que ele também abandone o barco. Quem sobra? Figuras como Nelson Barbosa e Guido Mantega, responsáveis pelo show de horrores visto no governo Dilma Rousseff. E Lula já disse que gostaria de um político na Fazenda – seria ele Fernando Haddad?


Há alguns dias o jornalista e colunista do Correio do Povo Alexandre Garcia compartilhou com os ouvintes do Agora (Rádio Guaíba) uma breve história. Quando era titular do Ministério da Educação, Haddad ligou para o jornalista e convidou-o para uma visita. Alexandre Garcia foi ao gabinete e ouviu o seguinte: “Você fica dizendo que o marxismo é coisa do passado. Não é! É o futuro da humanidade! Eu separei alguns livros aqui para você ler e se convencer de que o marxismo é o futuro”. Há, portanto, um risco real de termos um marxista convicto no comando da economia do Brasil.


Na quinta-feira, Lula resolveu dar o ar da graça e promover um desarranjo verbal. “Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal nesse país? Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gasto, é preciso fazer superávit, é preciso fazer teto de gasto?”, disse o palanque ambulante. Eu respondo: se não fizermos isso, mergulharemos em outra crise como aquela deixada por Lula e Dilma, em 2015.


O impacto da fala lulista veio na hora. O dólar disparou no Brasil (enquanto apresentava queda no restante do mundo), e a Bolsa de Valores de São Paulo despencou. “Ah, mas não tenho ações em bolsa, isso não me atinge”. Atinge, sim, amigão. É a confiança do país que está em jogo. Ninguém minimamente responsável duvidava da irresponsabilidade gerencial de um governo petista. O que não se imaginava é que chegaríamos tão rápido à beira do precipício.


E Armínio Fraga, que defendeu Lula durante a campanha? Também se disse frustrado. Aliás, Armínio, Arida, Meirelles, Alckmin e tantos outros que avalizaram o petismo na campanha são cúmplices da tragédia econômica que se aproxima. E isso nós jamais poderemos esquecer. Essa turma sofre de quê, afinal? São ingênuos, ignorantes ou surdos?


A volta da harmonia

A imagem dos abraços, sorrisos, beijos e tapinhas no rosto e nas costas resumem bem o deboche que virou o país. Lula ser recebido no Supremo Tribunal Federal é do jogo. Mas aquela cena é um tapa na cara do Brasil. Aqueles que estavam saudosos da “harmonia entre os poderes” devem estar soltando foguetes. E a pergunta: foi uma visita de cortesia ou de agradecimento? Sem o STF e suas decisões estapafúrdias, o petista provavelmente ainda estaria na cadeia.



Natal no Vita Boulevard terá feira, shows, decoração especial e programação para Copa do Mundo

O Vita Boulevard Gramado, maior complexo comercial da cidade, lança programação especial para o período de Natal. Com atrações semanais, a programação terá Feira de Natal, Parada de Natal, Natal Kids, programação especial para Copa do Mundo, shows musicais, exposições, entre outras atrações 100% gratuitas.

Tudo isso com uma decoração para lá de especial, com a concepção da decoradora Caca Peressoni, uma das mais conceituadas profissionais da região. Ela foi a responsável pela criação e colocação da decoração que já está à disposição do público com iluminação, arcos, laços e guirlandas gigantes.

“O Natal Vita Boulevard merece algo moderno, mas sem esquecer a tradição. Busquei isso nos elementos artesanais, trazendo para suas paredes uma pintura toda feita à mão, ponto por ponto, como as antigas toalhas de crochê da casa da vovó. Convidamos os visitantes a entrar num túnel que termina com uma guirlanda instagramável. E, ainda, busquei no xadrez a personalidade de um ambiente mais leve e familiar, remetendo a valores de família e amor que é o verdadeiro sentido do Natal”, conta Cacá.

ATRAÇÕES DO NATAL VITA BOULEVARD

FEIRA DE NATAL - No estilo das feiras natalinas europeias a Feira será um mercado com espaços destinados a artesãos artísticos/culturais, para exposição e comercialização de produtos de Natal. Tudo acompanhado de músicas e atrações culturais.

PARADA DE NATAL DO VITA - Um mini desfile interativo com personagens lúdicos e música irá percorrer todo o complexo, levando o clima natalino para todo o complexo do Vita Boulevard.

NATAL KIDS - O Vita também é espaço da criançada e a programação prevê um dia exclusivo para os pequenos com muitas atividades e surpresas.

COPA DO MUNDO NO VITA – Em cima de Copa o Vita terá transmissão da maioria dos jogos da competição para que os visitantes não percam nenhum lance.

PROGRAMAÇÃO NATAL VITA BOULEVARD

11/11/2022 - Abertura Exposição “Numinosa” 

11/11/2022 - 18:00 horas - Banda Marcial Escola Senador Salgado Filho

12/11/2022 - De 15 às 18 horas - Papai Noel no Vita

13/11/2022 - 18:00 horas - Canções de Natal - Aline Michel e Roberta Somavilla

18/11/2022 - 18:00 horas - Música ao vivo - Bruno Quadrado

19/11/2022 - 18:00 horas - Parada de Natal do Vita

20/11/2022 - Copa do Mundo no Vita 

26/11/2022 - de 14 às 20 horas - Feira de Natal

03/12/2022 - de 14 às 18 horas -Natal Kids

10/12/2022 - 18:00 horas - Parada de Natal do Vita

16/12/2022 - 18:00 horas - Banda Marcial Escola Senador Salgado Filho

17/12/2022 - de 14 às 20 horas - Feira de Natal

22/12/2022 -17:30 horas -  Trio Piano na Serra

24/12/2022 - De 15 às 18 horas - Papai Noel no Vita

*sujeito a alterações

SOBRE O VITA

O open mall em Gramado possui um pool com lojas, pubs, farmácia, restaurantes e marcas selecionadas, unidades residenciais, corporativas e hoteleiras e já conta com 40 marcas regionais, nacionais e internacionais em operação. Até o ano que vem, a projeção é que o complexo tenha a chegada de mais 10 marcas.

Advogado alerta sobre a importância de se programar financeiramente para morar nos EUA

Daniel Toledo, especialista em Direito Internacional, relata o caso de uma família de que teve problemas financeiros e foi obrigada a voltar ao Brasil

Embora o sonho americano seja o desejo de muitos brasileiros, é preciso ter cautela e se programar com muita atenção para que esse sonho não se transforme em um completo pesadelo com o primeiro imprevisto.

Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, relata o caso de uma família que se viu em meio a um turbilhão de problemas. “Eles vieram para os Estados Unidos e a esposa estava grávida, no oitavo mês de gestação e ela teve algumas complicações, e por isso teve que permanecer internada durante uma semana. Ainda assim, bebê nasceu e tudo correu bem. No entanto, isso gerou uma conta de 190 mil dólares. Eles tentaram negociar, entraram no plano do governo e fizeram de tudo para tentar se livrar dessa dívida enorme”, recorda.

Sem saber o que fazer, o casal procurou a ajuda de Toledo. “Infelizmente não havia nada que eu pudesse fazer, nem mesmo dar entrada em uma aplicação de visto. Afinal, eles já tinham essa dívida registrada e se isso viesse à tona durante o processo, seria um desastre. Eu ainda sugeri que a aplicação fosse feita no Brasil, o que minimizaria os riscos. No entanto eu, particularmente, ainda não poderia ajudar e provavelmente o visto seria negado”, lamenta o advogado.

Os gastos decorrentes do processo acabariam com a última reserva do casal. “E foi exatamente isso o que aconteceu. Eles gastaram dinheiro com as taxas, com os honorários e, nesse movimento, gastaram boa parte do único dinheiro que tinham para solicitar o visto e que não tinha muita base jurídica para ser aprovado”, relata.

O especialista em Direito Internacional afirma que essa família teve uma jornada repleta de problemas nos Estados Unidos. “O marido estava trabalhando sem autorização e não estava ganhando o suficiente para equilibrar as contas. Com todas as despesas, eles tiveram que voltar ao Brasil e não conseguiram, ao menos, pagar pela própria passagem de volta, sendo obrigados a pedir para que seus familiares comprassem os bilhetes aéreos”, pontua.

Para Daniel Toledo, é preciso estar atento a todos os detalhes para não passar por situações deste tipo. “Essa família passou por um enorme prejuízo e esses gastos nunca foram parte de seus planos. É preciso entender que os custos nos EUA são completamente diferentes do Brasil e, antes de tentar uma vida em outro país, é necessário se programar para qualquer situação, inclusive os imprevistos financeiros”, finaliza.

Sobre Daniel Toledo

Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 165 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford - Reino Unido e consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR.

Sobre o escritório

O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br ou entre em contato por e-mail contato@toledoeassociados.com.br.