O poeta Fernando Pessoa é com certeza o maior poeta português depois de Luís de Camões.
Eu quero repetir, aqui, um trecho do seu mais famoso poema:
Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Nunca gostei muito de poesia ou de poemas, mas fui um declamador notável quando estudei no Ginásio São Luiz, Jaraguá do sul, e no Colégio Bom Jesus, Joinville, mas somente nos meus tenros 14, 15, 16 e 17 anos.
Depois disto, só mesmo discursos, palestras e comentários como este.
Por que me refiro ao poema de Fernando Pessoa ("Tudo vale a pena se a alma não é pequena") ?
Por que o poema me veio à mente quando li o texto publicado pela jornalista Rosane Oliveira no jornal Zero Hora, RBS, cuja alma é cada dia menor e mais lulopetista, como é o caso também do seu grupo de comunicação, o maior e mais iportante do RS.
A jornalista da RBS diz no seu jornal que a "CPI do 8 de janeiro vira perda de tempo", ao analisar o que aconteceu ontem no Congresso. Ela começa por se referir à CPI como "CPI dos atos golpistas", mas não diz quem acha que são os golpistas, embora, claro, referia-se ao povo bolsonarista. A omissão deliberada dos agentes de segurança do goerno lulopetista, desejando obter o resultado político que ocorreu de fato, para Rosane Oliveira e seus amigos lulopetistas, não tem nada de golpista. Mas tem.
Não é só.
A jornalista vai além e se refere às atividades de Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, como "aquele que tentou dificultar a chegada das urnas eleitorais em cidades do Nordeste. Isto é sabidamente fake news.
Não foi só isto e Rosane não foi a única jornalista alinhada com o lulopetismo que acham que a CPMI é uma inutilidade, uma perda de tempo.
É de se perguntar: uma perda de tempo para quem, cara pálida ?
Eu sei, como você sabe, que os governistas, agora consolidando sua maioria depois de um banho de dinheiro grosso das emendas parlamentares do Orçamento Secreto e da iminência de formar um governo de coalizão, o mesmo que resultou em corrupções sistêmicas, impedem que as investigações atinjam também os bandidos do outro lado da cidade.
De qualquer forma, e por isto eu me referi ao poeta Fernando Pessoa, tudo vale a pena.
quem acompanhou a sessão de ontem da CPMI, pode lavar a alma com pronunciamentos esclarecedores, corajosos e contundentes, dos deputados e senadores da oposição, como o do senador Sérgio Moro, que ontem mesmo passou uma lição elementar do que significam os conteúdos dos direitos constitucionais dos cidadãos e o necessário respeito pelo devido processo legal, atropelados por autoridades que não honram seus mandatos, sejam parlamentares ou judicantes.
Para encerrar, eu quero repetir que tudo vale a pena se a alma não é pequena, mas também lembro que é preciso reler diariamente uma frase celebrizada pelo ex-presidente Collor de Melo, segundo a qual "o tempo é o senhor da razão".
Dona Rosane Oliveira, a sua RBS e seus aliados do Eixo do Mal não perdem por esperar.
O ajuste de contas vem a cavalgando nas asas da verdade.