A Record, de propriedade de um grupo evangélico, também noticiou que Varandas é sócia da empresa de consultoria. No LinkedIn, ela se apresenta como “repórter política do Jornal da Record e sócia da Capital Advice Análise Política”.
O jornal Estadão informou o seguinte sobre o caso:
Ministro da Fazenda, o economista Fernando Haddad não escondeu sua irritação com a divulgação descontextualizada de declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedidas à repórter Renata Varandas na noite passada, à TV Record. Durante a tarde, a emissora antecipou trechos específicos da entrevista, cuja íntegra foi ao ar à noite, mas rumores sobre o teor das respostas já circulavam no mercado desde o fim da manhã.
A agência norte-americana de notícias Bloomberg revelou, em sua edição em inglês, que as afirmações de Lula já constavam de um documento da empresa Capital Advice mais de uma hora antes de a Record divulgá-las. A empresa diz trabalhar com “informação e análise política para investidores”.
A Record, de propriedade de um grupo evangélico, também noticiou que Varandas é sócia da empresa de consultoria.
Os vazamentos, segundo o ministro, geraram uma especulação desnecessária sobre a política fiscal do governo. Uma série de ‘memes’ inundou as redes sociais, durante esta manhã, apelidando Fernando Haddad de ‘Taxad’, por uma suposta defesa ao aumento de impostos.
Em um dos recortes que geraram repercussão, Lula diz:
— É apenas uma questão de visão. Você não é obrigado a estabelecer uma meta e cumpri-la se você tiver coisas mais importantes para fazer. Este país é muito grande, este país é muito poderoso. O que é pequeno é a cabeça dos dirigentes deste país e a cabeça de alguns especuladores.