Venezuela

 Eu quero lembrar a vocês que disponibilizo no meu blog polibiobraga.com.br a publicação on line, portanto em tempo real, as transmissões da emissora de TV chamada EV TV, que tem sede em Miami e é operada por exilados veneazuelanos.

É altamente profisisonal e informa toda esta tragédia política, social e econômico por que passa a Venezuela, com ênfase para os acontecimentos que se sucedem desde domingo.

A colônia venezuelana nos Estados Unidos é enorme. São 500 mil, atrás apenas da Colômbia, que possui 3 milhões de exilados.

No total, 7 milhões de venezuelanos fugiram até agora da ditadura cleptonarcocomunista de Nicolás Maduro, por causa da ditadura em si ou em função da severa crise econômica.

No Brasil, são 200 mil exilados.

Hoje, nomeu blog polibiobraga.com.br, publiquei vídeo do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, no qual ele protesta contra a fraude eleitoral de domingo na Venezuela e garante refúgio seguro para quem já vive ou quer viver na Capital do RS.

Muita gente me pergunta a razão pela qual uma emissora como esta EV TV pode se manter funcionando nos Estados Unidos, com tanto profissionalismo e qualdiade técnica.

Eu repito: são 500 mil exilados venezuelanos vivendo nos Estados Unidos.

Ao contrário dos 3 milhões de cubanos que fugiram para os Estados Unidos, quase todos eles com um pé atrás e outro na frente, os venezuelanos fugitivos incluem gente de muito dinheiro e boa formação cultural. 

Isto explica por que razão são tão fortes no exterior.

Para o Brasil, os 200 mil que escaparam para cá, fugiram recentemente e vieram com um pé na frente e outro atrás.

Bom, dito isto, também quero chamar a atenção para o fato de que no meu blog polibiobraga.com.br, passo informações e opiniões a todo momento, desde as 7h da manhã, a respeito da tragédia venezuelana.

...

Mas hoje quero tocar rapidamente num ponto que intriga muita gente e que é objeto de opiniões variadas, ou seja:

- Por que razão o governo federal nomeado Lula da Silva ainda não condenou a fraude venezuelana, não reconheceu a vitória do presidente eleito Gonzales Urrutia, ou porque ainda não reconheceu a vitória do seu amigo e parceiro do Foro de São Paulo, o ditador cleptonarcocomunita Nicolás Maduro.

Por que ?

Vocês me conhecem.

Eu não nasci ontem para não saber que Lula da Silva está apenas ganhando tempo, deixando decantar o jogo e tudo para acumular fantasiosas evidências para condenar a oposição venezuelana e finalmente festejar a "vitória" de Maduro.

Só não percebe isto quem não quer perceber.

Se o Brasil vivesse sob uma ditadura escrachada como a da Venezuela e não nesta democracia fraturada ou protoditadura do judiciário, ele nem teria a veleidade de buscar salvar a cara para apoiar Maduro.

E Maduro, cai ou não cai ?

Isto já é outra história e espero poder analisar também esta grave questão com vocês, amanhã, sábado.

Ao longo da história, as ditaduras caem pela ocorrência de graves conflitos armados ou políticos internos, apoiados ou não por pressões externas invencíveis.

A nós, brasileiros patriotas e democratas, nos cabe apoiar o povo venezuelano que votou e que se insurge bravamente contra os opressores esquerdopatas de plantão.

Observatório Social do Brasil São Leopoldo pesquisou 55 municípios do RS

  O Observatório Social do Brasil São Leopoldo, RS, aplicou o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) em 55 municípios. Esta metodologia, desenvolvida pela Transparência Internacional-Brasil, avalia o nível de transparência nas prefeituras das regiões metropolitana e serra. O levantamento é preliminar e revelou uma fragilidade significativa na transparência e governança pública. Os dados foram divulgados esta semana e destacados em um artigo no jornal O Globo.Dos municípios pesquisados, 52 foram atingidos pelas enchentes de maio deste ano. A avaliação identificou que 90% das prefeituras não possuem plataformas para acompanhar obras públicas, 81% não divulgam o plano de contratações anuais em seus sites ou portais de transparência, 90% não têm uma base de dados sobre contratações emergenciais, e 92% não possuem nem publicam dados sobre emendas.

Marcia Bresolin, coordenadora do OSB São Leopoldo, aponta que uma das soluções é a criação de portais que centralizem as informações sobre a execução física das obras e os orçamentos das mesmas, bem como o licenciamento ambiental. Aponta ainda que é crucial o envolvimento da sociedade, para monitorar e controlar a gestão dos recursos públicos.

Comunicado do governo americano

“Avaliando os resultados da eleição presidencial da Venezuela


Os Estados Unidos aplaudem o povo venezuelano por sua participação na eleição presidencial de 28 de julho, apesar dos desafios significativos. Pelo menos 12 milhões de venezuelanos foram às urnas pacificamente e exerceram um dos direitos mais poderosos concedidos às pessoas em qualquer democracia: o direito de votar. Infelizmente, o processamento desses votos e o anúncio dos resultados pelo Conselho Eleitoral Nacional (CNE) controlado por Maduro foram profundamente falhos, produzindo um resultado anunciado que não representa a vontade do povo venezuelano.



A rápida declaração do CNE de Nicolás Maduro como o vencedor da eleição presidencial veio sem nenhuma evidência que a sustente. O CNE ainda não publicou dados desagregados nem nenhuma das folhas de contagem de votos, apesar dos repetidos apelos dos venezuelanos e da comunidade internacional para que o faça. Como relatou a missão de observação independente do Centro Carter, a falha do CNE em fornecer os resultados oficiais em nível distrital, bem como irregularidades ao longo do processo, retiraram qualquer credibilidade do resultado anunciado pelo conselho.