Expoagas 2019 encerra com
R$ 539 milhões em negócios
-> Movimentação recorde superou expectativas da Agas,
com crescimento de 6% nos negócios
-> Mais de 50 mil pessoas circularam pelo evento nos
três dias de feira
Realizada desde a última terça-feira (20) no Centro de Eventos Fiergs, em Porto
Alegre, a Expoagas 2019 – 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados encerra-se hoje
(22) superando recordes históricos de negócios concretizados ao longo dos três
dias de atividades e evidenciando mudanças de mercado que serão sentidas a
partir do início de setembro por consumidores de todo o Estado: o volume de
negociações transacionadas entre os visitantes e os 372 expositores do evento
chega à casa dos R$ 539 milhões, um crescimento de 6% em relação à edição
passada do encontro. A feira promovida há mais de três décadas pela
Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) mais uma vez refletiu, em seus
corredores, as tendências de futuro para o varejo, as mudanças no comportamento
dos consumidores e as inovações que a indústria está preparando para último
quadrimestre do ano e que em breve chegarão às gôndolas. “Hoje, um supermercado
médio cadastra 80 novos produtos por semana em sua operação, mostrando a
capacidade de inovação da indústria. A Expoagas 2019 refletiu isso, já que os
expositores apresentaram mais de 800 lançamentos de equipamentos, produtos,
embalagens, versões e sabores aos nossos visitantes”, salienta Antônio Cesa
Longo, presidente da Agas.
As expectativas iniciais da Agas apontavam para um incremento de 3% nos
negócios, volume superado pelo alto número de visitantes do segundo dia do
evento, quarta-feira (21) – quando mais de 20 mil players da cadeia do
abastecimento acessaram os pavilhões da Fiergs. No total, mais de 50 mil
pessoas circularam pela feira durante os três dias do evento, oriundos de 275
municípios gaúchos e 420 cidades brasileiras. “Dentro do contexto
macroeconômico, este é um resultado a ser comemorado. A feira nos traduz
exatamente aquilo que sempre acreditamos, quem trabalha e busca oportunidades
pode almejar um crescimento acima da média, e a Expoagas oportuniza justamente
isso”, explica Longo, destacando que 19% dos expositores participaram do evento
pela primeira vez. Durante os dois primeiros dias da feira, o Instituto
Segmento Pesquisas entrevistou 100 dos expositores para saber o grau de
satisfação e a percepção geral sobre o evento. O estudo mostra que 81% dos
participantes ouvidos ampliaram sua carta de clientes; e 64% dos expositores
informaram ter realizado negócios com compradores de outros segmentos. “A
Expoagas é uma feira plurissetorial, por isso mais uma vez convidamos
representantes de bares, farmácias, hotéis, restaurantes e lojas, dentre outros
setores, a prestigiarem o evento. Os supermercados defendem a liberdade
econômica e querem oportunizar as mesmas oportunidades e os mesmos fornecedores
de que dispõe para toda a cadeia”, sublinha Longo. “Neste sentido, mais uma vez
alertamos que não solicitaremos que as farmácias parem de comercializar
alimentos, produtos de bazar e de higiene. Acreditamos que o consumidor precisa
ser o único beneficiado, e quanto mais opções ele tiver, melhor será seu
abastecimento. E neste caminho também pleiteamos a comercialização de
medicamentos que não necessitam de receita nos supermercados, já que estes
produtos já estão ao alcance dos consumidores no autosserviço das farmácias,
sem necessidade da chancela do farmacêutico”, lembra o presidente da Agas.
Tendências e hábitos de consumo – Tradicional termômetro de vendas e de hábitos
de consumo para o varejo, a Expoagas 2019 evidenciou categorias que deverão se
destacar nas gôndolas dos supermercados neste segundo semestre. Além de
expositores de alimentos funcionais e que denotam preocupação com a saúde e o
bem-estar dos consumidores, outras categorias puxaram o resultado positivo da
feira de negócios: equipamentos, produtos de limpeza e bebidas mereceram
especial destaque pelo desempenho nas vendas. “O consumidor quer agregar maior
valor às suas compras e se alimentar melhor, mas ainda falta renda. Estamos
otimistas que este cenário evolua nos próximos meses”, projeta Longo.
Do total de visitantes da Expoagas 2019, 82% foram oriundos do varejo – os
supermercados representam 63,4% do total, seguidos de açougues (11%), farmácias
(5,4%), lojas de conveniência (5,1%) e padarias (3,1%). A feira registrou,
ainda, a visita de representantes de atacados, bares, bazares, lojas de R$
1,99, hospitais, petshops e agropecuárias, entre outros setores do varejo, da
indústria e do setor primário. “Neste ano, pela primeira vez, franqueamos a
participação também aos produtores rurais, buscando oferecer este grande palco
de aprendizado e de negócios para os homens e mulheres do campo”, sublinha
Longo. Outro número comemorado pela Agas é o de empresas participantes: 6,9 mil
companhias estiveram representadas na Convenção, oriundas dos 27 estados
brasileiros e de outros 12 países – incluindo uma comitiva da Tunísia, estreante
entre os visitantes. “Cada empresa trouxe em média sete participantes para a
Expoagas, dividindo suas equipes entre as programações e a feira de negócios
para aproveitar todas as oportunidades”, explica Longo. O perfil dos visitantes
mostra ainda que 71,3% dos participantes estão voltando à Expoagas em 2019, e
28,7% são estreantes. “Comemoramos esta oxigenação, trazendo cada vez mais
profissionais para este grande centro de aprendizado, troca de conhecimentos e
bons negócios”, afirma o presidente da Agas.
Expositores querem voltar em 2020 – O estudo desenvolvido pelo Instituto
Segmento mostra que 91% dos expositores afirmaram que pretendem retornar à
feira em 2020. Entre os entrevistados, 86% informaram que irão superar ou
atingir as expectativas de negócios durante a feira, e 92% consideram a
Expoagas melhor ou igual aos demais eventos de que participam. Com relação ao
cenário macroeconômico, 84% dos entrevistados pelo Instituto Segmento percebem
mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores em função da crise econômica;
68% pretendem investir ou contratar novos funcionários ainda neste ano; e 77%
acreditam na retomada da economia ainda em 2019. “Além da qualificação e
negócios, o evento garante uma injeção de ânimo e de otimismo aos participantes,
e isso certamente estará refletido no dia a dia das empresas nas próximas
semanas”, observa Longo.
A Expoagas
2019 mais uma vez incentivou a conclusão de transações comerciais durante os
três dias do evento com o sorteio de seis notebooks e um automóvel zero
quilômetro entre as empresas que efetuaram compras nos estandes da feira. A
cada R$ 1.000,00 em compras junto aos expositores, os visitantes receberam um
cupom para participação. O automóvel GM Onyx será sorteado hoje (22), no encerramento
do evento.
Preocupação com resíduos – Pela primeira vez, a Agas firmou parceria com a
empresa Juntapel, que recolheu, separou e destinou os resíduos sólidos gerados
durante a Expoagas 2019. Somente durante os dois primeiros dias do evento,
foram recolhidas 19 toneladas de resíduos – e 78% deste total foram reciclados.
Além disso, para evitar desperdícios, o Banco de Alimentos do Estado, da Fiergs
recebeu dos expositores alimentos não perecíveis e produtos de higiene e
limpeza referentes às sobras da feira. Os donativos serão encaminhados às mais
de 300 entidades carentes atendidas pelo Banco de Alimentos na Capital. Ainda
neste ano, em parceria com a empresa Coleto, especializada na coleta e
transporte de óleo de cozinha usado, a Agas administrou o processo de descarte
do óleo utilizado na feira, evitando danos ao meio ambiente.
Programação
reuniu especialistas de diferentes áreas – Repleta de conferencistas de
destaque em diferentes segmentos, a programação da Convenção Gaúcha de Supermercados
também mobilizou grande público ao longo dos três dias do evento. Entre as
palestras magnas, nomes como o jornalista Alexandre Garcia, o filósofo Clóvis
de Barros Filho, o consultor canadense Mike Ross, a jornalista Glória Maria e o
educador físico Marcio Atalla levaram entretenimento e qualificação ao público.
Nas programações jovem e feminina, as atrações foram o CEO do iFood, Carlos
Eduardo Moysés, e a atriz e bailarina Claudia Raia, respectivamente.
A Expoagas 2019
contou ainda com dezenas de seminários, painéis e oficinas técnicas, abordando
temáticas como o futuro do RH, prevenção de perdas, gestão de redes sociais,
tributação, gerenciamento de categorias, vendas online e offline, gestão
ambiental, ambientação de loja e comportamento do consumidor.