Pais levam meninos que se identificam como meninas
transgêneros para desfilar e dançar em Denver; dizem que isso é expressão de
amor e inclusão
Quando os militares americanos ocuparam o Afeganistão,
depois de derrubar os talibãs que protegiam Osama Bin Laden, aconteceu um
choque de civilizações.
Muitos ficaram horrorizados e perguntaram, através das
cadeias de comando, o que deveriam fazer com os aliados locais a quem deveriam
treinar, policiais e militares que exibiam orgulhosamente seus “meninos
dançarinos”.
Resposta: a antiga tradição dos Pashtuns, a etnia
predominante, deveria ser respeitada. Num país onde homens e mulheres nunca se
misturam, os espetáculos de dança dos “bachabaze”, pintados ou vestidos com
roupas femininas, eram parte da cultura local.
Os militares americanos que preferiam dar ordem de prisão
ou de abrir fogo contra os exploradores de menores, às vezes raptados ou
vendidos pelas próprias famílias miseráveis, acataram.
Os meninos afegãos continuaram a dançar e a ser exibidos
pelos poderosos locais, que os emprestam ou alugam para ser estuprados por
convidados depois das festas. Uma janela para esta barbárie foi aberta pelo
livro O Caçador de Pipas.
Em questão de poucos anos, crianças americanas estão
sendo levadas por seus pais e mães para dançar em público com roupas femininas.
Em Denver, o “show de drag queens para todas as idades”
acontece todos os fins de semana há seis meses.
Cerca de dez crianças participaram do último, no domingo.
A polícia manteve à distância um punhado de manifestantes que protestavam
contra o espetáculo, com cartazes dizendo que isso é abuso infantil.
“Essas crianças são muito corajosas. Conseguem compartilhar
seus talentos e seus dons”, disse à televisão CBS uma das acompanhantes,
Elizabeth Mitchell. “Sou cristã e mãe de uma criança gay e minha neta está
fazendo uma apresentação hoje. São muitas emoções e muitos conflitos para mim.”
Qual a distância entre sentimentos generosos como
acolher, amar, respeitar, incluir e prover assistência médica e psicológica a
uma criança transgênero, e a simples insanidade de colocar este rótulo
definitivo em quem não idade ou maturidade para saber com certeza o que é “uma
menina num corpo de menino” ou vice-versa?
O que é um amor de amor paternal ou simplesmente modismo
ditado por “influencers”, essa palavra que se tornou detestável?
O que é até uma rejeição inconsciente a ter um filho gay
e preferir enquadrá-lo na categoria hoje socialmente mais aceitável de trans?
Quando adultas, pessoas trans, em geral, não querem usar
plumas e paetês ou exibir cabeça raspada e musculatura tatuada, entre outros
estereótipos, mas parecer pessoas comuns do sexo com o qual se identificam.
Fica mais fácil incorporá-las à paisagem social.
‘DESMOND IS AMAZING’
As crianças americanas incentivadas a se comportar como
drag queens não são submetidas a violências sexuais como os pobres meninos
afegãos. Mas há casos de claro abuso.
Andrew e Wendi Napoles, um casal de Nova York, começaram
levando seu filho Desmond para desfilar na parada gay e acabaram por exibi-lo,
na época com onze anos, em dança num bar imitando Gwen Stefani.
Os clientes, adultos homossexuais, jogavam dinheiro
enquanto o menino magrinho, conhecido pelo selo “Desmond is Amazing”, se
contorcia.
O menino foi levado a um programa matutino de televisão.
Entrou rebolando como modelos de desfile de lingerie, com peruca cor-de-rosa, e
se jogou no chão, numa performance muito aplaudida pelo público e pela dupla de
apresentadores.
Se fosse uma menina de onze anos, vestida e maquiada como
mulher adulta, seria um escândalo. Erotização precoce, irresponsabilidade
criminosa dos pais e incentivo à pedofilia.
Por que com um menino que se apresenta como drag queen é
diferente?
Porque o desejo saudável e necessário de combater
preconceitos e proteger vítimas de tantos abusos por ser de alguma categoria da
coleção de letras — LBGTQIA, e aumentando — virou uma imposição política,
social e até legal.
O princípio libertário de que cada um viva como quiser,
incluindo no pacote que faça sexo como e com quem quiser, tendo o interlocutor
idade e consentimento necessários, está se transformando em seu oposto.
Nos Estados Unidos, com uma inquebrantável, até hoje,
garantia de liberdade de expressão, é possível discutir, debater e discordar
quando o assunto são as sérias questões envolvidas, no caso de crianças
submetidas a tratamentos hormonais, entre outras mudanças sem volta.
Na Inglaterra, um país com outra tradição política e onde
as leis costumam ser cumpridas, virou caso de polícia, literalmente.
Queixas por transfobia, baseadas num sentimento
individual de ofensa e na lei de comunicações nocivas, já provocaram casos
absurdos como o de Kate Scottow, levada detida pela polícia, na frente dos dois
filhos, por ter chamado pelo Twitter um ativista transexual de “ele”.
Caroline Farrow foi processada por dizer que a mãe que
levou seu filho de quinze anos para uma operação de mudança de sexo na
Tailândia havia submetido o adolescente a “mutilação” e “castração”. A mãe,
diretora de uma organização voltada para crianças trans, acabou retirando a
queixa.
HORMÔNIOS SECRETOS
Tanto Kate quanto Caroline também são militantes, mas do
lado oposto: contestam ativamente, pelas redes sociais, que um homem passe a
ser mulher se assim o declarar e, em especial, a inclusão obrigatória de
crianças na categoria transgênero pelo mesmo motivo.
Uma corrente feminista minoritária também se alinha nessa
corrente e protagoniza brigas homéricas com ativistas trans. As mulheres sempre
acabam apanhando.
Sem nenhuma militância, uma professora de uma escola
britânica que tem o espantoso número de 17 estudantes trans declarou, sob
anonimato, que a metade não se se encaixa no quadro de disforia de gênero.
Na verdade, afirmou, são crianças do espectro autista,
influenciadas a se declarar transgêneros por outras, mais velhas. Uma
adolescente autista estava esperando a idade legal para se submeter à
mastectomia dupla, disse a professora.
Interromper a puberdade com tratamentos hormonais de
crianças categorizadas como trans é a intervenção mais contestada, por motivos
óbvios, no tratamento da disforia de gênero.
Os médicos britânicos são orientados a fornecer o
tratamento sob segredo, sem conhecimento dos pais, se assim for pedido.
Qual a saída para tantas distorções absurdas, levando em
consideração todas as incríveis complexidades envolvidas, desde a solidariedade
humana mais elementar até a força da lei?
Antes dos 18 anos, os meninos dançarinos do Afeganistão
são dispensados, às vezes com uma pequena compensação, por seus senhores.
Perdem a graça juvenil e caem nas desgraças de uma vida
traumatizada. Geralmente, através da droga — o Afeganistão é o maior produtor
de ópio e heroína do mundo.
O que é o ópio do povo, hoje, num lócus político-social
onde pais e mães acreditam sinceramente que estão fazendo um bem às crianças
que levam para um “show de drag queens de todas as idades”?