Hospital Moinhos de Vento inaugurou seu Núcleo de Neurofisiologia

O espaço é voltado ao diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas, além do atendimento de outras especialidades médicas relacionadas ao sistema nervoso – como cérebro, tronco encefálico, medula espinhal e os trajetos dos nervos nos braços e pernas. Com investimento estimado em R$ 3 milhões, a estrutura está localizada no bloco A do Moinhos.

O espaço oferece exames como eletroneuromiografia, usado para múltiplos diagnósticos de doenças neuromusculares, eletroencefalograma, que permite a análise elétrica cerebral e registro poligráfico feito em recém-nascidos, além de outros métodos de diagnósticos.

Para o CEO Mohamed Parrini, a inauguração do centro é o primeiro passo para que o Moinhos seja referência no diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso. “Já somos um dos seis hospitais de excelência do país e um dos melhores do mundo. E vamos seguir para ir além, rompendo fronteiras para cuidar das pessoas e redefinir a saúde no Brasil”, comemorou Parrini.

O neurologista e coordenador do Núcleo, João Arthur Ehlers, explica que o espaço vai oferecer métodos de diagnóstico e de tratamento, além da expertise de especialistas renomados da área, tornando a Instituição referência no segmento no Estado. “Este centro é resultado de um sonho de mais de 20 anos. Aqui, vamos oferecer a linha completa de diagnóstico, desde a consulta com os melhores especialistas do Hospital até equipamentos de última tecnologia para um cuidado mais assertivo”, destaca.

Entre os pacientes que poderão procurar o atendimento, enquadram-se aqueles com problemas de sono como apneia, sonambulismo ou bruxismo, crianças com crises convulsivas e pacientes com o sistema motor comprometidos. O atendimento para cada doença contará com uma equipe multidisciplinar.  A capacidade de atendimento do núcleo é de cerca de mil pacientes por mês – e o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

A medicina do sono é um dos destaques – eletroencefalograma em sono, mapeamento cerebral, polissonografia noturna e diurna e ecodoppler transcraniano complementam os serviços oferecidos pelo Núcleo de Neurofisiologia.

Grand Round do Sono: métodos de diagnóstico e tratamento norteiam a discussão

No ensejo da inauguração do novo Centro de Neurofisiologia, o foco do Grand Round deste mês, promovido também nesta quarta-feira (5), foi Distúrbios do Sono - métodos de diagnóstico e tratamento. O evento proporcionou o debate entre especialistas renomados do Hospital Moinhos de Vento, que farão parte da equipe multidisciplinar do Núcleo.

            O sono passou a ser considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um critério importante para a qualidade de vida. “A abertura do Núcleo vai nos proporcionar um ambiente onde poderemos oferecer um serviço de excelência, tanto para pacientes internados quanto para os ambulatoriais”, ressaltou a neurologista infantil e médica do sono do Hospital Moinhos de Vento Magda Lahorgue Nunes, durante a palestra “Insônia na Infância e na Adolescência". 

            Durante o Grand Round, foram apresentadas pesquisas científicas produzidas nos últimos cinco anos, assim como a discussão em torno dos fatores determinantes para a manifestação da insônia durante a infância e a adolescência, como a falta de rotina e limites, além de fatores ambientais, comportamentais, e fisiológicos.

            “Apneia obstrutiva do sono: qual o tamanho do impacto?” foi o tema da palestra da médica Simone Chave Fagondes, pneumologista pediátrica e médica do sono do Hospital Moinhos de Vento. “Atualmente, temos substituição para quase todos os hábitos de vida. Se não temos tempo para uma refeição completa, temos suplementos alimentares calóricos e de rápida absorção. Mas, para o sono, não há substituição – ou dormimos bem ou pagamos o preço da privação de sono com a nossa saúde”, alertou.

            Pesquisas científicas apontam que aproximadamente um bilhão de adultos entre 30 e 62 anos de idade apresentam quadros de Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Deste número, mais de 425 milhões de casos são considerados moderados a graves.

O evento foi encerrado com um bate-papo entre os participantes. Todas as edições do Grand Round estão disponíveis no canal do Hospital Moinhos de Vento no YouTube.

O que é neurofisiologia?

A neurofisiologia clínica é uma área de atuação de poucas especialidades e consiste no estudo das propriedades elétricas de células e tecidos dos três sistemas nervosos. Com exames essenciais para o suporte clínico e diagnóstico do paciente, esse serviço se propõe a detectar desde doenças que acometem nervos e músculos até a morte cerebral. Com recursos avançados e fundamentados em bases científicas, é estendido também para outras especialidades a realização de diversos exames.

Foto: Leonardo Lenskij


Nenhum comentário:

Postar um comentário