João Darzone revela baixa renda dos advogados gaúchos

 O advogado gaúcho João Darzone, que tem denunciado de modo recorrente a inação da atual gestão da OAB do RS, divulgou o mais recente Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira, aquele que foi apresentado pelo CFOAB em abril de 2024 e no qual é revelado um cenário alarmante para a advocacia no Rio Grande do Sul. 

Diz o advogado gaúcho:

Os dados expõem uma realidade que contrasta fortemente com a imagem projetada por discursos vazios da atual gestão da OAB-RS, revelando grave desconexão entre da entidade com as necessidades vitais da classe.

Eis os números que João Darzone expõe com crueza:

Os números são contundentes: 66% dos advogados no estado têm renda mensal de até R$ 6.600,00, com 32% ganhando no máximo R$ 2.640,00. Estes dados revelam uma profissão em crise econômica severa, muito distante da imagem de prosperidade frequentemente associada à advocacia.Ainda, mais preocupante, é o fato de que 64% dos profissionais não têm a advocacia como fonte única ou principal de renda. Este dado sugere que a profissão, por si só, não está sendo capaz de proporcionar sustento econômico adequado para uma parcela significativa da advocacia gaúcha.

João Darzone explica que a pesquisa também revela que 52% dos advogados(a)s acreditam que as condições gerais da advocacia estão piorando com o passar do tempo: "Este pessimismo generalizado é um dos indicadores claro da gravidade da situação e da urgência de medidas institucionais efetivas para reverter este quadro".

Um comentário: