Até as pedras das ruas sabem que existem centenas e centenas de presos políticos no Brasil e que centenas e centenas deles ou de outros brasileiros estão sendo julgados aos magotes pelo STF, inclusive o ex-presidente bolsonaro.
Até a mídia tradicional tem se rendido à evidência de que não pode tratar esses patriotas brasileiros como pessoas invisíveis.
O que quero destacar é o drama que vivem centenas de outros patriotas brasileiros que estão exilados. Os mais conhecidos são os mais de 300 que se asilaram na Argentina, nos Estados Unidos e na Espanha.
Sobre os exilados políticos, quero ressaltar que pedi, hoje mesmo, ao líder da Oposição na Câmara, o deputado Luciano Zucco, que na defesa do projeto de anistia política trate de dar ênfase ao que acontece com os exilados brasileiros.
Nestas últimas horas, o caso dos exilados ganhou mais espaço na mídia por conta do drama vivido pelo jornalita brasileiro Oswaldo Eustáquio, que está exilado na Espanha.
O que houve de novo ?
O que houve é que a Justiça da Espanha negou o pedido do ministro Alexandre de Moraes para que ele fosse preso e deportado para o Brasil.
A decisao judicial foi de que o jornalista é perseguido político.
E é aí que entra um dado relevantíssimo para os defensores da anistia.
Por que razão ?
Por que existem decisóes de governos estrangeiros, reconhecendo que os exilados brasileiros são perseguidos políticos. Cito três casos 1) Os Estados Unidos, que não aceitaram prender e deportar o jornalista Alan dos Santos. 2) A Argentina, que não deportou nenhum dos 300 exilados. 3) A Espanha que judicialmente considerou que Oswaldo Eustáquio perseguido político.
A reação do ministro Alexandre de Moraes diante da decisáo da justiça espanhola, além de flagrantemente ilegal, chega a ser ridícula e patética 1) em represália, ele suspendeu a extradição do cidadão búlgaro Vasil Georgiev Vasilev, preso no Brasil a pedido do governo da Espanha. 2) E numa espécie de julgador mundial, ele deu prazo de 5 dias para que o embaixador da Espanha se explique.
Mais ridículo ainda é a saida que Moraes encontrou para o caso do embaixador não se manifetar, o que ele evidentemte não o fará, já que o próprio governo espanhol rebateu tudo em nota política.
Vejam só se não é de rir
- Neste caso, Moraes dará por encerrado o caso.
Éisto.
Tudo isto é digno desta república bananeira em que se transformou o Brasil por ordem e graça do sr. Moraes e sua turma do STF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário