Depois do Porto Meridional, agora o município de Arroio do Sul, RS, anuncia o Porto Litoral Norte S/A, que será o segundo empreendimento portuário na cidade, proposta integrada a uma ferrovia.
Com a recente liberação por parte da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a empresa Doha já começou os estudos ambientais do segundo porto. As equipes técnicas dos investidores preveem inovações tecnológicas que deverão atenuar de forma significativa os impactos ambientais que poderão ser ocasionados.
O Porto Litoral Norte está orçado em R$ 30 bilhões e funcionará como um porto offshore. Este sistema fará com que a estrutura portuária fique posicionada a 2.800 metros da costa litorânea e terá um calado de 34 metros de profundidade, permitindo a atracagem dos maiores navios já construídos, como Post-Panamax, Capesize e Chinamax. O empreendimento será instalado em uma área de 1.300.000 metros quadrados no Balneário Arroio Seco, localizado no lado norte do município. O projeto já existe há mais de cinco anos.
Projeto apresentado à comunidade
No final de agosto, o projeto do Porto Litoral Norte foi apresentado na Câmara Municipal de Vereadores para as lideranças e autoridades locais. Na oportunidade, a empresa Doha também mostrou o projeto da ferrovia que terá uma concessão de 99 anos, podendo ser renovada por mais 99. Essa malha ferroviária sairá de Arroio do Sal, atravessará a região metropolitana do Rio Grande do Sul, passará por Santa Maria (RS), Chapecó (SC), Cascavel (PR) e chegará até Terra Roxa, na divisa com Mato Grosso. O projeto também está orçado em quase R$ 30 bilhões e será financiado pelos mesmos investidores do porto.
O prefeito Luciano Pinto também defende que estes empreendimentos serão ferramentas estratégicas para aumentar a competitividade econômica do Rio Grande do Sul e do país, e as medidas compensatórias servirão para grandes investimentos na saúde, na educação, no turismo, na área social e nas obras de infraestrutura da cidade.
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