E agora, como vai ficar o day after, o dia seguinte, é a pergunta que cabe fazer depois deste inesperado, surpreeendente e exitoso evento político que foi a Coluna Nikolas Ferreira, que teve ontem a tardeo seu epicentro no marco zero de Brasilia, onde se reuniram milhares de pessoas debaixo de chuvas torrenciais, raios e trovões.
A marcha de 240 quilômetros que saiu de Paracatu, interior de Minas, na segunda-feira da semana passadas, já é o evento politicamente mais importante do ano.
E terá consequências.
A consigna que marcou o dia a dia da caminhada cívica e, portanto, política, "Justiça e Liberdade", resume tudo que o os brasileiros de bem têm atravessado na garganta desde que o consórcio STF+Governo do PT, como pontas de lança do odioso sistema de dominação política e econômica começou a oprimir o nosso povo, perseguindo, intimidando, botando na cadeia e exilando milhares de líderes e ativistas da oposição, com ênfase para o caso do próprio líder natural do povo, no caso o ex-presidente Bolsonaro, que está preso.
Justiça significa justamente a reivindicação pelo restabelecimento do estado democrático de direito, o que será impossível sem que se enquadre, para começar, o próprio STF, começando pelo seu líder Alexandre de Moraes, agora envolvido diretamente nas patifarias do escândalo do Banco Master.
O resto vem por consequência, como a queda num jogo de dominó.
Liberdade significa restabelecer a garantia constitucional da livre expressão do pensamento, de reunião e de eleições justas.
Eventos como o da Colunas Nikolas garantirão que o regime autoritário cederá facilmente pelo tamanho da pressão popular de hoje ?
E vejam que não foram somente as milhares de pessoas reunidas no marco zero de Brasília para clamar por justiça e liberdade, porque em todo o País, grandes e pequenas manifestações também ocorreram neste domingo. Aqui mesmo, no RS, recebi notícias, fotos e vídeos de eventos em cidades como Erechim e Passo Fundo. E embora a mídia tradicional tenha tentado escamotear as notícias, as redes sociais, novamente elass, marcaram milhões de presenças ativíssimas. Só a transmissão ao vivo da Revista Oeste, por exemplo, chegou a reunir 3,5 milhões de telespectadores.
Os acontecimentos reverberam em todo o mundo.,
O regime autoritário está posto contra a parece.
E o day after ?
Pois bem, o que este enorme grupo de pressão popular conseguiu foi voltar a mobilizar a população, que agora retoma às ruas e poderá, num determinado momento, permanecer ali no caso de suas consignas não serem cumpridas.
E quem poderá cumpri-las ?
Dentro das quatro linhas e do que ainda nos resta de respeito legal, cabe ao Congresso, deputados e senadores, tratarem de promover a anistia política ampla, geral e irrestrita, garantindo, além disto, eleições limpas e justas.
Isto tudo nós vamos saber a partir desta segunda-feira, mas sobretudo dentro de uma semana, quando Câmara e Senado sairão do recesso legislativo, que a rigor já deveria ter sido interrompido.
A sorte está lançada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário