Levantamento inédito do ZAP aponta que 26% das pessoas
que optam pelo aluguel querem morar sozinhas
Maior portal imobiliário do Brasil, ZAP divulga pesquisa
que compara os cenários de locação e compra, a partir do primeiro contato
realizado no portal para busca por imóveis
O ZAP acaba de traçar o perfil das pessoas que estão
buscando por imóveis, seja para compra ou locação, pela primeira vez. Ao longo
do primeiro semestre, foram ouvidas mais de 16,6 mil pessoas, com idade média
de 38 anos e em sua maioria mulheres (56%), que apontaram os principais fatores
considerados durante as buscas. Nesse cenário, 26% dos usuários que querem
alugar um imóvel pretendem morar sozinhos. E, entre aqueles que irão optar pela
compra, há uma parcela significativa (28%) que está realizando o processo de
busca para adquirir o primeiro imóvel.
Além disso, as pessoas que buscam imóveis para locação
são mais imediatistas e pretendem gastar 4 meses em todo o processo, da busca a
mudança, dos quais até 60 dias seriam dedicados à pesquisa, enquanto quem
deseja comprar um imóvel prevê um prazo de 9 meses para o mesmo processo, sendo
90 dias destinados à busca e os outros 6 meses para a compra e mudança.
Segundo o último levantamento da Comscore, realizado em
junho deste ano, mais de 15 milhões de internautas acessam sites do mercado
imobiliário mensalmente e a audiência registrou alta de 21% nos últimos 12
meses, fato que corresponde ao interesse maior da população em imóveis. Mas
qual o interesse real desse público? De acordo com o CEO do ZAP, Eduardo
Schaeffer, o mercado imobiliário vive um momento de retomada, com a intenção
cada vez maior, tanto de quem oferta quanto de quem demanda, para realizar
negócios. “Entendendo que esse cenário positivo pode se intensificar a qualquer
momento, é preciso compreender todos os fatores que motivam as pessoas”,
afirma.
De acordo com a pesquisa do ZAP, a maior parte das buscas
(90%) estão relacionadas à moradia, enquanto apenas 10% buscam um imóvel para
lazer, investimento ou negócios. Entre os fatores mais avaliados no processo de
escolha do imóvel estão a infraestrutura do bairro (74%), a facilidade de
deslocamento (66%) e as características da vizinhança (49%). “Dentro desses
recortes podemos fazer análises interessantes, principalmente em relação à
mobilidade urbana, como a importância da presença de alternativas de transporte
(meios públicos, táxis e ciclovias) para a Geração Y, e da proximidade de vias
principais para as gerações X e Baby Boomers, que optam em sua maioria pelo uso
de carros”, avalia Schaeffer.
E quando o assunto são os preços, a percepção das pessoas
vai de encontro ao último Raio-X FipeZAP, que apontou um aumento, de 28% para
29%, no número de entrevistados que esperam uma queda nos preços nos próximos
12 meses. “Embora nossa pesquisa mostre que 76% das pessoas que fazem a
primeira busca por imóveis no ZAP ainda considerem os preços altos ou muito
altos, seja para compra ou locação, em uma análise geral do mercado vemos um
momento de expectativas positivas para os próximos meses”, conclui o CEO do
ZAP.
Sobre o ZAP
O ZAP (www.zapimoveis.com.br) é o maior portal
imobiliário do Brasil. Empresa do Grupo Globo, o especialista em imóveis se
destaca por reunir o maior número de buscas, o mais qualificado número de
ofertas e mais de 40 diferentes soluções e informações para quem quer alugar,
comprar ou vender. Com uma base de dados atual e confiável, o ZAP também
fornece informações estratégicas para analistas do Brasil e do exterior sobre
as relações entre a oferta e a demanda de imóveis em todo o País. Ao todo
recebe mensalmente 19 milhões de visitas únicas e 59 milhões de buscas por imóveis.
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