Smed publica edital para criar 5 mil vagas no turno inverso


Smed publica edital para criar 5 mil vagas no turno inverso
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) credencia organizações da sociedade civil (OSCs), com o objetivo de criar até 5 mil vagas em 2019 para atendimento de crianças e adolescentes no turno inverso ao regular de ensino. O credenciamento das entidades e a entrega dos envelopes com a documentação devem ser realizados em 19 de novembro, das 9h às 11h e das 14h às 17h, no 13º andar da Smed, na rua dos Andradas, 680, Centro Histórico. 

As atividades complementares ao turno regular deverão estar enquadradas nos quatro eixos de aprendizagem que norteiam o contraturno na Smed: letramento, numeramento, iniciação científica e educação do sensível (artes e esportes). Serão pelo menos três horas diárias de atendimento, cinco dias por semana. A execução de atividades poderá ocorrer nas dependências das escolas ou nas sedes das organizações da sociedade civil (neste caso, a parceira deverá oferecer o deslocamento dos alunos). O valor mensal por aluno será de R$ 135,47, quando a atividade for realizada na escola, e de R$ 275,03, quando ocorrer na entidade.

“Este edital é voltado para todas as OSCs que desejem contribuir atuando em atividades complementares ao currículo, mas que constarão do histórico escolar do aluno. É de fundamental importância o desenho de propostas pedagógicas que busquem o desenvolvimento integral dos alunos, alicerçadas pelos quatro pilares que sustentam a política de educação integral. Esses eixos ocupam papel central e devem servir como base para apresentação de propostas, com o objetivo de melhorar a educação no município”, explica o secretário de Educação, Adriano Naves de Brito. 

O resultado do credenciamento deverá ser publicado no dia 23 de novembro e o resultado final, após recurso, está previsto para 6 de dezembro. A partir do credenciamento, as entidades poderão futuramente assinar termos de parceria com a prefeitura. O edital completo foi publicado no http://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/2660_ce_20181101_executivo.pdf dessa quinta-feira, 1º, e está disponível no http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?p_secao=1241.

Conselhos da Transição


Nomes da transição

MARCOS AURÉLIO CARVALHO,
PAULO ROBERTO,
MARCOS CÉSAR PONTES,
LUCIANO IRINEU DE CASTRO FILHO,
PAULO ANTÔNIO SPENCER UEBEL,
AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA,
GUSTAVO BEBIANNO ROCHA,
ARTHUR BRAGANÇA DE VASCONCELLOS WEINTRAUB,
GULLIEM CHARLES BEZERRA LEMOS,
EDUARDO CHAVES VIEIRA,
ROBERTO DA CUNHA CASTELLO BRANCO,
LUIZ TADEU VILELA BLUMM,
CARLOS VON DOELLINGER,
BRUNO EUSTÁQUIO FERREIRA CASTRO DE CARVALHO,
SÉRGIO AUGUSTO DE QUEIROZ,
ANTÔNIO FLÁVIO TESTA,
CARLOS ALEXANDRE JORGE DA COSTA,
PAULO ROBERTO NUNES GUEDES,
WALDEMAR GONÇALVES ORTUNHO JUNIOR,
ABRAHAM BRAGANÇA DE VASCONCELLOS WEINTRAUB,
JONATHAS ASSUNÇÃO SALVADOR NERY DE CASTRO,
ISMAEL NOBRE,
ALEXANDRE XAVIER YWATA DE CARVALHO,
PABLO ANTÔNIO FERNANDO TATIM DOS SANTOS,
WALDERY RODRIGUES JUNIOR,
ADOLFO SACHSIDA, e
MARCOS CINTRA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

Tentando entender o discurso.


Mesmo tendo passado mais de uma semana das eleições de 28 de outubro, a gritaria por parte da esquerda continua ululante como se a campanha ainda não tivesse acabado.
A nomeação do juiz Sérgio Moro incendiou mais uma vez o discurso da esquerda que agora afirma que Bolsonaro só ganhou porque Moro mandou prender Lula. Livre, Lula ganharia no primeiro turno. Com certeza.
Em 2014 Lula disse que quando votassem no 13, apareceria a foto da Dilma no lugar da dele.
Dilma, o poste ganhou as eleições naquele ano.
Em 2018, todo o primeiro turno o PT ficou proclamando “Lula é Haddad e Haddad é Lula” e as pesquisas apontando vitória no primeiro turno se o candidato fosse o Lula e no segundo, com certeza, mesmo sendo o Haddad.
No imaginário petista, sendo um representante oficial de Lula, Haddad ganharia fácil no primeiro turno, ou, na pior das hipóteses, no segundo, especialmente por ter como adversário o Bolsonaro, candidato com o maior índice de rejeição principalmente entre as ditas minorias raciais, sexuais e geográficas.
Então tudo eclipsou.
Bolsonaro não proclamou apoio a nenhum candidato a governador exceto os do PSL o mesmo ocorrendo com os candidatos às eleições proporcionais tanto federais como estaduais, mas inúmeros candidatos de outros partidos proclamaram seu apoio ao Bolsonaro chegando ao ponto de os dois concorrentes do segundo turno em alguns estados dizerem-se bolsonaristas. E aqueles que ligaram seus nomes ao do Bolsonaro tiveram votações surpreendentes e até mesmo arrasadoras.
Por outro lado, Haddad suspendeu as visitas que, religiosamente, fazia às segundas-feiras à Curitiba para tomar a benção do Lula, trocou as cores de suas propagandas do vermelho para verde e amarelo e ocultou a foto de presidiário.
Aí não entendi mais nada.
Por que será que esconderam suas cores e o próprio Lula se ele seria inevitavelmente eleito até mesmo no primeiro turno?
Terão sido o juiz Sérgio Moro e o WhatsApp os algozes do grande líder, ou será que o grande líder não é mais tão grande quanto as pesquisas tentaram demonstrar e o PT continua a vociferar?
Continuo não entendendo o discurso da esquerda. Será que quiseram perder quando esconderam o Lula ou já haviam se convencido de que a sua grande liderança já era?
Mas a gritaria continua. Durma-se com um barulho desses.

O autor é CEO da Jacques - Gestão através de Ideias Atratoras, Porto Alegre, www.fjacques.com.br. fabio@fjacques.com.br

Sérgio Moro super-Ministro.


Sérgio Moro super-Ministro. A princípio, numa análise superficial, a nomeação do Magistrado pelo Presidente Jair Bolsonaro, para ocupar o cargo de Ministro da Justiça, pode ter passado a falsa impressão, que o Brasil estava deixando um santo nu, para vestir outro. Mas não é isso! O Juiz Moro fez um grande trabalho em favor do país. Está no panteão dos grandes heróis da nossa história. É justo que pense um pouco na sua carreira. Seguramente formou uma talentosa equipe. Além disso, em Curitiba/PR estão talentosíssimos Procuradores da República, Delegados da Polícia Federal, Investigadores e Serventuários Públicos. A Operação Lava-Jato vai prosseguir, com toda firmeza. E com absoluta certeza seguirá tendo o apoio institucional do seu principal mentor. De outro lado, ao indicar Moro, o Presidente eleito sinaliza claramente que pretende cumprir com fidelidade total, um dos maiores compromissos da sua campanha, que é um enorme anseio da nação brasileira : o combate implacável da corrupção institucionalizada. Essa, agora, será a tarefa do Juiz Sérgio Moro, que vai aplicar sua enorme experiência em todo o país. A indicação teve imediata e forte repercussão internacional, influenciando de modo muito positivo a nossa imagem no exterior, que passa a perceber que o Brasil, pela manifestação da vontade soberana da esmagadora maioria da população, vive novos tempos. E o novo Ministério que está sendo formado, é uma seleção de notáveis. Com a nova função pública, Sérgio Moro, dono de sólida formação acadêmica e de inegável talento, se credencia para num futuro próximo ser uma opção segura e confiável para ocupar uma vaga de Ministro junto ao Supremo Tribunal Federal. E, convenhamos, que parte daquela Corte também está precisando de uma boa assepsia. A Operação Lava-Jato, ganha assim, uma franquia nacional. A nata da malandragem está arrepiada. O Brasil vai mudar, à jato. Grau 10!