A conexão letal dos fatos, a composição de um drama

Por Renato Sant'Ana


Era o quinto dia de governo. E, em tom de ameaça, o Ministro da Justiça disse haver "mecanismos de cooperação policial internacional" e que "Esses mecanismos serão acionados para que as ordens do Supremo sejam cumpridas. Ponto! Não interessa quem é o destinatário!". E nem havia, então, fato que justificasse o "destempero do ministro" (um eufemismo).


No dia seguinte, em tom muito equilibrado, jornalistas analisavam na rádio aquela manifestação exaltada. Bastou para o repórter isentinho entrar no ar, atacar os colegas e atribuir um novo sentido àquela fala.


Os jornalistas referidos são da Guaíba. E o repórter isentinho é o já criticado nesta coluna, Fábio Marçal, que teve o peito de sustentar que o ministro falava de "cooperações" do tipo "pra pegar lá o Allan dos Santos nos Estados Unidos". Aliás, é vergonhoso que ele tenha citado o jornalista Allan dos Santos, cidadão que é alvo de injusta "persecução penal" num processo totalmente irregular.


O ministro é Flávio Dino. E o que falou em tom peremptório, uma oitava acima do razoável, sem haver, então, qualquer crise, foi outra coisa.


Sem crise instalada, frise-se, ele disse: "Não me importa se o policial A, B ou C votou no Bolsonaro. O que me importa é que ele tem regras a cumprir. E ele vai cumprir! Ou seja, existem mecanismos de cooperação policial internacional. Esses mecanismos serão acionados para que as ordens do Supremo sejam cumpridas. Ponto! Não interessa quem é o destinatário! Porque isso é um dever! E assim será feito. E isso vai ocorrer independentemente dessa possível contaminação. Se houve tal contaminação, que, aparentemente, houve em alguns setores do Estado brasileiro, não só no âmbito do Ministério da Justiça, essa descontaminação vai ocorrer muito rapidamente (...)."


Como se vê, ele não falou da "cooperação" para prender condenados que fugiram para o exterior, acordo que de fato há, mas em ter policiais estrangeiros que executem ordens do STF: isso viola a Constituição! É governar ao arrepio da lei! Será que ele cogita imitar a ditadura da Venezuela e trazer para cá agentes cubanos?


Pois Marçal, além de ressignificar a fala do ministro, também disse que só "jornais de direita" o criticaram, enquanto que os outros, por ele classificados como "de esquerda", entenderam direitinho a voz oficial...


Marçal é só uma caricatura que retrata a combinação letal de dois fatos: do autoritarismo do governo com a sabujice da imprensa.


E eis que surge um terceiro fato: a turba multa, numa reação catártica, ataca e depreda prédios dos três poderes. Talvez nunca venhamos a conhecer as molas todas que puseram esse autômato em movimento. Mas ninguém dirá que foi uma articulação secreta. Então, por que o Gabinete de Segurança Institucional não tomou medidas para impedi-lo?


O portal Diário do Poder informa que Flávio Dino anunciou "que caberia à Força Nacional de Segurança a tarefa de impedir o protesto bolsonarista na Esplanada dos Ministérios, dispensando na prática a experiente Polícia Militar do Distrito Federal, uma das melhores do País."


O senador Marcos Do Val (Podemos-ES) afirma ter apurado que a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), através do Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência), tinha avisado Lula e Flávio Dino com 24 horas de antecedência sobre o que poderia ocorrer; e que Dino ignorou também comunicado da PRF (Polícia Rodoviária Federal) que advertia para a movimentação de muitos ônibus de manifestantes.


"No momento que iniciou, ele [Dino] foi até a janela do Ministério da Justiça, olhou e não tomou nenhuma providência", disse o senador.


Até o deputado petista Washington Quaquá (RJ), que talvez ainda venha a mudar de narrativa (normal...), responsabilizou Flávio Dino e José Múcio (Ministro da Defesa), alegando que ambos se omitiram: "Dino e Múcio foram inoperantes", declarou.


O ex-ministro do STF, Marco Aurélio Mello, que tem denunciado abusos até de seus ex-colegas, corrobora todas essas críticas. Mas ele vai além, escancarando aquilo que a extrema imprensa finge ignorar: "Falhou todo mundo, e começou a falha no próprio STF, quando ressuscitaram politicamente o ex-presidente Lula, dando o dito pelo não dito, quando enterraram a Lava Jato, quando declararam a suspeição do Sergio Moro."


Os "ataques" são injustificáveis. Nem por isso é aceitável que a mídia se coloque como linha auxiliar de um projeto autoritário. Chamar, por exemplo, de terroristas os insurgentes de Brasília é uma estupidez. E é desonesto negar que, por dois meses, a manifestação foi a mais pacífica e ordeira e que só uma pequena parcela participou dos ataques.


E só a falta de caráter explica a afirmação "a priori" de que não houve infiltrados a insuflar o vandalismo e a recusa em investigá-lo.


É dramática essa combinação: um governo autoritário, que faz dos ataques um pretexto para fechar o regime, o aporte de uma imprensa subalterna a serviço de ideologias liberticidas e, como já denunciado por Mello, a atuação de um STF que não respeita a separação dos poderes (e tudo que isso significa). Já estamos vendo as consequências.



Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.

E-mail  sentinela.rs@outlook.com

Mitos e verdades sobre a saúde bucal

O período é de férias e sabemos que os pequenos querem curtir ao máximo, entretanto, os hábitos de higiene devem ser mantidos e incentivados sempre. Especialmente os cuidados com a saúde bucal infantil que ainda geram dúvidas em pais e familiares. Mas, afinal, o que é a cárie? Devemos passar o fio dental nas crianças? Em quanto tempo nascem os dentes permanentes? E com que idade é indicado colocar aparelhos ortodônticos? Para responder a estas e a outras perguntas, a odontopediatria do Hospital Moinhos de Vento, Patrícia Wienandts, avalia mitos e verdades sobre estas questões. 

 

Os dentes de leite não necessitam de muitos cuidados com a limpeza, pois vão cair?

Patrícia Wienandts - Mito. Sem a higiene necessária, os dentes de leite podem ser a origem de infecções importantes que são as cáries e as doenças gengivais. Se o paciente não cuidar, pode ter dor ou até um abscesso (infecção bacteriana). A criança também pode vir a desenvolver infecções severas nos próprios dentes de leite ou infecções sistêmicas (em todo o organismo) originadas das bactérias orais. É importante enfatizar que a primeira dentição também tem um papel muito importante, pois mantém o espaço adequado e “guia” o nascimento correto dos dentes permanentes, sendo o que chamamos de “guia de erupção”. Então, cuidar do dente de leite é uma prevenção não só de doenças, como também, uma medida ortodôntica. É o primeiro aparelho natural do paciente. Portanto, a higiene bucal é um dos principais fatores para evitar cárie e doenças periodontais.

 

Os dentes permanentes nascem assim que os de leite caem?

Patrícia Wienandts - Mito. O nascimento dos dentes é muito particular. Não temos como fazer uma previsão exata do tempo da erupção. São vários fatores que vão determinar esta velocidade de nascimento, como o espaço que o novo dente tem, a idade cronológica do paciente e se há algum fator de retenção. Os novos dentes podem aparecer em dois dias, como em dois meses. Os exames radiográficos são importantes nesta idade de trocas dentárias. Portanto, é indicado que a criança já esteja recebendo algum tipo de orientação profissional nesta fase. O odontopediatra e o ortodontista poderão avaliar juntos se ela precisará de um aparelho ou não.

 

Só adolescentes podem usar aparelhos nos dentes?

Patrícia Wienandts - Mito. Os aparelhos corretivos  podem ser colocados a partir de idades precoces. Bebês com alterações craniofaciais podem utilizar dispositivos ortopédicos para correção. Então, depende muito do diagnóstico. Se o paciente apresentar alterações de fala, respiração, mastigação ou de crescimento, por exemplo, poderá receber a recomendação do uso de um aparelho. Tudo vai depender muito mais das características individuais do que da idade. Normalmente na adolescência se faz a ortodontia corretiva. É o período mais prevalente. Mas não quer dizer que só nessa fase o tratamento será indicado.

 

Crianças precisam usar o fio dental entre os dentes?

Patrícia Wienandts - É verdade. As crianças precisam passar o fio dental, que é um auxílio importante de higiene na remoção da placa bacteriana. Ele é um um recurso para limpar onde a escova de dente não alcança. Então, pacientes que já possuem contato entre os dentes precisam passar o fio dental para higienizar aquela superfície que está encostadinha no outro dente. Mas esta orientação pode ser dada pelo odontopediatra.

 

Os pequenos não devem comer doces, pois causa cárie?

Patrícia Wienandts - Mito. Existe um consenso entre os profissionais da área da saúde (como pediatras, nutricionistas e dentistas) para que a introdução do açúcar na alimentação da criança seja retardada o máximo possível. Antes dos dois anos de idade, não devem ser oferecidos produtos açucarados para o público infantil, visando a prevenção de doenças gerais, como obesidade, diabetes, hipertensão e também da cárie.

Entretanto, é um mito dizer que a criança que comer açúcar vai ter cárie porque trata-se de uma doença multifatorial que depende não só do consumo de doces, mas da higiene bucal, da saúde geral do paciente, e do desenvolvimento cultural dessa família. É verdade que ela vai poder comer açúcar, mas de uma maneira inteligente. E quanto mais a família puder retardar esta introdução melhor. Não só pela cárie, mas pela prevenção de outras doenças.

 

Crianças só podem usar escovas infantis?

Patrícia Wienandts - Mito. Nas faixas etárias mais avançadas elas podem usar escovas de adultos com cerdas macias e cabeça pequena. As infantis são muito bem-vindas em determinadas épocas, mas, ao longo dos anos, os pacientes já podem ir fazendo a transição para outros tipos de escova. Isso é muito particular de cada indivíduo e as adequações podem ser feitas de acordo com as suas necessidades. Então, é recomendado que a família tenha uma orientação profissional para ver qual é a escova mais adequada à idade.

 

Que conselho daria às famílias em relação à saúde bucal?

Patrícia Wienandts - Assim como a saúde geral do paciente, a saúde bucal já deve ser cuidada durante a gestação. Com uma boa alimentação, uma gravidez tranquila e um pré-natal eficiente, a mãe também estará cuidando dos dentes do bebê que já estão em formação no período gestacional. Meu conselho é o cuidado com a saúde em geral, porque isso começa pela boca. Ao longo do primeiro ano de vida do bebê, várias medidas de controle preventivo podem ser introduzidas, como a supervisão e aconselhamento sobre o uso da chupeta e da mamadeira, por exemplo. Situações nas quais o profissional odontopediatra também poderá ajudar, mas que os familiares têm que estar atentos.


Segundo pesquisas, a cada 100 famílias no Brasil, 79 estão inadimplentes

 Segundo pesquisas, a cada 100 famílias no Brasil, 79 estão inadimplentes

Especialista ensina como renegociar dívidas sem dores de cabeça

Estar endividado não é umas das situações mais confortáveis e, por muitas vezes, pode parecer que nunca será possível sair dessa situação. Nessas horas, o ideal é ter um plano para pensar como quitar todas as dívidas.

 

De acordo com levantamento mensal realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a cada 100 famílias no Brasil, 79 estão endividadas. Sendo que a maioria dessas dívidas não está atrelada a bancos, e sim a serviços em geral, como contas de luz, de telefone e de internet, carnês de loja e prestações de carro e casa.

 

José Augusto de Rezende Júnior, sócio diretor do Instituto GEOC – Gestão de Excelência Operacional em Cobrança, acredita que muito vem sendo divulgado a respeito de condições “excepcionais”, com desconto de 90%, entre outros. “Porém, tais condições não são inéditas, pois são amplamente utilizadas pelo mercado nas renegociações das dívidas, os percentuais de desconto variam conforme o tempo de atraso e o prazo de pagamento do débito”.

 

O Instituto GEOC esclarece que o perfil desses inadimplentes são de pessoas com até 36 anos, 65% delas mulheres e 80% dessas pessoas com valor de dívida inferior a R$ 2.000,00. E, acreditam que ter uma educação financeira auxilia muito para que não se tenha problemas futuros.

 

Por isso, separamos quatro dicas para quem deseja quitar suas dívidas sem ter muitas dores de cabeça:

Organize suas contas: É preciso conversar com a família e cortar gastos, para evitar cair em novas dívidas;

Considere imprevistos e gastos extras antes de assumir qualquer compromisso, especialmente a longo prazo;

Antes de novas compras, procure quitar e renegociar suas dívidas: elas podem incidir multas e juros que aumentem com o tempo, comprometendo cada vez mais sua renda;

Acompanhe de perto seus gastos e despesas: É importante conhecer melhor seus hábitos e entender onde seu dinheiro está sendo investido. Hoje existem no mercado diversas ferramentas que auxiliam nesse acompanhamento.

 

Sobre o IGEOC

Com 15 anos de atuação, o Instituto GEOC e suas associadas se diferenciam no mercado pelas soluções inovadoras, atendimento humano qualificado e pelo incessante investimento em tecnologias, na busca ininterrupta pelas melhores práticas, representando e lutando pelo segmento em diversas instâncias. As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, consórcio, educação, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil, com abrangência em todo território nacional.

Oftalmologistas promovem campanha para alertar sobre a importância do cuidado com os olhos na prática de esportes

A prática esportiva é uma das principais aliadas dos cuidados com a saúde. Essa atenção vale para todo o corpo, inclusive para a visão. Quando falamos de saúde ocular, oftalmologistas afirmam que há questões que devem ser consideradas para que o exercício físico não se torne uma ameaça aos olhos. Atenção à correção de erros refrativos e prevenção a traumas oculares, sejam eles de contato ou por exposição excessiva ao sol ou à água, estão entre os principais aspectos a serem observados. 

 

Esse tema será tratado numa campanha, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), para sensibilizar gestores, atletas e o grande público em torno dos cuidados com a saúde ocular na prática esportiva, tanto em competições de alta performance quanto em grupos amadores. Intitulada “Visão no Esporte”, a iniciativa terá seu auge no dia 11 de fevereiro (sábado), a partir das 10 horas. Na oportunidade, ocorrerá uma maratona transmitida pelos canais da entidade no Youtube e no Facebook, com a exibição de entrevistas, debates, entrevistas e depoimentos com esclarecimentos sobre o tema. 

 

ACESSE O SITE DA CAMPANHA E CONFIRA MAIS DETALHES

 

Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), alerta que “pessoas interessadas em manter uma prática esportiva regular, ou mesmo as que já são atletas, precisam consultar o médico oftalmologista para entender os riscos que podem ser identificados na atividade pretendida e mesmo avaliar maneiras de lidar com erros refrativos durante o exercício”.

 

Lesões - Os especialistas alertam: qualquer esporte pode deixar o praticante vulnerável a lesões, inclusive nos olhos. No entanto, além do risco de trauma ocular, as pessoas com erros refrativos precisam estar atentas à relação estabelecida entre a visão e a prática de cada esporte. A oftalmologista Wilma Lelis, 1ª secretária do CBO, explica que é importante considerar três qualidades essenciais à boa acuidade visual: nitidez, profundidade e campo de visão. 

 

“E importante enxergar com nitidez, algo que pode ser garantido com correções de grau de miopia, astigmatismo e hipermetropia, por exemplo. Também é preciso ter noção de profundidade, o que só é possível com o funcionamento dos dois olhos. Além disso, se faz necessário entender a importância do campo de visão, que precisa ser amplo o suficiente para que o atleta possa se auto localizar. A depender de cada esporte, uma dessas qualidades pode ser mais importante do que outras”, explica.

 

Correção visual - Atletas com miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia podem optar por melhorar a acuidade visual e prevenir o agravo do quadro clínico a partir da utilização de óculos ou lentes de contato. Inclusive, há avanços tecnológicos que já permitem a produção de tipos específicos de armações e lentes, para diferentes modalidades esportivas. 

 

Os diferenciais desses óculos adaptados à prática esportiva são os materiais utilizados em sua confecção e a ergonomia empregada. Com materiais leves e resistentes para tolerar fortes impactos, esses óculos são produzidos em modelos que deixam as lentes bem ajustadas ao rosto. 

 

Para esportes aquáticos ou que já utilizam os óculos como equipamento de proteção, outras alternativas preveem a adaptação de lentes corretivas às estruturas tradicionais, como em óculos de natação ou máscaras de mergulho.

 

Wilma LeIis explica que a opção de tratamento para correção do erro refrativo depende de vários fatores, como a idade, tipo de ametropia e o grau apresentado. Todas essas particularidades devem ser avaliadas pelo profissional oftalmologista que, junto ao paciente, vai encontrar a melhor alternativa para garantir o bom desempenho na prática esportiva e a manutenção da saúde ocular.

 

“Além das opções com lentes de óculos, existem as lentes de contato e as cirurgias refrativas, que eliminam a laser a miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Os atletas com graus mais elevados, principalmente a alta miopia, apresentam maior risco para lesões retinianas, por isso, precisam de avaliações oftalmológicas regulares”, detalha.

 

Exposição solar -- Por sua vez, os atletas adeptos de esportes ao ar livre, especialmente os praticados sob o sol, devem ter atenção redobrada com a saúde dos olhos. Para eles, é fundamental o uso de óculos de proteção para, além de diminuir o desconforto do sol nos olhos, prevenir o aparecimento de doenças.

 

“O problema mais frequente é o surgimento de alterações na superfície do olho, causando uma degeneração caracterizada por uma membrana avermelhada chamada de pterígio. Embora as alterações superficiais na conjuntiva sejam mais comuns, o sol em excesso também pode provocar alterações na córnea (ceratites) e, a longo prazo, acelerar o processo de formação de catarata. Em exposições mais intensas os raios ultravioletas podem causar até complicações na retina”, explica Wilma Lelis.



A conexão letal dos fatos, a composição de um drama

Por Renato Sant'Ana


Era o quinto dia de governo. E, em tom de ameaça, o Ministro da Justiça disse haver "mecanismos de cooperação policial internacional" e que "Esses mecanismos serão acionados para que as ordens do Supremo sejam cumpridas. Ponto! Não interessa quem é o destinatário!". E nem havia, então, fato que justificasse o "destempero do ministro" (um eufemismo).


No dia seguinte, em tom muito equilibrado, jornalistas analisavam na rádio aquela manifestação exaltada. Bastou para o repórter isentinho entrar no ar, atacar os colegas e atribuir um novo sentido àquela fala.


Os jornalistas referidos são da Guaíba. E o repórter isentinho é o já criticado nesta coluna, Fábio Marçal, que teve o peito de sustentar que o ministro falava de "cooperações" do tipo "pra pegar lá o Allan dos Santos nos Estados Unidos". Aliás, é vergonhoso que ele tenha citado o jornalista Allan dos Santos, cidadão que é alvo de injusta "persecução penal" num processo totalmente irregular.


O ministro é Flávio Dino. E o que falou em tom peremptório, uma oitava acima do razoável, sem haver, então, qualquer crise, foi outra coisa.


Sem crise instalada, frise-se, ele disse: "Não me importa se o policial A, B ou C votou no Bolsonaro. O que me importa é que ele tem regras a cumprir. E ele vai cumprir! Ou seja, existem mecanismos de cooperação policial internacional. Esses mecanismos serão acionados para que as ordens do Supremo sejam cumpridas. Ponto! Não interessa quem é o destinatário! Porque isso é um dever! E assim será feito. E isso vai ocorrer independentemente dessa possível contaminação. Se houve tal contaminação, que, aparentemente, houve em alguns setores do Estado brasileiro, não só no âmbito do Ministério da Justiça, essa descontaminação vai ocorrer muito rapidamente (...)."


Como se vê, ele não falou da "cooperação" para prender condenados que fugiram para o exterior, acordo que de fato há, mas em ter policiais estrangeiros que executem ordens do STF: isso viola a Constituição! É governar ao arrepio da lei! Será que ele cogita imitar a ditadura da Venezuela e trazer para cá agentes cubanos?


Pois Marçal, além de ressignificar a fala do ministro, também disse que só "jornais de direita" o criticaram, enquanto que os outros, por ele classificados como "de esquerda", entenderam direitinho a voz oficial...


Marçal é só uma caricatura que retrata a combinação letal de dois fatos: do autoritarismo do governo com a sabujice da imprensa.


E eis que surge um terceiro fato: a turba multa, numa reação catártica, ataca e depreda prédios dos três poderes. Talvez nunca venhamos a conhecer as molas todas que puseram esse autômato em movimento. Mas ninguém dirá que foi uma articulação secreta. Então, por que o Gabinete de Segurança Institucional não tomou medidas para impedi-lo?


Aparatos de repressão e intimidação

 O aparato policial e jurídico federal (PF e AGU + PGR), mais o aparato policial e jurídico estadual,  estão unificado sob a batuta do ministro Alexandre de Moraes, tudo para reprimir e intimidar os oposicionistas que vão para as ruas protestar contra as recorrents violações da legalidade constitucional. Ontem:

PF - Vasculhou a casa do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres (em segurança nos Estados Unidos) e já vazou documentos relacionados com minutas imprestáveis sobre atos de defesa que o governo anterior planejava intentar. E continua prendendo, além dos 2 mil já detidos.
AGU - Bloqueou em juízo a quantia de R$ 6,5 milhões de acusados por financiar manifestações.
PGR - Abriu inquérito para identificar mentores dos atos de domingo.

O guarda-chuvas de todos os atos de repressão e intimidação é o STF, que aprova ou determina ações de repressão em todo o País..