Terapia ocupacional para doentes com demência

 Este evento gratuito é promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre. Ele debaterá a temática na segunda-feira.

No segundo evento do Grupo de Cuidadores,  promovido pelo Centro da Memória do Hospital Moinhos de Vento, o tema debatido será o papel do terapeuta ocupacional na manutenção da qualidade de vida de pacientes com demência. O encontro, que é coordenado pelo médico neurologista Alberto Maia, é uma parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

Os terapeutas ocupacionais, informa o médico neurologista Wyllians Borelli, coordenador de Pesquisa do Centro da Memória, são de extrema importância para auxiliar pacientes cujos quadros de demência são de moderados a graves, com impacto na execução das tarefas cotidianas, como tomar banho e alimentar-se.

“Eles são qualificados para identificar os problemas do paciente, os riscos dentro de casa e propor soluções, como exercícios e tarefas para melhorar a autonomia do paciente”, explica o médico. A partir desse trabalho, além da melhora na qualidade de vida do paciente e do cuidador, ainda é possível evitar acidentes comuns na residência, como quedas e intoxicações.

A programação, que será gratuita, terá a participação da terapeuta ocupacional Bárbara Guisso. O evento acontece na segunda-feira (11), e não necessita de inscrição prévia. 

Palestra: Quando a Terapia Ocupacional pode ajudar?

Data: segunda-feira, 11 de março

Horário: 15h

Local: Centro da Memória (Avenida Coronel Aparício Borges, 250, 3º andar)

Transparência e Instituto de Governo Aberto abrem pesquisa sobre transparência nas prefeituras do Brasil

A Transparência Internacional - Brasil, em parceria com o Instituto de Governo Aberto, acaba de publicar a 2ª edição, atualizada e ampliada, do Guia de Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras. O guia já foi enviado para os prefeitos e prefeitas das cidades brasileiras que serão avaliadas. 

Esta edição traz especial ênfase à transparência no uso de emendas parlamentares, um dos maiores vetores atuais de corrupção e mau uso de dinheiro público.

Na sequência, o Observatório Social do Brasil- São Leopoldo I RS começará a coletar dados de 55 prefeituras gaúchas para lançar, antes das eleições, o ranking do Índice de Transparência e Governança Pública 2024.

A organização acha que apresentando boas práticas e fomentando uma competição positiva por transparência nas prefeituras, propiciará que as informações divulgadas sejam mais claras e acessíveis, podendo contribuir para conter distorções causadas pela captura política de recursos.

Em nota ao editor, ensina o Observatório:

 - A transparência é fundamental para fortalecer a democracia e promover a eficiência na gestão pública. Isto não apenas fortalece a confiança dos cidadãos nas instituições governamentais, mas também cria um ambiente em que a qualidade das políticas públicas pode ser melhor avaliada.

CLIQUE AQUI para apoiar e também participar, sendo um doador do Observatório Social do Brasil- São Leopoldo I RS


Mortes e doenças agravadas: presos do 8/1 vítimas de negligência e tortura psicológica

Reportagem de Raquel Derefecki para Gazeta do Povo, Curitiba, Paraná.

Tumores e inflamações desenvolvidas após as prisões, comorbidades agravadas e depressão profunda com inúmeros atentados contra a própria vida. Esse é o quadro geral de saúde de muitos dos cerca de mil presos do 8/1. A situação tem preocupado especialistas e familiares, que temem pela vida dessas pessoas e afirmam que situações enfrentadas por eles no cárcere e durante a liberdade provisória configuram tortura psicológica e negligência. Até agora, quatro pessoas morreram.


“Meu esposo Antônio Marques da Silva, por exemplo, não entrou em nenhum prédio em Brasília, mas ficou 19 dias encarcerado e passou meses cumprindo as medidas cautelares”, relata a dona de casa Simone Leandro da Silva, de Barra do Garças, Mato Grosso. “Ele não aguentava mais tanta pressão e injustiça”.


O homem faleceu dia 29 de outubro, vítima de um acidente durante o trabalho informal que realizava para trazer alimento à família. “Foi trocar duas telhas na casa de um senhor, mas caiu do telhado, bateu a cabeça no piso e faleceu”, lamenta a mulher, ao informar que Antônio era operador de máquinas de terraplanagem, tomava remédio para pressão alta e não estava bem emocionalmente.


“Ele não podia mais se deslocar para outras cidades para fazer seu trabalho, então a preocupação aumentou e a vida se tornou um pesadelo”, diz. “Meu marido sorridente e brincalhão passou a ser uma pessoa triste e calada, e o medo de voltar à prisão o assombrava”. O homem deixou sete filhos, o mais novo de quatro anos.


 Antônio Marques da Silva tinha 49 anos e apresentava indícios de depressão profunda. Ele faleceu dia 29 de outubro, deixando sete filhos. Foto: Arquivo pessoal 

Antônio Marques da Silva tinha 49 anos e apresentava indícios de depressão profunda. Ele faleceu dia 29 de outubro, deixando sete filhos. Foto: Arquivo pessoal | Arquivo Pessoal

Assim como ele, o cuidador de idosos Giovanni Carlos dos Santos, de São José dos Campos, também faleceu em um acidente, meses após ficar preso no Complexo Penitenciário da Papuda. "Ele saiu de lá muito abalado emocionalmente, com 20 quilos a menos e sofrendo com problemas de saúde", informa sua companheira Maria Vilani Rodrigues.


Segundo ela, Giovanni estava triste, tossia muito e estava com a quantidade de glóbulos brancos do sangue abaixo do normal. "Tanto que foi agendado para ele fazer uma punção na medula para verificar a possibilidade de anemia ou câncer, mas não deu tempo", relata, ao citar que o homem de 46 anos faleceu em uma queda dia 24 de janeiro deste ano.


"O Giovanni não conseguiu mais trabalho como cuidador de idosos por causa das restrições de horário da tornozeleira eletrônica, e começou a realizar 'bicos' para sobreviver", conta Maria. "E em um desses 'bicos', foi cortar galhos de uma árvore e acabou caindo", lamenta. O acidente foi fatal.


Uma das últimas fotos que Giovanni Carlos dos Santos bateu ao lado de Maria Vilani. Foto: Arquivo pessoal 

Uma das últimas fotos que Giovanni Carlos dos Santos bateu ao lado de Maria Vilani. Foto: Arquivo pessoal

Para o neuropsicólogo Otávio Augusto Cunha Di Lorenzo, as descrições citadas trazem indícios de quadros depressivos devido ao “processo de prisão e submissão às medidas cautelares extremadas que essas pessoas sofreram”. Inclusive, advogados entrevistados pela Gazeta do Povo já caracterizaram essas medidas como "tortura" por ferirem a dignidade humana e causarem intenso sofrimento emocional.


Esse sofrimento, segundo Lorenzo, pode prejudicar a psique e gerar sintomas em todo o corpo, como ocorre quando um indivíduo passa mal devido ao nervosismo ou sente palpitação relacionada à ansiedade. “Há casos, inclusive, em que a pessoa pode até morrer do coração sem ter problemas cardíacos”, alerta. O quadro ocorre devido à Síndrome de Takotsubo ou síndrome do coração partido, uma cardiopatia induzida por estresse.


Além disso, ele explica que no caso dos presos do 8/1 existem agravantes como o silenciamento obrigatório, por meio da proibição do uso de redes sociais, e o bloqueio das contas bancárias e salários, que impedem essas famílias de terem recursos mínimos para sobreviver. “É uma humilhação da qual não têm como se defender porque a própria Justiça é seu algoz, e esse composto de sentimentos é profundamente adoecedor”.


Mineiro de 75 anos está com coágulo na cabeça e precisa retirar a tornozeleira para exames

Para um torneiro mecânico aposentado de 75 anos, por exemplo, o tempo que passou no Complexo Penitenciário da Papupa após se abrigar das bombas de gás lacrimogênio nos atos do 8/1 abalou profundamente sua saúde física e mental. Hoje o morador de Minas Gerais, que preferiu não se identificar, sente dores articulares, está com depressão grave, precisa de uma cirurgia ocular e ainda sofreu uma queda recentemente que lhe causou um coágulo na cabeça.


“Agora, precisa retirar a tornozeleira para fazer exames, e estamos aguardando análise do ministro Alexandre de Moraes”, informa sua filha, citando que o pai também foi diagnosticado com uma bactéria após a prisão, que pode evoluir para câncer no estômago. “O médico já falou que toda doença se agrava quando o emocional está ruim, então o quadro de saúde só está piorando”, lamenta.


Pastor que segue preso na Papuda precisa de cirurgia urgente

Outra situação que aguarda análise de Moraes é a do pastor Jorge Luiz dos Santos, que segue preso na Papuda devido a um erro da Justiça, e apresenta diagnóstico de hemorroida interna nível 4 com dor intensa, sangramento e necessidade de cirurgia urgente. Segundo a advogada Carolina Siebra, a defesa solicita atendimento médico especializado desde 2023, mas até agora não obteve retorno.


Em maio do ano passado, a juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal emitiu decisão favorável ao religioso, solicitando medidas de “resguardo da saúde e integridade física” do homem devido à doença. “Fica determinada a imediata adoção das providências necessárias”, informou no documento, que solicitava encaminhamento do detento à rede pública de saúde.


No entanto, o pastor não recebeu acompanhamento especializado, e tem evitado o atendimento com o clínico geral da prisão devido ao constrangimento. “Para passar pelo médico é preciso tirar a roupa, normalmente na presença de policial mulher, e tem que agachar, fazer todo o procedimento nu. Então, ele fica muito constrangido”, explica a advogada.


 O pastor Jorge Luiz dos Santos apresenta diagnóstico de hemorroida interna nível 4 com dor intensa, sangramento e necessidade de cirurgia urgente. Foto: Arquivo pessoal

O pastor Jorge Luiz dos Santos apresenta diagnóstico de hemorroida interna nível 4 com dor intensa, sangramento e necessidade de cirurgia urgente. Foto: Arquivo pessoal

Em nota enviada à Gazeta do Povo, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) informa que a revista é realizada “toda vez que o apenado tem que sair da cela, seja para atendimento médico, com advogado, banho de sol ou demais atividades”. Segundo a Seape, essa ação garante segurança aos profissionais que atuam no sistema penitenciário e também aos custodiados.


A pasta informa ainda que não oferece atendimentos especializados de saúde dentro das unidades prisionais do Distrito Federal. Por isso, presos que precisam desses tratamentos “são encaminhados, com escolta da polícia penal, para hospitais de referência”. A Seape não passou informações específicas a respeito do pastor Jorge Luiz dos Santos.


Professora de 55 anos precisa de hemodiálise três vezes por semana após ser presa no 8/1

Outro caso de saúde agravada é da professora aposentada Ângela Maria Correia Nunes, de 55 anos. Presa dia 9 de janeiro por cozinhar no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília, ela ficou quase 10 dias sem a medicação que utilizava para controlar o lúpus, doença em que o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do próprio corpo.


“Ficar sem os remédiosfez com que meus rins começassem a falhar, então fui parar na UTI e estou hásete meses fazendo hemodiálise três vezes por semana”, lamenta a professora, aoinformar que percorre 120 km quilômetros para realizar cada sessão. “Estousobrevivendo, e não vivendo”, desabafa a paranaense, à espera de um transplante.


“Meu sentimento hoje é de que não perdi só meus rins, mas minha dignidade, meu direito de me expressar e de poder emitir opinião”, lamenta a mulher. “Psicologicamente abalada, vivo à base de medicamentos e tratamentos homeopáticos para conseguir dormir porque o sentimento de injustiça nunca vai passar”.


 A professora aposentada Ângela Maria Correia Nunes, de 55 anos, percorre 120 km quilômetros três vezes por semana para realizar sessões de hemodiálise. Foto: Arquivo pessoal 

A professora aposentada Ângela Maria Correia Nunes, de 55 anos, percorre 120 km quilômetros três vezes por semana para realizar sessões de hemodiálise. Foto: Arquivo pessoal

Homem de 43 anos tentou suicídio na prisão e segue recluso em ala psiquiátrica

A saúde emocional abalada também levou diversos presos do 8/1 a atentarem contra a própria vida. O lanterneiro e pintor Claudinei Pego da Silva, por exemplo, tentou suicídio dentro do Complexo Penitenciário da Papuda e foi socorrido por policiais penais dia 9 de dezembro de 2023. Sua família clama para que o homem — pai de três crianças, de cinco, 11 e 12 anos — receba liberdade provisória para realizar tratamento psicológico em casa.


Claudinei tem parecer favorável de soltura emitido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) desde 9 de outubro, mas o ministro Alexandre de Moraes manteve a prisão ao alegar existência de um vídeo que mostraria o homem danificando patrimônio público. A defesa informa que não teve acesso aos supostos registros.


Para tentar ajudar Claudinei, a Associação dos Familiares das Vítimas de 8 de Janeiro (Asfav) protocolou ofícios em diversos órgãos, mostrando a gravidade do quadro de saúde do homem. “Reiteramos que a restrição de liberdade não pode ser uma sentença de morte”, alertou a entidade no documento.


Quatro mortes do 8/1 já foram confirmadas, uma dentro do presídio

Nos 14 meses após os atos de 8 de janeiro, quatro pessoas perderam a vida após as prisões. Antônio Marques da Silva e Giovanni Carlos dos Santos faleceram em acidentes, Eder Parecido Jacinto faleceu em decorrência de problemas de saúde, enquanto Cleriston Pereira da Cunha morreu dentro do presídio.


O comerciante sofria com problemas do coração, e colegas relataram à Gazeta do Povo que ele passou mal diversas vezes na Papuda. Ele foi vítima de um mal súbito durante banho de sol no dia 20 de novembro de 2023, quase três meses depois de obter parecer favorável da PGR para liberdade provisória. O documento não foi apreciado pelo ministro Alexandre de Moraes.


Essa demora, segundo a família, foi decisiva para a morte do pequeno empresário. Por isso, os parentes entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 2 de fevereiro, pedindo a condenação de Moraes por prevaricação, maus-tratos, abuso de autoridade e tortura.


 Cleriston Pereira da Cunha morreu dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, deixando esposa e duas filhas. Foto: Arquivo pessoal

Cleriston Pereira da Cunha morreu dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, deixando esposa e duas filhas. Foto: Arquivo pessoal

“Morreu! Depois de 311dias como um preso provisório ao qual foi negado, por três vezes, o reexame dasua preventiva. Morreu! Após longos e injustificáveis 81 dias do parecer dadopela PGR favorável à liberdade provisória requerida. Morreu! Porque lhe foinegado o direito de ter direitos”, aponta um trecho da ação redigida peloadvogado Tiago Pavinatto.


No texto, o advogado também reclama da “inércia” da PGR, pede afastamento do ministro Alexandre de Moraes de suas funções e cobra o pagamento de indenização à família de Cleriston por dano moral. O processo segue em tramitação.



Governo Lula anuncia nova cesta básica

 O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social lançou a lista exemplificativa dos alimentos que integram a "nova cesta básica", conforme divulgado em portaria nesta quinta-feira. A criação da nova cesta básica ocorreu por meio de decreto publicado na quarta-feira, com o objetivo de orientar políticas públicas destinadas a garantir o direito à alimentação.

Segundo o decreto, a cesta básica será composta exclusivamente por alimentos in natura ou minimamente processados, juntamente com ingredientes culinários, enquanto os alimentos ultraprocessados foram excluídos, relata o g1.

Feijões (leguminosas) - feijão de todas as cores, ervilha, lentilha, grão-de-bico, fava, guandu, orelha-de-padre

Cereais - arroz branco, integral ou parboilizado, a granel ou embalado, milho em grão ou na espiga, grãos de trigo, aveia, farinhas de milho, de trigo e de outros cereais, macarrão ou massas feitas com as farinhas acima ou sêmola, água e/ou ovos, além de outros alimentos in natura ou minimamente processados, pães feitos de farinha de trigo ou outras farinhas feitas de alimentos in natura e minimamente processadas, leveduras, água, sal ou outros alimentos in natura e minimamente processados

Raízes e tubérculos -  Ariá, batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa/mandioquinha, batata-crem, cará, cará-amazônico, cará-de-espinho, inhame, mandioca/macaxeira/aipim, e outras raízes e tubérculos in natura ou embalados, fracionados, refrigerados ou congelados, farinhas minimamente processadas de mandioca, dentre outras farinhas e preparações derivadas da mandioca (tais como farinha de carimã, farinha de uarini; maniçoba e tucupi, farinha/gomo de tapioca, dentre outros)

Legumes e verduras - Alfafa, abóbora/jerimum, abobrinha, acelga, agrião, alface, almeirão, alho, alho-poró, azedinha, berinjela, beterraba, beldroega, bertalha, brócolis, broto-de-bambu, capicoba, capuchinha, carrapicho-agulha, caruruatalonha, cebola, cebolinha, cenoura, cheiro-verde, chicória, chicória-paraense, chicória-do-pará, chuchu, couve, couve-flor, croá, crem, cente-de-leão, escarola, espinafre, eueroba, gila, guariroba, jambu, jiló, jurubeba, major-gomes, maxixe, mini-pepininho, mostarda, muricato, ora-pro-nóbis, palma, pepino, peperômia, pimentão, puxuri, quiabo, radite, repolho, rúcula, salsa, serralha, taioba, tomate, urtiga, vinagreira, vagem, outros legumes e verduras, preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre; extrato ou concentrados de tomate ou outros alimentos in natura e minimamente processado (com sal e ou açúcar)

Frutas - Abacate, abacaxi, abiu, abricó, açaí, açaí-solteiro, acerola, ameixa, amora, araçá, araçá-boi, araçá-pera, araticum, aroeira-pimenteira, arumbeva, atemoia, babaçu, bacaba, bacupari, bacuri, banana, baru, biribá, brejaúva, buriti, butiá, cacau, cagaita, cajarana, cajá, caju, caju do cerrado, cajuí, cambuci, cambuí, camu-camu, caqui, carambola, cereja-do-rio-grande, ciriguela, coco, coco-cabeçudo, coco-indaiá, coquinho-azedo, coroa-de-frade, croá, cubiu, cupuaçu, cupuí, cutite, curriola, figo, fisalis, fruta-pão, goiaba, goiaba-serrana, graviola, guabiroba, grumixama, guapeva, guaraná, inajá, ingá, jaca, jabuticaba,jambo, jambolão, jaracatiá, jatobá, jenipapo, juá, juçara, jurubeba, kiwi, laranja, limão, lobeira, maçã, macaúba, mama-cadela, mamão, mandacaru, manga, mangaba, mapati, maracujá, marmelada-de-cachorro, melancia, melão, mexerica/tangerina/bergamota, morango, murici, nectarina, pajurá, patauá, pequi, pera, pera-do-cerrado, pêssego, piquiá, pinha/fruta do conde, pinhão, pitanga, pitomba, pupunha, romã, sapucaia, sapoti, sapota, seriguela, sete-capotes, sorva, tamarindo, taperebá, tucumã, umari, umbu, umbu-cajá, uva, uvaia, uxi, xixá

Castanhas e nozes (oleaginosas) - amendoim, castanha-de-caju, castanha de baru, castanha-do-brasil (castanha-do-pará), castanha-de-cutia, castanha-de-galinha, chichá, licuri, macaúba e outras oleaginosas sem sal ou açúcar,

Carnes e ovos - Carnes de bovina, suína, ovina, caprina e de aves, pescados e outras carnes in natura ou minimamente processados de hábito local, frescos, resfriados ou congelados, ovos de aves, sardinha e atum enlatados

Leites e queijos - Leite fluido pasteurizado ou industrializado, na forma de ultrapasteurizado, leite em pó, integral, semidesnatado ou desnatado, iogurte natural sem adição de açúcar, edulcorante ou aditivos que modificam as características sensoriais do produto, queijos feitos de leite e sal (e microorganismos usados para fermentar o leite)

Açúcares, sal, óleos e gorduras - Óleos de soja, de girassol, de milho, de dendê, dentre óleos vegetais, azeite de oliva, manteiga, banha de porco, açúcar de mesa branco, demerara ou mascavo, mel, sal de cozinha

Café, chá, mate e especiarias - Café, chá, erva mate, pimenta, pimenta-do-reino,, canela, cominho, cravo-da-índia, coentro, noz-moscada, gengibre, açafrão, cúrcuma

STF interrompe julgamento sobre liberação das drogas

  O Supremo Tribunal Federal suspendeu nesta quarta-feira o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas. A data para retomada do julgamento não foi definida. A análise do caso foi interrompida por um pedido de vista feito pelo ministro Dias Toffoli. Antes da interrupção, o julgamento está 5 votos a 3 para a descriminalização somente do porte de maconha para uso pessoal.

Na tarde de hoje, Mendonça votou contra a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. Em seguida, o ministro Nunes Marques também votou contra a descriminalização. Cristiasno Zanin foi outro voto contrário.

Ao votar contra a descriminalização, o ministro disse que a questão deve ser tratada pelo Congresso. "Vamos jogar para um ilícito administrativo. Qual autoridade administrativa? Quem vai conduzir quem? Quem vai aplicar a pena? Na prática, estamos liberando o uso", avisou. 

Conforme os votos proferidos até o momento, há maioria para fixar uma quantidade de maconha para caracterizar uso pessoal, e não tráfico de drogas, que deve ficar entre 25 e 60 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis. A quantidade será definida quando o julgamento for finalizado.

Nas sessões anteriores, já votaram nesse sentido os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber (aposentada).

Faltam votar 3 ministros.