Nova safra de grãos

 A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou nesta quarta-feira perspectiva de nova redução na estimativa para a produção brasileira de grãos na safra 2023/2024.

A projeção é que o volume colhido seja reduzido em 13,5 milhões de toneladas frente ao ciclo passado, com colheita de 306,4 milhões de toneladas, redução de 4,2% em relação ao resultado da safra anterior. 

Para o Rio Grande do Sul, a safra é calculada em 38,8 milhões de toneladas, 40,8% superior à de 2022/23, com área cultivada de 10,47 milhões de hectares, alta de 1,7% em comparação ao ciclo passado.

Soja
Principal cultura cultivada no país, a soja deve ter produção de 155,3 milhões de toneladas, quebra de 4,2% na expectativa.

Arroz
Outro importante produto para os brasileiros, o arroz tem uma estimativa de produção de 10,8 milhões de toneladas, 7,2% superior na comparação com a anterior.

O Rio Grande do Sul lidera a produção nacional, com 923 mil hectares semeados e expectativa de produzir 7,66 milhões de toneladas. 

Milho
Para o milho, a Conab estima a produção total em 117,6 milhões de toneladas, redução de 10,9% em relação ao ciclo anterior

Trigo
No trigo, a expectativa de repetir o desempenho da safra de 2022 foi frustrada pela perda de produtividade a partir de setembro, quando a cultura sofreu com chuvas excessivas que persistiram até a colheita, favorecendo a incidência de doenças. Com a colheita encerrada, o trigo teve produção de 8,09 milhões de toneladas, redução de 23,3% em relação ao volume de 10,55 milhões de toneladas colhidos no ciclo anterior e produtividade em queda de 31,8%. 

Sul, inclusive RS, retistrarão muito mau tempo em alguns períodos do dia. É previsão do Climatempo.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de temporal com ventos intensos (65 km/h), chuva volumosa (30 a 60 milímetros), queda de granizo e descargas elétricas. O evento meteorológico é previsto para ocorrer entre o início da madrugada e o final desta manhã de quinta-feira, 11. As informações são da empresa Climatempo e da Defesa Civil Estadual.

O Climatempo diz que no Paraná, em Santa Catarina, no centro-norte e nordeste do Rio Grande Sul, o sol predominará de manhã, a nebulosidade aumentará no decorrer do dia com calor e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Tem risco de chuva moderada a forte em todos os estados, incluindo as capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

No sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Alegrete, Uruguaiana, o dia será de muita chuva e risco de alagamentos e transtornos. No centro, oeste e sul gaúcho, chove a qualquer hora e tem risco de temporal.