Mauro Cid é preso de novo

 O STF, a PF, o governo do PT, os políticos aliados e alinhados, como também a mídia tradicional, foram pegos no contrapé e tentam fazer de conta que o caso tem pouca importância, quando o caso é de enorme importância e gravidade, colocando os inquéritos do fim do mundo totalmente em xeque.


PF e Moraes, justamente os dois acusados por Cid, são justamente seus carcereiros novamente. Só a PF considerou-se sob suspeição, ontem, pedindo que o juiz instrutor do gabinete de Moraes fosse ouvi-lo, hoje, e não ela, PF, mas hoje cumpre ordem e prende Cid.

O diretor-geral da Polícia Federal, delegado Andrei Rodrigues, disse nesta sexta-feira que os áudios atribuídos ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), são “graves acusações” à corporação. Andrei confirmou ter protocolado uma representação contra Cid no STF.

O militar acusou o ministro A. de Moraes e a PF de promoverem crimes de abuso invencível de autoridade, inclusive intimidação, coação e falsidade ideológica, mas não só.

Trata-se de um gravíssimo incidente policial e judicial, colocando em xeque os inquéritos tocados pelo STF e pela PF contra Bolsonaro, tornando-os imprestáveis.

Pressão contra CPI

 A insistente recusa da maioria dos deputados estaduais gaúchos em instalar a CPI da CEEE Equatorial, mesmo depois de dois severos apagões e denúncias de maus serviços, recoloca na ordem do dia as declarações que fez na Federasul o líder empresarial e ex-vice-governador José Paulo Cairolli, que denunciou que é muito fácil para o governo comprar apoio político dos parlamentares. Ele falou isto a respeito da batalha dos empresários e da oposição para reverter o corte de incentivos fiscais promovido pelo governo tucano.

Cairolli usou o verbo "comprar" na sua expressão verdadeira e não como metáfora.

Ele falou tudo isto de público, diante dos principais líderes empresariais, na Federasul, com a presença da imprensa.

Sobre a possibilidade de obter ajuda dos deputados, disse o empresário, lembrando sua passagem pelo governo:

— Então, eu acho, primeiro: (temos que) tomar mais consciência de como é que funciona essa mecânica… e achar que a Assembleia, que é muito fácil de ser dominada… Eu participei de uma negociação, deputado por deputado, trocam por qualquer coisa. O troço não é brinquedo. Saem da sala (plenário da Assembleia) para não votar. Vocês observem como é o… Aí aparece uns malucos que votaram a favor… contra o aumento de imposto. Não saiu (aumento de ICMS) na Assembleia porque houve um movimento muito grande contra.

José Cairolli, pressionado, recuou e disse que usou palavras inadequadas, mas não se retratou.