Artigo, Alon Feuerwerker - A disputa sobre o passado histórico é arma na guerra pelo futuro político

A disputa sobre o passado histórico é arma na guerra pelo futuro político 
A eleição de Donald Trump funcionou também como destampador de um assunto que parecia velho: as pendências remanescentes entre os dois lados da Guerra Civil americana. Na Alemanha, a memória dos maciços bombardeios aliados na reta final da Segunda Guerra, sobre cidades alemãs sem nenhum significado militar, vem alimentando o revisionismo de direita.

O Brasil curte uma autoflagelação, mas a disputa política sobre o passado é algo universal. Não é jabuticaba. A narrativa sobre o que ficou para trás é fonte de poder para o discurso pelo futuro. Exige porém certos cuidados: a verossimilhança é importante, e não escorregar para muito longe dos fatos é essencial. Os fatos, sabe-se e ando repetindo aqui, são teimosos.

A retomada da narrativa de 1964 como revolução democrática é fonte de poder para a coalizão que demoliu, primeiro nas celas e tribunais e depois nas urnas, a Nova República. Que um dia já foi chique (Diretas Já, Tancredo, Constituinte). Hoje é escombros. E chegou a hora de o outro lado insistir numa história embelezada sobre os fatos de meio século atrás.

A Nova República virar Velha Política foi a deixa para reavivar a versão de os militares terem sido chamados pela sociedade em 1964 para impedir que os comunistas tomassem o poder. Assim como o endurecimento do regime em 1968/69 foi a deixa ideal para que apoiadores da derrubada de Jango (Juscelino, Ulysses, Montoro) vestissem a roupa de líderes democráticos.

Falta um “alta” na afirmação de que “a sociedade” chamou os militares para derrubar João Goulart. E se o problema era o comunismo bastava prender, exilar e eventualmente matar os comunistas, e fazer a eleição de 1965 sem os comunistas e sem os amigos dos comunistas. Mas não foi assim. As listas de cassações falam por si. E a eleição só voltou mesmo em 1989.

Mas quem quer saber de fatos? Então bola pra frente. Mostrar 1964 como revolução democrática e não golpe militar é combustível político para a coalizão no poder, que reproduz não só as alianças do imediato pós-1964 mas também a política econômica. E o governo pode alimentar a base social com ideologia enquanto não chegam os resultados.

Nesse debate, por enquanto, o bolsonarismo mantém a iniciativa. Governos têm potencialmente vantagem nisso, mas o atual parece sistemático: vai lançando ao ar teses, até mais mais disparatadas, e faz a discussão orbitar em torno delas. Enquanto se discute se o nazismo era de esquerda ou se a Terra é plana, ninguém conhece direito a proposta para a previdência.

Algumas coisas ajudam o bolsonarismo nessa tática. Ajuda-o a generalizada insuficiência em cultura e intelecto, um traço nacional. É também inteligente disseminar teses absurdas. A tentação da crítica é focar no ridículo da coisa, e deixa-se de enfrentar o debate no mérito. O “nossa, que absurdo” substitui a argumentação, e aí vira um Fla-Flu.

Sem contar que manter um fluxo ininterrupto de acusações obriga os adversários a passar o tempo se defendendo. Foi um expediente muito usado pelo PT, em especial nas campanhas presidenciais. E funcionou. Agora assiste-se à volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar. Vamos ver de que jeito o pessoal sai dessa. E uma hora vai sair.

Pois, como não existe mesmo almoço grátis, a linha governamental ajuda a amplificar e tirar a poeira de uma oposição que vinha algo isolada e paralisada, isolamento e paralisação naturais em início de governo. É a antiga constatação: quando o sujeito interfere na realidade, ela também o transforma em algum grau. A cada ação, gera-se uma reação.

Falta porém ainda à oposição um componente essencial: o mal-estar do povo. Poderá ser medido nas pesquisas sobre a popularidade do governo. Se de fato a provável reforma da previdência desencadear um ciclo de crescimento, o governo vai se segurar. Se não, aí sim haverá motivo para o uso da expressão “crise”.
________________________________________
Alon Feuerwerker (+55 61 9 8161-9394)
mailto:alon.feuerwerker@fsb.com.br

Discurso de Bolsonaro em Israel

Prezados amigos, prezado irmão Benjamin Netanyahu,

Há dois anos estive em Israel. Visitei o Rio Jordão. Por coincidência, meu nome também é Messias. Senti-me emocionado naquele momento. Aceitei um chamamento de um pastor da nossa comitiva e desci as ruas do Rio Jordão, uma emoção, um compromisso, uma fé verdadeira que me acompanhará pelo resto da minha vida.
Sempre admirei o o povo de israel. Depois dessa passagem, em um período de pré-campanha e de campanha, citava sempre qual o ensinamento deveria levar de Israel para o Brasil. Eu falava muitas vezes. Nós sabemos que Israel não é tão rico quanto o Brasil em recursos naturais entre outras coisas. Eu dizia: olha o que eles não tem e veja o que eles são. E daí eu dizia para os meus irmãos brasileiros: olha o que nós temos e o que nós não somos. Como poderemos ser iguais a eles? Precisamos ter a mesma fé que eles têm.
E com esse sentimento e usando também uma passagem bíblica, João 8:32, que diz: conhecereis a verdade e ela vos libertará, conseguimos vencer desafios no Brasil.
Dois milagres aconteceram comigo. Um é estar vivo. Fui muito bem atendido, num segundo momento, no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Pelas mãos daqueles profissionais de saúde e primeiramente pelos profissionais de saúde da Santa Casa de Juiz de Fora e com toda a certeza novamente, pelas mãos de Deus, consegui sobreviver e também ser eleito presidente da República num clima completamente hostil a minha pessoa. Mas eu tinha uma coisa que os outros não tinham: eu tinha o povo ao meu lado.
Prezado irmão Netanyahu. É uma honra voltar a Israel. Realizo essa visita antes mesmo de completar 100 dias de mandato. Meu governo está firmemente decidido em fortalecer a parceria entre Brasil e Israel.
A amizade entre nossos povos é histórica. Tivemos um pequeno momento de afastamento. Mas Deus sabe o que faz. Voltamos.
Brasileiros e israelenses compartilham valores, tradições culturais e o apreço à liberdade e à democracia. Juntas, nossas nações podem alcançar grandes feitos. Temos que explorar esse potencial. É isso que pretendemos fazer nessa visita.
Antes de mais nada quero aproveitar para agradecer a participação do primeiro-ministro Netanyahu na ocasião da minha cerimônia de posse. Foi a primeira visita de um chefe de poder israelense ao meu país. Talvez queira expressar a gratidão do povo brasileiro pela demonstração inequívoca de solidariedade que forneceu Israel no enfrentamento da tragédia de Brumadinho. Esse gesto jamais será esquecido.
É motivo de muito orgulho para mim e para o povo do país o papel que o nosso chanceler Oswaldo Aranha desempenhou na criação do nosso estado de Israel.
Felizmente retornamos para o tratamento equilibrado das questões do Oriente Médio. O nosso ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, voltou de uma visita a Israel entusiasmodo com as possibilidades de acordos e parcerias.
A cooperação nas áreas de segurança e defesa também interessam muito ao Brasil. Eu e meu amigo Netanyahu Pretendemos aproximar nossos povos, nossos militares, nossos estudantes, nossos cientistas, nossos empresários e nossos turistas.
Obrigado pela calorosa recepção. Estou certo que teremos dias muito produtivos e agradáveis.
Eu amo Israel.
Muito obrigado

Artigo, Fábio Jacques - Direita ou esquerda ?

A declaração do ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo na qual afirma que nazismo e fascismo foram regimes de esquerda provocou um frenesi nas hostes esquerdistas não só do Brasil como do mundo.
Os argumentos de especialistas contra esta afirmação, como o embaixador alemão Georg Witschel, Peter Carrier pesquisador da UNESCO sobre o holocausto, ou Ruth Ben-Ghiat se baseiam principalmente no antagonismo de Hitler contra o comunismo, apesar de que até a invasão da Rússia pela Alemanha (operação Barbarossa), Rússia e Alemanha foram aliadas, parceria consolidada no pacto Molotov-Ribbentrop. Inclusive, ainda que muita gente ignore, a segunda guerra mundial começou com a invasão da Polônia pela Alemanha no dia primeiro de setembro de 1939 e pela Rússia no dia 17 do mesmo mês. Em 1945 a Polônia foi libertada dos alemães pelas tropas russas o que fez a população polonesa simbolicamente pular da frigideira para o fogo.
Hitler foi realmente contra o comunismo na Alemanha, o que não significa que seu regime também não fosse de esquerda. Dentro do próprio comunismo russo houve linhas ideológicas diferentes haja vista o assassinato de Trotsky a mando de Stalin assim como as várias reescritas da história a cada novo governo soviético quando até as fotos dos ditadores anteriores foram apagadas para que não fossem mais lembrados.
O que é direita e o que é esquerda? Qual a diferença fundamental entre estes dois regimes?
Minhas leituras na mídia têm me dito que direita é tudo aquilo que não é esquerda. Este raciocínio é semelhante à falácia de dizer que tudo o que não for vermelho é verde e que existe apenas um vermelho enquanto qualquer pessoa instruída sabe que os comprimentos de onda que nossos olhos percebem como vermelho variam entre 625 e 740 nanômetros, ou seja, uma gama bastante ampla.
Vamos, na internet, tentar encontrar alguma definição que diferencie claramente a esquerda da direita.
Direita:
Defende a liberdade de mercado, as liberdades individuais e os valores tradicionais. Sua filosofia é conservadora. O papel do Estado é de respeito aos direitos individuais com pouca intervenção na economia. Economicamente defende a diminuição de impostos e gastos públicos e menos poder do Estado sobre       o mercado.
Esquerda:
Defende a igualdade entre os cidadãos e os direitos das minorias. Sua filosofia é liberal. O papel do Estado é garantir a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Economicamente defende programas sociais e políticas públicas, impostos pagos de acordo com a renda e regulamentação do Estado sobre o mercado.
Frente a estas duas definições fica difícil afirmar que nazismo e fascismo tenham sido regimes de extrema-direita e que os regimes de Cuba ou Venezuela sejam de esquerda.
Tanto o nazismo e o fascismo como o comunismo foram regimes ditatoriais os quais dificilmente poderiam se enquadrar em qualquer dos modelos teóricos de direita e esquerda acima elencados.
Thomas Morus na sua obra prima “Utopia”, cria uma ilha (dizem que sua inspiração foi o arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha) na qual havia igualdade total entre as pessoas seja em termos de oportunidades como em termos de riqueza. Sem posses individuais todos seriam iguais e todos colaborariam pelo bem comum. O nome já diz que se trata de utopia porque as pessoas são diferentes entre si em miríades de aspectos sendo que a igualdade imposta desestimula qualquer senso de iniciativa levando sempre à nivelação por baixo. Quem não tem habilidades especiais ou firme vontade de fazer por si, nada faz porque tem certeza de que receberá o que precisa do Estado e quem for curioso, criativo ou empreendedor deixa estiolar estas suas características porque nenhum benefício lhes proporcionarão.
Cuba e Venezuela nivelaram sua população por baixo. O mesmo ocorreu na Rússia, na China ou em qualquer outro país comunista. Mas mesmo nestes países a natureza humana não foi suficientemente suplantada sendo que no momento da abertura para a livre iniciativa tanto na Rússia como na China surgiram como que do nada grandes empreendedores cujas habilidades se mantiveram por décadas latentes ou foram aplicadas em negócios escusos à margem da lei.
Me parece que o grande problema em aceitar que nazismo e fascismo foram de esquerda não está no reconhecimento da essência de sua ideologia e sim na necessidade de desdizer tudo o que sempre foi dito pela esquerda sobre estes regimes. Como os esquerdistas vão assimilar a ideia de que aqueles tachados por eles de extrema-direita na verdade foram de esquerda? Como vão aceitar que o holocausto foi perpetrado pela esquerda? Este sapo é grande demais pra ser engolido sem entalar na garganta.
Fica mais fácil gritar e espernear contra e simplesmente dividir o espectro político em vermelho e verde. Tudo o que não é vermelho é verde e tudo o que não é esquerda (independente de suas nuances), é direita, e ponto final.
Assim fica fácil argumentar.
O autor é diretor da FJacques - Gestão através de Ideias Atratoras, Porto Alegre, e autor do livro “Quando a empresa se torna Azul – O poder das grandes Ideias”.
www.fjacques.com.br -  fabio@fjacques.com.br