.

O voo do brasileiro Alberto Santos Dumont, em uma distância de 60 metros com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, marcou historicamente aquele 23 de outubro de 1906 e consagrou ainda mais o inventor. O aparelho subiu 2 metros de altura e foi o bastante para a humanidade olhar para cima e para o futuro de forma diferente.

O feito inédito que completa 115 anos neste sábado (23), porém, é "apenas" a parte mais famosa das conquistas, segundo apontam os pesquisadores da vida e das obras daquele mineiro que ficou conhecido como o Pai da Aviação.

CLIQUE AQUI para saber mais. A reportagem é da Agência Brasil, edição deste domingo. Vale a pena ler. É texto curto e inteligente, com boas fotos.

 Prefeitos vão aos deputados para exigir mudanças no projeto que regionaliza sistema de saneamento do RS

Na semana que começa amanhã, os prefeitos da Granpal, Grande Porto Alegre, apresentarão aos deputados estaduais as suas propostas para o projeto do governo estadual que estabelece a regionalização do sistema de saneamento.

A proposta atual é considerada inviável, já que retira a autonomia municipal.

O caso afeta diretamente os planos do governador Eduardo Leite de entregar a Corsan ao comando da iniciativa privada.

Beto Albuquerque

 Desde o início de setembro, quando teve oficializada a sua pré-candidatura a governador do Rio Grande do Sul, o ex-deputado Beto Albuquerque trabalha focado em promover diálogo para a estruturação de um projeto para o Estado. Além de participar de reuniões com partidos, encontros com lideranças e de ter concedido entrevistas para mais de 60 rádios, há o empenho para a construção de um Plano de Governo, com prioridade para a educação.

Em relação a este plano, o primeiro passo foi dado neste sábado , quando o Partido Socialista Brasileiro (PSB/RS) e a coordenação da pré-campanha de Beto promoveram um encontro de lideranças na Assembleia Legislativa do RS, com o objetivo de definir os eixos que guiarão o desenvolvimento do programa. O especialista em Políticas Públicas e coordenador do projeto de Autorreforma do PSB Nacional, Sinoel Batista, apresentou o estudo para embasar o debate sobre as principais pautas. “Levantamos um conjunto de indicadores, comparando a realidade do Estado com o Brasil, permitindo que representantes de diversas áreas pudessem eleger as prioridades que irão orientar a estruturação das estratégias deste documento”, explicou.

 Ao reafirmar que a educação é a sua prioridade, Beto destacou que este é mais um importante passo para definir a proposta de um futuro de desenvolvimento e qualidade de vida para os gaúchos. “Agora, vamos trabalhar a partir de cinco grandes áreas, não apenas com políticos, mas com toda a sociedade, assumindo compromissos com os gaúchos que nos permitam ter o pé no chão para poder realizar de verdade”, afirmou o pré-candidato a governador.



O editor começou a ver e recomenda aos leitores, mas é melhor reservar para a noite, sem as crianças na sala. Para quem gosta de tramas tocantes inspiradas em histórias reais, a minissérie Maid é a opção perfeita. A trama da produção de 7 episódios se baseia no livro “Maid: Hard Work, Low Pay and a Mother’s Will to Survive” (Faxineira: Trabalho Duro, Salário Baixo e a Vontade de uma Mãe para Sobreviver), best-seller autobiográfico de Stephanie Land.




 Novo piso regional gaúcho poderá ser aprovado na semana que começa amanhã


A Assembleia do RS aprovará na semana que se inicia amanhã, o novo piso regional do RS.

As três propostas em exame:

- Governo, +2,73%
- Sindicatos, 10,35
- Empresas, fim do regional

A proposta oficial é a do governo. Atualmente, o valor da primeira faixa salarial está em R$ 1.237,15.

Ainda não foi escolhido substituto de Odacir Klein no Badesul




Ministro da Saúde volta a condenar exigência de passaporte vacinal





Vacinação, hoje, Porto Alegre, estará concentrada no Centro Histórico, em horário curto

A foto é de Cristine Rochol, PMPA.

Neste domingo, a vacinação continua em Porto Alegre para todas as pessoas com 12 anos ou mais. O local da aplicação será a unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde, que estará na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, no Centro Histórico, das 9h às 13h.

No local, também haverá aplicação da segunda dose de Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan para quem tomou a primeira dose há oito semanas, dez semanas ou 28 dias, respectivamente. Já a terceira dose estará disponível para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde vacinados com a segunda dose há seis meses, além de imunossuprimidos vacinados com a segunda dose há pelo menos 28 dias, independente do fabricante.