Anistia

O senador Hamilton Mourão, que é do Republicanos, voltou a defender, neste sábado, dia 2 de fevereiro, a respeito do seu projeto, formatado para  defender anistia política para os envolvidos nas manifestações do 8 de janeiro.

"Anistia já", escreveu Mourão em letras garrafais no seu X.

O projeto do senador é bastante restritivo, mas significa um bom começo e demonstra, mais uma vez, o pragmatismo do general gaúcho, que desenhou uma proposta que é politicamente mais pragmática, já que a anistia prevista ali é para os manifestantes que não se envolveram nos quebra-quebras, algo como 1.500 dos 1.700 presos políticos capturados a mando do ministro Alexandre de Moraes. 

Outro projeto mais abrangente é do deputado federal Alexandre Rmagem, PL.

O senador Mourão torna recorrente o seu discurso, porque percebeu claramente que a proposta de anistia pode se tornar um clamor popular, tudo depois que na Paulista o próprio Bolsonaro empunhou esta bandeira como a palavra de ordem que ele quer que o povo passe a levar para as ruas.

Sem as ruas, o Poder Legislativo não agirá, vide o que aconteceu mais recentemente nos casos dos impeachments de Collor e de Dilma Roussef, depostos depois de gigtantescas manifestações de rua.

O caso da mais recente anistia política, a de 1979, é emblemático para o pedido atual de anistia. Ela só saiu depois da vitória nas ruas do movimento Anistia Já.

O Brasil está repleto  de anistias políticas concedidas depois de insurgências armadas ou não.

Ao contrário do que diz o maior dos grilos falantes do STF, o ministro Gilmar Mendes, a anistia política não deve necessariamente ocorrer somente depois da coisa julgada. 

O caso é político e visa a pacificação do País, podendo ser, inclusive, recíproca, ampla, geral e irrestrita, inclusive, que é o próximo passo.

Gilmar Mendes faz conversa pra boi dormir.

A anistia é um perdão estendido pelo governo a um grupo ou classe de pessoas, geralmente por uma ofensa política. Trata-se de ato de um poder soberano, que é o de perdoar oficialmente certas classes de pessoas que foram julgadas ou estão sujeitas a julgamento.

Vale a pena lembrar o que houve em 1979, que determinou o fim do regime militar:

 A Lei da Anistia ocorreu pela lei n° 6.683, sancionada pelo presidente João Batista Figueiredo em 28 de agosto de 1979, após uma ampla mobilização social, ainda durante o regime militar.

Disse o artigo 1o:

1º É concedida anistia a todos quantos, no período compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou conexo com estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos políticos suspensos e aos servidores da Administração Direta e Indireta, de fundações vinculadas ao poder.

Mesmo que não seja do interesse do Consórcio STF+Governo Federal e seus aliados e alinhados, a anistia ampla, geral e irrestrita entrou na ordem do dia e é com certeza a grande pauta política deste início de ano no Brasil.

A proposta foi para as ruas na Paulista, dia 25, mas precisa ganhar de vez o coração e a mente de todos os brasileiros de bem que querem o melhor para os brasileiros e o Brasil.

Aumentou o número de inadimplentes no País, diz Serasa

 Em janeiro deste ano, houve aumento no número de consumidores inadimplentes no país, após dois meses consecutivos de queda, de acordo com levantamento realizado pela Serasa. Em relação ao primeiro mês do ano passado, o número de inadimplentes também subiu, passando de 70,09 milhões para 72,07 milhões de pessoas em janeiro deste ano.

As informações são da repórter Janaína Andrade, que publica a reportagem a seguir no site da Agência Brasil de hoje:

O estudo revelou também que os dois principais motivos para a inadimplência, nos anos de 2022 e 2023, foram o desemprego e a redução na renda. O desemprego foi apontado por 29% dos endividados, em 2022, e por 22%, em 2023. Já a redução de renda foi citada por 12% e 20% dos inadimplentes, em 2022 e 2023, respectivamente.

O cartão de crédito continua sendo o principal tipo de dívida entre os inadimplentes, desde o ano de 2018 até 2023. No ano passado, o cartão de crédito correspondia à principal dívida para 55% dos endividados. Sete em cada dez brasileiros costumam parcelar suas compras, sendo a maior fatia (27%) por não ter o valor cheio para pagamento à vista.

A pesquisa identificou que somente 11% das mulheres das classes C, D e E, e 16% das mulheres das classes A e B afirmaram estar satisfeitas em relação às finanças pessoais. Considerando homens e mulheres, 12% das faixas C, D e E, e 17% das faixas A e B disseram estar satisfeitos com a vida financeira.

O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, avalia que, para enfrentar o problema da inadimplência de forma abrangente e sustentável, são necessárias medidas como combate ao desemprego e à informalidade, educação financeira, microcrédito e crédito consciente e proteção do consumidor.

“Através de políticas públicas que gerem emprego e formalizem o mercado de trabalho, a renda das famílias pode ser aumentada, reduzindo a inadimplência. Implementar programas abrangentes e acessíveis de educação financeira para conscientizar a população sobre o uso consciente do crédito, planejamento financeiro e gestão de recursos”, explicou Meirelles.

Apesar de a educação financeira ser um pilar fundamental para combater a inadimplência no longo prazo, o especialista ressalta que não se pode esquecer que a grande questão é que o brasileiro ganha pouco e é, por essa razão, somada aos juros altos, que se endivida.

“É muito complicado dizer que quem sustenta uma família com um salário mínimo não tem educação financeira, que a chefe de família que sabe o preço da carne no centavo e fraciona suas compras pelo mês para garantir a comida até o dia 30 não tem educação financeira. O maior erro de alguns projetos de educação financeira é achar que o brasileiro médio se endividou porque é perdulário. Não, ele se endividou porque a renda é curta e os juros são altos”, disse.

Além disso, ele apontou que medidas como ampliar o acesso ao microcrédito e fomentar o crédito responsável, com taxas de juros justas e acompanhamento dos devedores, podem auxiliar na inclusão financeira e na recuperação de crédito. “Fortalecer os mecanismos de proteção do consumidor contra práticas abusivas de crédito e cobrança é fundamental para evitar o endividamento excessivo e garantir os direitos dos consumidores”, acrescentou.

Mutirão de negociação

O Programa Desenrola Brasil, do Ministério da Fazenda, integra, a partir deste segunda-feira (4) até 28 de março, um mutirão de renegociação de dívidas. Os interessados poderão acessar as ofertas do MegaFeirão Serasa e Desenrola de forma presencial, no Palácio dos Correios, no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista, além dos sites do Programa Desenrola Brasil e da Serasa Limpa Nome.


Campós Neto e inflação

  O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira  que a curva da inflação no país está seguindo uma trajetória “benigna”. Ele falou em evento na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na capital paulista.

De acordo com ele, o setor que demanda mais atenção é o do serviços, que “começou a pressionar um pouco” os preços:

- A gente precisa ver qual é a dinâmica [da inflação do setor] de serviço. A gente fez várias análises sobre a dinâmica de inflação de serviço e entende que não tem nada, hoje, que acenda nenhum tipo de luz vermelha, mas que a gente precisa estar atento

Campos Neto ressaltou que, apesar de o Banco Central já ter manifestado que perseguirá a meta de inflação à risca, o mercado ainda mantém uma expectativa futura de inflação acima da meta.

“Curiosamente, apesar do Banco Central ter sinalizado muito e ter focado muito na mensagem que nós vamos perseguir a meta, as expectativas de inflação estão mais ou menos estáveis para dois, três anos à frente, em um nível que é acima da meta, de 3,5%”.

De acordo com o presidente do BC, a projeção fora da meta feita pelo mercado pode ser explicada por vários fatores, entre eles, a percepção da necessidade de mais controle fiscal: “está ligado a vários fatores. Tem um pedaço que é uma percepção de que precisa ainda fazer a convergência fiscal”.