Campanha da OAB do RS

 A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul lançou sua nova campanha institucional: “Exerça a cidadania, respeite a advocacia”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre as prerrogativas dos advogados e das advogadas gaúchas. Para a ação, está prevista a divulgação de um material especial com mensagens que destacam a atuação da advocacia e a importância do respeito ao seu trabalho por meio de cards em redes sociais, bem como de cartazes e folders nos foros e salas da OAB.


De acordo com o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a ação se torna ainda mais necessária em um contexto em que diversos casos de desrespeito às prerrogativas da advocacia vêm ocorrendo nos últimos meses.

“A nossa gestão tem muitas marcas! A forma firme de defesa dos nossos colegas é uma delas. Quando fomos pessoalmente apoiar os colegas nos atos realizados nos últimos dias, prestando apoio imediato àqueles que tiveram suas prerrogativas violadas, deixamos um recado claro para a sociedade: não vamos tolerar qualquer tipo de violação ou desrespeito à atuação da nossa classe. Nossos colegas poderão continuar trabalhando com destemor, pois a OAB/RS estará ao lado de todos os advogados e advogadas”, pontuou.


Indispensável à administração da Justiça

Para Lamachia, é imprescindível que os advogados e as advogadas sejam respeitados durante o exercício da advocacia. “Está na Constituição Federal: somos indispensáveis à administração da Justiça. É por meio da advocacia que a sociedade é representada, dando voz àqueles que, muitas vezes, não tem voz. Portanto, em nenhuma hipótese os advogados e as advogadas podem ser desrespeitados e/ou impedidos de exercerem as suas funções, e é extremamente importante que a sociedade e as autoridades estejam conscientes disso”, disse o presidente.


Prerrogativas: pauta permanente da OAB/RS

A defesa das prerrogativas da advocacia é um tema permanente dentro do trabalho institucional da OAB/RS. E isso se intensificou recentemente, quando a Ordem gaúcha precisou agir de forma célere em alguns casos ocorridos do estado. No dia 16 de março, o presidente da OAB/RS liderou um ato em defesa do advogado Manoel Pedro Castanheira, que teve suas prerrogativas profissionais violadas ao ser preso após ser impedido de exercer a atividade profissional em Soledade. O ato simbólico foi realizado em menos de 48h após o ocorrido, na sede da subseção local. No dia 21 de março, Leonardo Lamachia esteve em Pelotas para conduzir um ato público em apoio à advogada Laura Cardoso e para acompanhar as investigações sobre o caso, no qual a profissional teve o carro incendiado em frente à sua casa. Em 16 de abril, um domingo à noite, Leonardo Lamachia se reuniu com o prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasen Rosa, para exigir providências sobre as agressões e a prisão arbitrária sofridas pela advogada Sara Bitencourt, ocasionadas por guardas municipais do município. Já no dia 19 do mesmo mês, o presidente da Ordem gaúcha liderou um ato público de desagravo em defesa das advogadas Juliana Fortes e Luciele Saragoso, ambas da subseção de São Francisco de Assis, que foram desrespeitadas no exercício da profissão. Na terça-feira (25), a OAB/RS realizou uma Sessão Pública de Desagravo pelo respeito às prerrogativas da advocacia, ocorrida no auditório do OAB Cubo, em Porto Alegre. O ato cumpriu seis desagravos previamente deferidos pelo Conselho Pleno da Ordem. “O exercício da autoridade tem um limite universal nas democracias, que é o respeito às leis. Exigimos que os agentes exerçam sua autoridade dentro dos limites da lei”, afirmou o presidente da OAB gaúcha na oportunidade.


Campanha pelo respeito e defesa das prerrogativas

A campanha “Exerça a cidadania, respeite a advocacia” ocorrerá durante os meses de maio, junho e julho, nos canais de comunicação da OAB/RS. O objetivo campanha é conscientizar não apenas a advocacia sobre a importância de suas prerrogativas e do apoio dado pela instituição aos colegas, mas também a sociedade sobre o trabalho desempenhado pelo advogado e pela advogada e como ele é essencial para a defesa da cidadania, e que cercear sua atuação traz danos a todos.


Fonte: https://www2.oabrs.org.br/noticia/exerca-a-cidadania-respeite-a-advocacia-oab-rs-lanca-campanha-em-defesa-das-prerrogativas/62762 


Da Itália para Porto Alegre: Spaccio RAR lança Pasta Toscana

O produto feito em Castiglion Fiorentino está disponível na unidade de Porto Alegre da marca fundada por Raul Anselmo Randon.

Os porto-alegrenses terão uma oportunidade exclusiva de saborear uma tradicional pasta italiana. A Spaccio RAR Porto Alegre será a primeira unidade da marca a ter a Pasta Toscana em seu cardápio do bistrô e nas prateleiras de seu empório. O produto é feito na cidade de Castiglion Fiorentino, na região da Toscana, pela família Fabianelli desde 1860. O Chef da RAR, Guilherme Schiavo, explica que a massa é produzida com a técnica bronze dawn. “Além de ser feita com o trigo de grano duro, o grande diferencial é que a massa é passada por um cortador feito com bronze, que molda e deixa a textura mais áspera que o normal. Desta maneira, a Pasta Toscana retém mais o molho e fica com um sabor diferenciado”, explica o Chef Schiavo. 

 

 

A Pasta Toscana integra a linha de importados da RAR e tem suas embalagens 100% recicláveis como papel. “Além de provar essa iguaria no cardápio do bistrô da Spaccio RAR, o porto-alegrense também poderá levar o sabor da toscana para a sua mesa, pois o produto também estará no nosso bistrô”, afirmou a sócia da Spaccio RAR, Isabela Zamboni. 

Fusilli, farfalle, tortiglione e spaghetti são os tipos disponíveis das massas clássicas. Enquanto a Pasta Toscana artesanal conta com os tipos sêmola pici e calamarata liscia.

 

  

SOBRE A SPACCIO RAR 

A unidade Spaccio RAR Porto Alegre é um bistrô e empório gastronômico e conta com um mix de cerca de 450 produtos da RAR e de parceiros, como o queijo Gran Formaggio - eleito o melhor parmesão do Brasil, vinhos RAR e da linha especial RAR MASI, cervejas artesanais, queijos, massas, molhos, azeites e pães. Além de um cardápio de almoço executivo feito inteiramente com produtos RAR. Localizada na Avenida 24 de outubro, 1605, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h.


Nova lei auxilia alunos com atraso na aprendizagem

  O prefeito Sebastião Melo sancionou nesta terça-feira, 2, em ato realizado no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, duas leis de autoria da vereadora Cláudia Araújo. A lei 13.380 determina que o município auxilie alunos da rede municipal com prejuízos na aprendizagem devido à pandemia e distanciamento social. O objetivo é normalizar a frequência escolar dos estudantes, promover participação das famílias no retorno às atividades presenciais e de recuperação de aprendizagem, além do acolhimento socioemocional das turmas e professores.




A ideia é monitorar a frequência dos estudantes nas aulas e fazer busca ativa daqueles que estiverem com faltas recorrentes. Além disso, a lei sugere ao município premiar as escolas que apresentarem as melhores práticas educacionais no contexto pós-Covid-19. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) já desenvolve projetos relacionados com os temas, como o RecomPOA, lançado no início do ano e que envolve 3,2 mil professores e 26.393 alunos em toda a rede municipal de ensino. O programa trabalha com o reforço escolar para compensar as perdas causadas pela pandemia.

A informação é da área de comunicação da prefeitura. Leia a reportagem completa dos jornalistas:




“As duas leis vêm ao encontro do que já temos trabalhado na educação, mas precisamos intensificar e acrescentar as sugestões das legislações porque os prejuízos na sala de aula foram muitos. Precisamos nos reinventar, aproximar a comunidade escolar e criar uma cultura de convivência, de aprendizado e alternativas para que enxerguem a escola como extensão de suas casas” – Prefeito Sebastião Melo.




A outra lei sancionada - 13.442 - estabelece a participação de fonoaudiólogos e profissionais de educação na alfabetização de crianças da rede municipal. A proposta é que sejam promovidas estratégias para o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de perceber, segmentar e manipular sons e sílabas da fala, considerados processos fundamentais para a alfabetização. Conforme a lei, estes profissionais devem estar capacitados e fornecer material didático com base nas necessidades fonológicas dos estudantes em processo de alfabetização.




O Alfabetiza+POA é um dos projetos desenvolvidos pelo município que também busca intensificar as metodologias de alfabetização plena na idade certa e a consciência fonológica já está inclusa nesse processo através dos educadores.