Zucco

ENTREVISTA
Deputado federal Zucco, Republicanos do RS

Você é o autor da Lei Estadual 15.401/2019, que criou o modelo gaúcho de escola cívico-militar, cuja adesão se dá por meio de consulta pública junto à comunidade escolar e utiliza policiais militares da reserva como monitores. E os resultados desta recente experiência?

Os resultados alcançados são fantásticos e as comunidades estão extremamente satisfeitas. As demandas por novas migrações para o modelo cívico-militar não param de crescer. De acordo com relatório produzido pelo Ministério da Educação em dezembro de 2022, naquelas unidades educacionais onde o modelo cívico-militares foi  implementado houve a redução de 82% da violência física, queda de 75% da violência verbal, diminuição de 82% da violência patrimonial, redução de 80% da evasão e abandono escolar e uma elevação de 85% no nível de satisfação global com o ambiente escolar. “Além disso, tivemos a elevação do Ideb nessas escolas e a aprovação de alunos em universidades públicas pela primeira vez na história dessas unidades”, acrescentou Zucco

O programa não força ninguém
Jamais houve uma comunidade que tenha rejeitado o modelo. Em média, essas consultas têm a aprovação de 90% dos votantes. Os relatos dos prefeitos e diretores são de que, em menos de três meses, a realidade dessas escolas começa a ser transformada.

O governo lulopetista resolveu cancelara o programa federal.
Uma decisão irresponsável, revanchista e antidemocrática é esta decisão do Ministério da Educação em acabar com o programa federal das Escolas Cívico-Militares. O ministro Camilo Santana mentiu para o Parlamento brasileiro quando garantiu, em audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, de que manteria as 202 unidades educacionais que optaram por aderir ao Pecin. 

Qual o tamanho do problema
Em nível nacional, o programa cívico-militar está presente em 202 escolas: 39 na Região Norte, 26 na Região Centro-Oeste, 37 na Região Nordeste, 46 na Região Sudeste e 57 na Região Sul. São aproximadamente 120 mil famílias em vulnerabilidade social atendidas pelo programa federal.  No total, 359 municípios ficaram na lista de espera aguardando a implantação do modelo em suas respectivas unidades.  vai acabar

Isso não pode ficar sem uma resposta efetiva. Estamos avaliando entrar com uma ação no Ministério Público Federal para que os 120 mil estudantes não fiquem desassistidos

Os governos estduais também adotaram o programa, mas com formato próprio.E muitos vão incorporar as federais ao seu sistema.

E no RS ?
Espero que o governador gaúcho Eduardo Leite assuma as 27 escolas do modelo federal. 

Quantas são as estaduais ?
No RS, atualmente, são 56 escolas cívico-militares implementadas com base na Lei 15.401/2019. Há uma fila de espera de aproximadamente 50 municípios gaúchos que desejam o modelo de ensino.  


.



Endereços dos restaurantes populares

CENTRO: Rua Garibaldi, 461 (400 refeições/dia - segunda a sexta ; e 200 refeições/dia - sábados e domingos).


VILA CRUZEIRO: Rua Dona Otília, 210 (100 refeições/dia - segunda a sexta).


LOMBA DO PINHEIRO: Rua Cacimbas, 159 (100 refeições/dia – segunda a sexta).


RESTINGA: Estrada Chácara do Banco, 71. ( 100 refeições/dia – segunda a sexta).


RUBEM BERTA: Rua Caetano Fulginiti, 95 (100 refeições/dia – segunda a sexta).

Grupo midiático extremista persegue a Jovem Pan.

A empresa passa por um momento de crise financeira com anunciantes, em virtude da campanha de desmonetização realizada pelo grupo extremista Sleeping Giants, acarretando demissões na Jovem Pan. Mais de 100 patrocinadores desembarcaram.

Depois dedemitir a apresentadora Adriana Reid, doJornal da Manhã, a Jovem Pan mandou embora a setorista Katiuscia Sotomayor nesta terça-feira, 25. Katiuscia comandava o programa Direto de Brasilia. Katiuscia estava na companhia desde novembro de 2021. Um dos motivos apontados é o alto salário que a jornalista recebia. O MPF também persegue o grupo paulista.

O grupo extremista, no entanto, já foi penalizado judicialmente por empresas prejudicadas, como foi o caso da Gazeta do Povo, o Jornal da Cidade on Line e a Conexão Política (CLIQUE AQUI para verificar estes casos).