Começou a construção de usina de biometano em Triunfo, RS. Investimento é de R$ 200 milhões.

Começou ontem, Triunfo, RS, o início da construção da primeira unidade de uma usina de biometano da empresa Bioo. A planta está sendo construída ao lado do Polo Petroquímico de Triunfo e produzirá bioprodutos a partir do tratamento de resíduos orgânicos agroindustriais, com investimento de R$ 200 milhões da empresa, gerando 300 empregos.A unidade deve entrar em operação até o fim de 2024 

A usina gerará biometano, CO2 para a indústria alimentícia e fertilizante orgânico, com capacidade de tratamento de mais de 600 toneladas de resíduo por dia, com produção diária de 30 mil m³ de biometano, 40 toneladas de CO2 alimentício e 120 toneladas de fertilizantes.

A Bioo é uma sociedade da EB Capital3 com a Sebigás Cótica. A planta de Triunfo, por meio da Sebigás Cótica, já possui contrato firmado com a Sulgás para fornecimento do biometano produzido. O produto será injetado diretamente na rede de gasodutos da distribuidora de gás canalizado.

A Sulgás e a Sebigás Cótica firmaram o primeiro contrato para o suprimento de biometano do Rio Grande do Sul em dezembro de 2021, antes da transferência do controle da empresa para a iniciativa privada. O acordo entre as duas empresas foi resultado da chamada pública para aquisição de biometano, lançada em 2020.