Arquitetos e engenheiros 60+ terão atendimento inclusivo em Gravataí

Iniciativa do projeto Uma Senhora Cidade, um Senhor Futuro prevê maior atenção na tramitação de processos para profissionais com mais de 60 anos.


A exclusão digital é uma realidade para a maioria dos profissionais que já estavam no mercado de trabalho antes da popularização da internet. Pensando nisso, a Prefeitura de Gravataí lançou um projeto-piloto que se propõe a fazer justiça digital. A partir de agora, profissionais de engenharia, arquitetura e técnicos com mais de 60 anos, vinculados ao CAU-RS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS), Crea-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), CRT (Conselho Regional de Técnicos) e CFT (Conselho Federal de Técnicos), terão atendimento inclusivo na tramitação de projetos junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. 


A iniciativa é parte do projeto Gravataí, uma Senhora Cidade, um Senhor Futuro, parceria entre a prefeitura e o Instituto Moriguchi. “Nossas tramitações são todas digitais e muito rápidas, mas notamos que uma parcela dos profissionais não nativos digitais esbarra em detalhes que são corriqueiros para quem já nasceu na era das relações on-line”, explica o secretário Cláudio Luiz Carvalho dos Santos.


A lógica da nova ferramenta se baseia em uma triagem humana. Os profissionais que preencherem os requisitos necessários terão seus pedidos, assim que protocolados no site da prefeitura, encaminhados, via sistema, a servidores treinados para reconhecer eventuais lacunas. Na sequência, haverá um contato direto com o proponente para ajudá-lo a cumprir as etapas incompletas do processo.


“Esta é uma das primeiras iniciativas deste novo projeto voltado à terceira idade em Gravataí. Cabe ao poder público se antecipar ao envelhecimento da população em várias frentes, adaptando a cidade para oferecer serviços mais adequados e eficientes. É o que estamos fazendo: preparando a cidade para proporcionar mais bem-estar às pessoas com 60+, que têm uma série de direitos que precisam ser respeitados”, afirmou o prefeito Luiz Zaffalon.


Como funciona

Para acessar ao serviço, os profissionais deverão comprovar a idade e serem os responsáveis técnicos pelo projeto, entre outros requisitos para facilitar o atendimento. Com a iniciativa, a Prefeitura de Gravataí espera agilizar ainda mais as licenças ligadas à construção civil no município, gerando mais empregos e renda para a população. 


O serviço de inclusão 60+ da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano está disponível em https://abre.ai/gravatai-inclusivo. Na relação de Serviços, é preciso se identificar como profissional 60+ no início da descrição.

 

 


   

Fabio Freitas Jacques - O crédito de carbono

Há uma historieta, uma piada ou uma fábula, sei lá, que trata daquele camarada que era completamente sedentário, comia demais, sempre do bom e do melhor, e que, em função da escandalosa obesidade, consultou um especialista que lhe receitou, como exercício físico, uma caminhada diária de 10 quilômetros.

O que ele fez?

Contratou um molequinho para caminhar por ele, e deu por resolvido o problema. Continuou com seus hábitos alimentares e sedentários sem qualquer alteração porque, afinal de contas, com alguns trocados conseguiu ficar em paz com sua consciência.


Fabio Freitas Jacques. Engenheiro e consultor empresarial, Diretor da FJacques – Gestão através de Ideias Atratoras e autor do livro “Quando a empresa se torna azul – o poder das grandes ideias”.


Presidente da Federação Árabe Palestina diz que a mídia brasileira está com as mãos sujas de sangue

Em uma rancorosa entrevista à TV 247, cuja linha editorial é de apoio ao Hamas, o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, condenou a cobertura jornalística da grande mídia corporativa sobre o conflito entre Israel e Palestina:

- Até quando os veículos de comunicação de massa vão continuar nessa narrativa? Isso é genocídio midiático. Cada Guga Chacra desse país está com as mãos manchadas de sangue do povo palestino.

Rabah, referindo-se ao  jornalista e comentarista político da Rede Globo, atacou: "Eu sei que ele [Guga Chacra] não se importa com isso porque ele já manchou a mão de sangue lnes várias vezes, inclusive já foi acusado por libaneses por isso"

 Ele tentou ensinar a profissão aos jornalistas: "É crucial que a verdade prevaleça, e é responsabilidade dos jornalistas relatar os fatos com precisão e imparcialidade.