Canoas monta hospital de campanha para atacar a dengue

 A prefeitura de Canoas acba de decidir montar um hospital de campanha para combater a epidemia de dengue que se alastra pelo Estado. Além do hospital de campanha, o prefeito Jairo Jorge e o secretário da Saúde, Mauro Sparta, definiram seis medidas para o enfrentamento da doença. 

O  hospital de campanha funcionará ao lado da UPA Boqueirão, com acolhimento e triagem dos pacientes, tudo para diminuir a pressão dos atendimentos no local. A região registra o maior número de casos em Canoas.

O município registra 2.264 casos.

Para acelerar o diagnóstico dos casos, serão adquiridos 40 mil testes rápidos e haverá a retomada da Central de Testagem, junto à Estação Canoas. As ações diárias dos agentes de endemias, como o fumacê, serão intensificadas nas próximas semanas, além da contratação imediata de 15 agentes. Outra medida é a ampliação da equipe médica nas unidades de saúde Guajuviras, CAIC e Estância Velha, justamente as que atendem a região com maior número de casos. Serão alocados dois médicos a mais em cada um desses serviços, com atendimento até às 19h.

Outro importante anúncio é a inauguração da UPA Niterói, que será entregue até o final deste mês, com funcionamento das 7h às 23h. “A entrega desta nova UPA será muito importante para o sistema de saúde da região, facilitando o acesso dos munícipes com casos de média e alta complexidade, sem que precisem se deslocar até outro bairro ou um dos hospitais”, frisa Sparta.

Confira as 6 medidas anunciadas:

1. Implantação de um hospital de campanha anexo à UPA Boqueirão, no bairro Guajuviras;

2. Ampliação da equipe médica nas unidades de saúde Guajuviras, CAIC e Estância Velha, com dois médicos a mais em cada;

3. Atendimento especializado e exclusivo para pessoas com mais de 60 anos com sintomas de dengue na UPA do Idoso, das 7h às 19h;

4. Compra de 40 mil testes rápidos e retomada da Central de Testagem junto à Estação Canoas;

5. Intensificação das ações diárias dos agentes de endemias e contratação de 15 novos profissionais;

6. Inauguração da UPA Niterói até o final de abril, com funcionamento das 7h às 23h.