Osmar Terra questiona inclusão da vacina contra o vírus chinês no calendário de vacinação

  O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) encaminhou, nesta segunda-feira (13/11) , ao Ministério da Saúde, um requerimento de informações sobre a decisão de incluir no Calendário Nacional de Vacinação a partir de 2024, vacina contra a Covid-19.

Na sua justificativa, Terra lembra que, em 31 de outubro, o Ministério da Saúde divulgou em suas mídias a decisão de incluir no Calendário Nacional de Vacinação, a partir de 2024, vacina contra a Covid-19. O deputado argumenta que muitos pontos não foram esclarecidos, principalmente no que se refere a evolução da imunização para a Covid-19, sua eficácia, efeitos colaterais, entre outros.

O texto acrescenta que “O parlamento brasileiro se encontra na obscuridade de informações precisas e diretas”. 

Estão são os esclarecimentos exigidos por Osmar Terra:

1. A vacina será administrada de forma obrigatória em crianças pequenas?

2. Quais foram as diversas vacinas utilizadas contra a Covid-19 no Brasil? 

3. Quantas pessoas receberam: 1 (uma) dose, 2 (duas) doses, 3 (três) doses, 4 (quatro) doses, 5 (cinco) doses e quantas receberam a vacina ambivalente? 

4. No total, quantas doses de vacina foram utilizadas no Brasil especificadas por marca? 

5. Quando foi suspensa a utilização da vacina AstraZeneca e por quê? 

6. Quando foi suspenso o encaminhamento da vacina Janssen e por quê? 

7. Quando foi suspensa a distribuição da vacina Coronavac e por quê?

8. Por que o Brasil está vacinando apenas com a Pfizer, contra a Covid-19? É a vacina mais eficaz? É a que têm menos efeitos colaterais?

9. Como fica a população que utilizou as outras marcas? 

10. A vacinas foram tiradas de circulação?

11. Quais os efeitos detectados nessa população? 

12. A AstraZeneca tem um contrato onde o Brasil paga pela transferência de tecnologia para a Fiocruz? 

13. Qual o valor envolvido? Foi pago? 

14. Quando foi realizado essa transferência tecnológica? 

15. Qual a eficácia estimada de cada tipo de vacina para o Covid-19 no Brasil? 

16. Quantos e quando, foram feitos os levantamentos sorológicos para sars-cov2 na população brasileira, e quais seus resultados? 

17. Qual o total de pessoas, vacinadas com pelo menos 2 doses, vieram a óbito? 

18. Qual a letalidade ocorrida por marca de vacina? E a proporção de mortes vacinados em relação as marcas?

19. Quantas crianças de 0 a 5 anos, faleceram por Covid-19 no Brasil? E quantas tinham comorbidades que colaboram com o desfecho? 

20. Qual o embasamento em evidências que levou o Ministério a propor obrigatoriedade da vacinação para a Covid-19 em crianças pequenas? Elas são grupos de risco? 

21. Existe obrigatoriedade de vacina para H1N1 em crianças pequenas? Entendemos que tais informações são fundamentais para a avaliação de políticas públicas em âmbito Nacional, razão pela 

Microentrevista, vereadora Fernanda Barth - Meu projeto obriga a escola a pedir autorização para atividades extracurriculares

Fernanda Barth é vereadora em Porto Alegre.

Está em discussão na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei de sua autoria, tratando da necessidade de autorização prévia de pais e responsáveis em atividades extracurriculares de escolas da capital. Isto não é prerrogativa exclusiva da escola ?
A participação dos pais é fundamental no processo de educação dos filhos e queremos que as escolas respeitem isso ao notificá-los a respeito das atividades extraclasse, explicando qual é a pauta e do que se trata para que os pais possam optar se desejam ou não que seus filhos participem. 

Os pais não deveriam confiar no que fazem as escolas nas quais matricularam seus filhos ?
Diferente do que alguns falam, esse não se trata de um projeto com cunho preconceituoso, político, religioso, sexual... mas sim do futuro das crianças. 

Dá para mudar o projeto ?
Estou aberta ao diálogo sobre o projeto, desde que os demais vereadores também estejam dispostos a debater francamente o assunto, que diz respeito ao futuro das crianças, ao futuro da educação e ao futuro da cidade.

Microentrevista, Giovani Cherini, presidente do PL do RS - Vamos receber a adesão de 3 deputados federais e 4 deputados estaduais

MICROENTREVISTA

Deputado Giovani Cherini, presidente do PL do RS

Desde quando você está no PL ?
Depois que votei pelo impeachment da Dilma, o PDT me expulsou. Em seguida, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, me chamou para organizar o Partido no RS. Estou há oito anos nesta tarefa.

E o resultado ?
Na última eleição municipal, o PL foi o partido que mais cresceu no RS, com a eleição recorde de prefeitos e vereadores. Na eleição passada, eu fui o deputado federal mais votado do PL, com mais de 162 mil votos, praticamente o dobro do segundo deputado eleito pelo PL/RS.

Dizem que deputados do PL irão para o Republicanos no RS.
Nós receberemos do Republicanos e de outros Partidos. Rápido teremos mais mais 3 federais, passando para 7, e dos 5 deputados estaduais, teremos a paraticipação de mais 4. Graças ao trabalho que está sendo realizado, mais de 100 vereadores ingressarão no PL, somando-se aos 85 vereadores eleitos. O partido projeta eleger, em 2024, mais de 500 vereadores e 100 prefeitos, consolidando-se como uma das maiores forças política do Estado. Antes de assumir o partido no RS, a sigla contava com 17 vereadores eleitos, nenhum prefeito, nenhum vice e apenas 18 Comissões Municipais formadas. Hoje, o PL tem 300 Comissões  Municipais formadas, 50 Comissões do PL Mulher ativas e uma Juventude organziada.  

Quem são ?
Ainda  não.