Cremers oferece curso de atendimento extra-hospitalar às emergências clínicas

O Cremers seleciona médicos interessados em inscrever-se no Curso AMLS (Advanced Medical Life Support), que será realizado nos dias 19 e 20 de março, em local ainda a definir, em Porto Alegre. São 18 vagas subsidiadas pelo Conselho. Podem participar médicos que atuam em Emergências e Pronto-Atendimentos.


A seleção dos médicos será por meio de sorteio eletrônico. Os interessados devem enviar e-mail para cursoamls@cremers.org.br, escrevendo no título ‘VAGA PARA CURSO AMLS’ e, no corpo, os dados pessoais (nome, endereço, telefone fixo e celular, registro no Cremers). Os candidatos inscritos receberão resposta, por e-mail, com número para sorteio.


Os pré-requisitos para inscrição são: ser médico; ter registro ativo no Cremers; não ter pendências junto ao Conselho; atuar em Urgência/Emergência, Pronto-Atendimento, Pronto-Socorro, UPA ou ambulância medicalizada; não ter especialização nem cursar especialidade de Residência Médica.


Os conteúdos abordados: choque; disfunção respiratória; desconforto torácico; estado alterado da consciência e desordens neurológicas; desordens endócrinas, metabólicas e ambientais; doenças infecciosas; desconforto abdominal; emergências toxicológicas, produtos perigosos e armas de destruição em massa.


Além da parte teórica, haverá simulações de atendimento. Os alunos serão certificados pelo American College of Surgeons e National Association of Emergency Medical Technicians.


Nota do governo do RS

 O estado se encontra no nível mais alto de internados até o momento, somando confirmados e suspeitos em leitos clínicos e UTI, combinado com uma velocidade quase 3 vezes superior à maior registrada até o momento. Ou seja, estamos no pior momento da pandemia tanto em nível quanto em variação.

- Ontem, o número de internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19 aumentou de forma expressiva novamente de 1508 para 1628. O número de suspeitos também reduziu de 595 para 570. Na semana, passa-se a acumular elevação de 156 suspeitos e 491 confirmados. Nas duas últimas semanas, são 700 confirmados a mais em Leitos Clínicos.

- Nos leitos de UTI, também houve aumento no número de confirmados ontem, passando de 970 para 988. O número de suspeitos ficou estável em 178. Na semana, há elevação de 45 suspeitos e 157 confirmados.

- Na soma de Leitos Clínicos e UTI, há elevação no total de confirmados e suspeitos na semana, com variação de 849 internados a mais, equivalente a um aumento de 34% em uma semana.

- A razão de leitos livres  para cada ocupado por Covid no RS manteve-se em 0,48.

- Na semana, as Macrorregiões Centro-Oeste (+11), Metropolitana (+88), Missioneira (+16), Norte (+8), Serra (+28) e Vales (+7) acumulam aumento de pacientes confirmados em UTI. (não contabiliza transferências regionais) .

- As Macrorregiões Centro-Oeste (+5), Metropolitana (+257), Missioneira (+20), Norte (+97), Serra (+46), Sul (+29) e Vales (+37) apresentam aumento de confirmados em leitos clínicos na semana.


Votação de hoje

  A Câmara dos Deputados decide, hoje, 17h, se o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) continuará preso.

Relator - Carlos Sampaio, PSDB, que já se manifestou pela prisão e cassação do colega
Votação - Presencial. Para manter a prisão, serão necessários 257 votos.
Medida cautelar: a decisão do STF de prender o congressista será lida pelo relator do caso, o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP).;Apresentação inicial de Daniel Silveira: defesa do congressista poderá falar por até 15 minutos.
Parecer do relator: o tucano lerá seu parecer. Sampaio já declarou ser a favor da manutenção da prisão. Em vídeo, publicado no Facebook, disse que a “imunidade parlamentar e liberdade de expressão não dão salvo-conduto para atacar a democracia e ameaçar quem quer que seja”.
Defesa de Daniel Silveira: poderá falar por mais 15 minutos para rebater o parecer do deputado Carlos Sampaio.
Discussão do assunto: 3 deputados favoráveis e 3 contrários à prisão poderão falar por até 3 minutos.
Fim da discussão: a defesa do deputado poderá se manifestar, pela última vez, por até 15 minutos.
Votação: vai a voto o parecer do deputado Carlos Sampaio. Dois deputados falam a favor e 2 contra o relatório. Cada um terá até 3 minutos. A votação é realizada. Será híbrida (presencial e à distância). Os votos serão abertos –divulgados no painel eletrônico. Para manter a prisão de Daniel Silveira, são necessários, ao menos, 257 votos de 513 deputados (maioria absoluta da Câmara).