Marcus Vinicius Gravina - O eleitor e a escravidão

O autor é advogado, Caxias do Sul, RS.


O eleitor brasileiro é um tipo de escravo. É obrigado a votar. Mas, se quiser escolher quem irá lhe representar no parlamento dependerá dos partidos políticos, que apresentarão os nomes em uma lista fechada, criada pelos seus próceres supremos e intocáveis.  Daí nasce a figura do eleitor escravo.  Aceita a encomenda partidária dos seus candidatos preferidos, ou anula o voto. 

Não importa qual seja o partido, porque depois de eleitos ele usa seus candidatos para as mais incoerentes e promíscuas alianças nas Casas Legislativas, sob imposição de fidelidade.  

Está na hora de evoluir o projeto do voto livre em candidato avulso, sem o batismo profano de partidos políticos.  Trata-se, do direito civil do ser humano, que no dizer de Thomas Paine -  em sua obra “Direito do Homem”, define: “são aqueles que concernem ao homem por força de ser um membro da sociedade. Todo o direito civil brota de um direito natural, ou em outras palavras, trata-se de um direito natural substituído.”

É livre a criação do partido político. Possui autonomia para definir sua estrutura interna e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições.  No entanto, não está imune ao assédio do “crime organizado narcotraficante” com poder de compra de partidos para indicação de seus candidatos.  Esta falange do mal já festejou a eleição de presidente da República. 

Os dirigentes dos partidos não são escolhidos por sufrágio universal ou voto direto dos cidadãos. Vincula, exclusivamente,  os seus fundadores e filiados. No entanto os milhões de cidadãos, que não têm partidos políticos, são obrigados a votar, mas só nos candidatos escolhidos pelos donos dos partidos,  geralmente acumuladores de mandatos eletivos no Poder Executivo ou do Poder Legislativo. Têm prioridade em suas indicações como candidatos. Isto é uma trava à renovação dos plenários de Câmaras de Vereadores, Assembleias, Câmara Federal e do Senado. 

Este fato é o responsável pela recondução viciada de deputados e senadores – mantidos em dezenas de legislaturas - sem limite de idade, alguns decrépitos, que se julgam com o direito de colocar apelido de “chupeta” em deputados recentemente empossados. 

Aprendemos que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos”. Ledo engano.   Na nossa democracia o poder é dos partidos políticos presididos por herdeiros presuntivos de figuras históricas da política, e de alguns ministros pretensiosos de poder do STF,  em que ambos tratam o povo como servos. Centenas de pessoas do 8 de janeiro, estão presas em Brasília, sem o Devido Processo Legal.  

Em uma dezena de Estados apontados pelos baixos índices de desenvolvimento social e econômico, seus governadores parecem seguir a linha sucessória hereditária. Desde prefeito a governador,  de vereador, deputado a senador.   O mando passa das mãos de pais para filhos e até netos e, também, entre irmãos.  Senhores feudais de votos escravos de eleitores de seus domínios eleitorais,  que até privados de àgua do Rio S. Francisco estão sendo acometidos, impiedosamente.  

Quando não se encontram em postos executivos são vistos no Congresso Nacional  promovendo Propostas de Emendas Constitucionais – PEC,  ou CPIs,  e aguardando vaga em algum dos 37 ministérios do Poder Executivo, que não estejam sendo ocupadas por seus parentes,  enquanto os seus processos criminais no STF não prescreverem. 

O Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos – Fundo Partidário e as Emendas Parlamentares Individuais são fontes de violação do Princípio de Igualde do regime eleitoral. Privilegia a distribuição de vantagens financeiras a velhos políticos em exercício e que concorrerão à reeleição.  Desigualdade concreta, diante de candidatos de primeira legislatura.  Durante os anos de mandatos contínuos de deputados e senadores, estes podem e fazem, ininterruptamente, campanha para as próximas eleições com dinheiro público. O que não acontece com os aspirantes dos mesmos partidos, que irão concorrer aos postos legislativos e executivos. 

Novos deputados e senadores em lugar alguns, - que não admitem ter chegado a hora de ir para casa - será o mesmo que fornecer ar limpo aos nossos pulmões.  Isto,  e o que fazer com as urnas eletrônicas e como será o voto para os próximos pleitos, impõem urgência em divulgar. “Suspeita” de fraude, nunca mais. 

Caxias do Sul, 07.4.2023


Hospital Moinhos de Vento inaugurou seu Núcleo de Neurofisiologia

O espaço é voltado ao diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas, além do atendimento de outras especialidades médicas relacionadas ao sistema nervoso – como cérebro, tronco encefálico, medula espinhal e os trajetos dos nervos nos braços e pernas. Com investimento estimado em R$ 3 milhões, a estrutura está localizada no bloco A do Moinhos.

O espaço oferece exames como eletroneuromiografia, usado para múltiplos diagnósticos de doenças neuromusculares, eletroencefalograma, que permite a análise elétrica cerebral e registro poligráfico feito em recém-nascidos, além de outros métodos de diagnósticos.

Para o CEO Mohamed Parrini, a inauguração do centro é o primeiro passo para que o Moinhos seja referência no diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso. “Já somos um dos seis hospitais de excelência do país e um dos melhores do mundo. E vamos seguir para ir além, rompendo fronteiras para cuidar das pessoas e redefinir a saúde no Brasil”, comemorou Parrini.

O neurologista e coordenador do Núcleo, João Arthur Ehlers, explica que o espaço vai oferecer métodos de diagnóstico e de tratamento, além da expertise de especialistas renomados da área, tornando a Instituição referência no segmento no Estado. “Este centro é resultado de um sonho de mais de 20 anos. Aqui, vamos oferecer a linha completa de diagnóstico, desde a consulta com os melhores especialistas do Hospital até equipamentos de última tecnologia para um cuidado mais assertivo”, destaca.

Entre os pacientes que poderão procurar o atendimento, enquadram-se aqueles com problemas de sono como apneia, sonambulismo ou bruxismo, crianças com crises convulsivas e pacientes com o sistema motor comprometidos. O atendimento para cada doença contará com uma equipe multidisciplinar.  A capacidade de atendimento do núcleo é de cerca de mil pacientes por mês – e o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

A medicina do sono é um dos destaques – eletroencefalograma em sono, mapeamento cerebral, polissonografia noturna e diurna e ecodoppler transcraniano complementam os serviços oferecidos pelo Núcleo de Neurofisiologia.

Grand Round do Sono: métodos de diagnóstico e tratamento norteiam a discussão

No ensejo da inauguração do novo Centro de Neurofisiologia, o foco do Grand Round deste mês, promovido também nesta quarta-feira (5), foi Distúrbios do Sono - métodos de diagnóstico e tratamento. O evento proporcionou o debate entre especialistas renomados do Hospital Moinhos de Vento, que farão parte da equipe multidisciplinar do Núcleo.

            O sono passou a ser considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um critério importante para a qualidade de vida. “A abertura do Núcleo vai nos proporcionar um ambiente onde poderemos oferecer um serviço de excelência, tanto para pacientes internados quanto para os ambulatoriais”, ressaltou a neurologista infantil e médica do sono do Hospital Moinhos de Vento Magda Lahorgue Nunes, durante a palestra “Insônia na Infância e na Adolescência". 

            Durante o Grand Round, foram apresentadas pesquisas científicas produzidas nos últimos cinco anos, assim como a discussão em torno dos fatores determinantes para a manifestação da insônia durante a infância e a adolescência, como a falta de rotina e limites, além de fatores ambientais, comportamentais, e fisiológicos.

            “Apneia obstrutiva do sono: qual o tamanho do impacto?” foi o tema da palestra da médica Simone Chave Fagondes, pneumologista pediátrica e médica do sono do Hospital Moinhos de Vento. “Atualmente, temos substituição para quase todos os hábitos de vida. Se não temos tempo para uma refeição completa, temos suplementos alimentares calóricos e de rápida absorção. Mas, para o sono, não há substituição – ou dormimos bem ou pagamos o preço da privação de sono com a nossa saúde”, alertou.

            Pesquisas científicas apontam que aproximadamente um bilhão de adultos entre 30 e 62 anos de idade apresentam quadros de Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Deste número, mais de 425 milhões de casos são considerados moderados a graves.

O evento foi encerrado com um bate-papo entre os participantes. Todas as edições do Grand Round estão disponíveis no canal do Hospital Moinhos de Vento no YouTube.

O que é neurofisiologia?

A neurofisiologia clínica é uma área de atuação de poucas especialidades e consiste no estudo das propriedades elétricas de células e tecidos dos três sistemas nervosos. Com exames essenciais para o suporte clínico e diagnóstico do paciente, esse serviço se propõe a detectar desde doenças que acometem nervos e músculos até a morte cerebral. Com recursos avançados e fundamentados em bases científicas, é estendido também para outras especialidades a realização de diversos exames.

Foto: Leonardo Lenskij