Artigo, Facundo Cerúleo - Muito ego e pouco trabalho

O que será mais cabuloso: um técnico que não entende por que perde ou uma imprensa incapaz de interpretar o que passa debaixo do seu nariz?

Rolava a coletiva do Portaluppi depois do fiasco contra o Corinthians. E uma boca, para embasar a sua pergunta, falou: "Porque hoje o Grêmio conseguiu criar boas chances, mas não conseguiu finalizar." E perguntou o que fazer para que a equipe consiga aproveitar "as oportunidades".

Não entrarei nos detalhes do vexame. Lembro apenas o principal. Aos 10 minutos de jogo, o Corinthians teve um jogador expulso, o que forçou seu técnico, Mano Menezes, a fazer uma retranca com duas linhas de quatro. Porém, mesmo com a vantagem de jogar em casa e com um jogador a mais, Portaluppi, o Invicto, conduziu o Grêmio à derrota: congestionou o centro em vez de alargar o jogo, fazendo entrar JP Galvão, Ferreira e André para um toque-toque inútil sem ninguém que fosse à linha de fundo para cruzar. As tresloucadas investidas do ataque só consagraram os bons zagueiros do adversário. Como pode vir alguém falar em "boas chances"?

Nenhuma boca perguntou na coletiva por que não foi aproveitado o garoto Nathan, que sempre entra muito bem e poderia servir os avantes com seus cruzamentos. E ninguém pediu notícias de Cuiabano. Nas coletivas, O treinador do Grêmio permite-se jamais examinar aspectos técnicos.

A boca perguntou o que se poderia fazer nos 15 dias de data FIFA. E o que ele disse esclarece muita coisa: "A gente treina. As oportunidades aparecem. A gente sempre procura aproveitar da melhor maneira possível as oportunidades. Então não vai ser agora, depois de 11 meses, que eles vão aprender isso ou aquilo, se não aprenderam durante todo o ano. Cada um tem suas qualidades. E cada um mostra em campo o que pode fazer. (...) Quem tinha que aprender aprendeu. (...) O cara não vai aprender assim, da noite pro dia, em três semanas, o que ele errou o ano todo. Cada um já nasce com o talento do berço. O que tem que acontecer é corrigir alguns defeitos e a gente corrige o ano todo. E é com eles lá dentro do campo."

Esclarecedor! Portaluppi não distingue treino de aprendizagem. Não sabe que é preciso repetir muito o aprendido até que se torne natural. E tem a tola presunção de ser um mestre que ensina aos jogadores. Agora deu folga de quatro dias na data FIFA. É claro que Ele treina pouco e mal.

O médico Márcio Bolzoni, que trabalhou durante 25 anos no Grêmio até ser descartado a pedido de Portaluppi (segundo esclareceu numa entrevista a dois jornalistas), disse que ele faz quatro tipos de treino: coletivo, rachão, cruzamento com chute a gol e um troço que chamam de treino alemão. Inacreditável! Ele não faz treino técnico e tático!

Foi um fiasco perante o Corinthians. E as bocas não cobraram explicações técnicas, e os analistas disseram "O Grêmio não soube", "o Grêmio não conseguiu", "o Grêmio não fez", "o Grêmio não...", sem coragem (ou lucidez?) para criticar o trabalho de um treinador que nunca assume seus erros e sempre atribui os fracassos à imperícia dos jogadores. Mesmo assim, um simplório já usou o microfone da Guaíba para dizer que "Renato tira leite de pedra". E o comentarista da Gaúcha que foi atacado por ele de modo grosseiro acha que, com a folga, o Invicto quer aliviar o mental do time: não percebe que é um bom treino que dá confiança ao atleta.

É preciso bater nesta tecla. Um dos efeitos da precariedade dos treinos é não haver até hoje um esquema para aproveitar o talento de Suárez. Nunca vi ninguém questionar Portaluppi sobre esse "pormenor". Os treinos são fechados, ninguém vê: por que não perguntam?

É curioso. E seria engraçado se não fosse destrutivo: quanto mais Portaluppi se queixa da imprensa e até faz ameaças, mais e mais essa mesma imprensa infla o ego dele, ignorando as suas limitações, muitas vezes descambando para um verdadeiro culto à personalidade. Tanto pior para o Grêmio, que paga a peso de ouro esse espetáculo ridículo.

 

Confira neste link a entrevista do médico Márcio Bolzoni:

https://www.youtube.com/watch?v=0ZYB9N3NVq4