Análise de conjuntura - PIB continuará crescendo. Previsão para o ano é de queda de 4,5%, muito menos do que se esperava.

Esta análise a seguir é dos economistas do Bradesco. O editor acaba de receber uma cópia.

 O resultado do PIB do terceiro trimestre reforçou a percepção de recuperação da economia, com revisões altistas na série. O crescimento de 7,7% refletiu a intensa retomada da demanda doméstica, com destaque para os investimentos, que subiram 11,0%. Pela ótica da oferta, destaque para indústria e comércio. O setor de serviços também cresceu no período, apesar das restrições sanitárias para seu total funcionamento. Adicionalmente, as revisões nas séries explicaram em grande medida a surpresa negativa do resultado, diante da maior base de comparação. Assim, apesar do número mais fraco do que o esperado, diante das revisões para cima dos números do primeiro semestre, mantivemos nossa expectativa de queda de 4,5% do PIB neste ano. Para o quarto trimestre, esperamos continuidade da retomada da atividade com alguma moderação. A expansão da produção industrial em outubro e das vendas de veículos em novembro corroboram esse cenário. 


o A inflação deve seguir pressionada no curto prazo. Além da aceleração compatível com a recuperação da atividade, a retomada do sistema de bandeiras tarifárias neste mês, com bandeira vermelha em patamar 2, deverá pressionar o resultado do IPCA do período. A ANEEL anunciou nesta semana o retorno antecipado das bandeiras tarifárias na conta de energia elétrica, o que estava previsto apenas para janeiro. O sistema havia sido suspenso a partir de junho, diante da queda do consumo de energia derivada da pandemia. Contudo, o cenário hidrológico desfavorável, que levou à manutenção dos reservatórios em níveis baixos e ao acionamento de termelétricas, bem como a recuperação do consumo de energia elétrica, justificaram o retorno. 


o Notícias positivas sobre vacinas e sinalização de possíveis novos estímulos intensificaram o tom positivo nos mercados.  O agendamento das vacinações em diversos países desenvolvidos, notícias de recebimentos de vacinas e de aprovações de uso emergencial, juntamente com a expectativa de aprovação de novo pacote fiscal nos EUA e de mais estímulos monetários na Área do Euro, reduziram a cautela acerca do desempenho da atividade global no próximo ano, impulsionando os ganhos nos mercados internacionais e doméstico. Esse ambiente de menor aversão ao risco tem beneficiado as economias emergentes, incluindo o Brasil, com maior fluxo de recursos e consequente apreciação cambial. 


o No curto prazo, entretanto, a segunda onda de Covid-19 tem impactado negativamente as economias desenvolvidas. Os resultados dos índices PMI da Área do Euro, do Reino Unido e dos Estados Unidos sugerem uma desaceleração dessas economias em novembro, diante das medidas de restrição à mobilidade impostas no mês passado. 


Empresa usa tecnologia inovadora em métodos de purificação do ar

PurificAr, que utiliza o sistema de Luz UV-C com pressurização positiva do ar, desenvolve soluções para as áreas de transporte e comercial


Saber que o ambiente é protegido é fundamental para dar tranquilidade às pessoas enquanto exercem suas atividades. Ainda mais agora, em tempos de pandemia do coronavírus. Para isso, a PurificAr, empresa pioneira no estado no sistema de purificação de ar com UV-C (sistema de ar pressurizado), agrega eficiência e segurança aos ambientes, resultando em mais qualidade de vida. Entre primeiros usuários desta nova tecnologia estão a Casa Vetro - Espaço de Eventos, a Rede Master Hoteis, através do Holiday Inn Porto Alegre, a Turis Silva Transportes, a Rede Central de Inspeções e a Realizar escola de aviação civil.


A PurificAr tem sua avaliação de análise microbiológica realizada pelo Laboratório de Imunologia e Microbiologia da PUCRS, que mostrou a eficácia do equipamento. A nova tecnologia consiste em sugar o ar e pressurizá-lo para deixar um maior tempo de exposição à luz UV-C (ultravioleta). “Saber que o ambiente é protegido é fundamental para dar tranquilidade às pessoas enquanto exercem suas atividades. Ainda mais agora, em tempos de pandemia do coronavírus”, diz o empresário Rodrigo Teixeira. 


Nos ensaios laboratoriais o equipamento eliminou até 99% dos microrganismos nocivos. Inclusive a bactéria Klebsiella pneumoniae, que está classificada em listas nacionais e internacionais como um dos microrganismos mais perigosos pelo seu alto nível de resistência à antibióticos e capacidade de causar infecções hospitalares. Em apenas 1 minuto de exposição, o PurificAr eliminou 99% de 1.000 células das bactérias testadas. 


Sendo assim, a empresa conta com dois tipos de equipamentos, para a linha transporte e linha comercial, que realizam a ciclagem do ar ambiente e possuem vida útil dos emissores de UV-C de até 9 mil horas cada. Os equipamentos foram desenvolvidos para locais com maior nível de circulação de pessoas – sejam eles ambientes de comerciais, empresariais, consultórios médicos, odontológicos e  hospitalares, ou no transporte, sem exposição da luz UVC.

            

COVID 19

Estudos mostram que as taxas de desinfecção e redução da transmissão aumentam significativamente ao usar o sistema de UV-C integrado a ventilação em comparação com a ventilação sozinha. Dessa maneira, o sistema Purificar, mesmo não submetido a testes especificamente ao vírus SARS-Cov-2 tem respaldo de estudo que relata eficácia da utilização da UV-C relacionada ao SARS, outro vírus da família Coronaviridae e, portanto, pode mitigar a transmissão da doença. É significativo sua eficiência em espaços mal ventilados, onde outros meios de redução não são práticos, porém deve ser utilizado como medida auxiliar na prevenção da Covid-19.


SAIBA MAIS

Como diferenciais dos produtos, estão a baixa produção de gás ozônio, pois são utilizadas lâmpadas de alta qualidade construtiva, a proteção contra sobrecargas elétricas, durabilidade devido à robustez dos equipamentos em aço carbono, a capacidade de compressão e de recirculação de 186 metros cúbicos por hora, o que eleva o tempo de ar pressurizado exposto à luz UV-C. 


Além disso, não há exposição direta ao ambiente dos raios UV-C, pois este fica confinado no interior do purificador de ar o que garante uma menor exposição as pessoas, tornando-o seguro para uso comercial, industrial e hospitalar.