Artigo, J.R. Guzzo, Gazeta do Povo - Será que Moro quer evitar cassação em troca de serviços forçados em favor do governo?

Os “pigmeus do Senado”, como são chamados pelo ministro Gilmar Mendes, aprovaram a nomeação de Flávio Dino para reforçar a célula política em que se transformou o Supremo Tribunal Federal. Há 129 anos o governo não perde numa votação dessas; confirmou o apronto e ganhou mais uma vez. Muda alguma coisa? Muda para pior, claro, levando-se em conta que o novo ministro é uma agressão ambulante à liberdade.


Como ministro da Justiça de Lula, foi o marechal-de-campo da repressão política do governo. É um inimigo declarado da livre expressão, que considera uma atividade análoga à delinquência social. Sua cabeça gira em torno das ideias de proibir, punir, prender, cassar, indiciar, tocar a Polícia Federal em cima. Mas nada isso realmente altera o produto da operação. A grande maioria dos outros ministros é igual a ele; uns até fingem que não são, mas na hora de decidir dá na mesma.


Dino vai tornar o STF mais extremista do que é na perseguição à “direita”, na anulação das leis que o Congresso aprova e na sua guerra contra os direitos e as liberdades.


O Brasil não tem mais, há pelo menos cinco anos, um Tribunal Superior de Justiça, como se exige em todas as democracias. O que há, no lugar disso, é um partido político totalitário que se juntou com o presidente da República e o seu sistema de forças para governar o Brasil em sistema de consórcio fechado. Dino vai tornar o STF mais extremista do que é na perseguição à “direita”, na anulação das leis que o Congresso aprova e a esquerda não admite, e na sua guerra permanente contra os direitos individuais e as liberdades públicas.


Mas o Supremo, no seu todo, continua tão morto como estava na sua condição de provedor de justiça para o país e de protetor para a Constituição. É difícil que fique mais morto com o novo ministro. Lula e seus sócios tinham 8 na 2 no plenário. Agora têm 9 a 2. Vão continuar mandando num regime que não tem povo, não tem ordem jurídica e não tem nada para lhe dar suporte fora do Exército – e de uma manada de pigmeus políticos que estão à venda em tempo integral.


A estatura real dessa aglomeração de apoio à Lula pode ser medida pelo senador Sergio Moro. Não só votou a favor de Flávio Dino, quando teria a obrigação de votar contra, mas quis esconder seu voto – e, pior que tudo, não conseguiu. Uma imagem captada na tela do seu celular provou qual foi realmente a sua conduta: com medo da indignação em massa das redes sociais (essas, justamente, que o novo ministro quer censurar), Moro fugiu para o esconderijo do voto secreto.


O senador do Paraná está querendo ver se salva o próprio couro – está na lista dos dez mais procurados pela Gestapo eleitoral operada hoje no STF e seus inimigos ali estão com “sangue nos olhos”, como diria o ministro Alexandre de Moraes. Quem sabe concordem em comutar sua pena – de cassação do mandato para serviços forçados em favor do governo? É essa a democracia que foi salva por Lula e pelo STF.



Microentrevista, Ezequiel Silveira - No dia 9 de janeiro, encontramos 2 mil presos políticos. Agora, falta libertar 20.

MICROENTREVISTA
Ezequiel Silveira, Advogado, Brasília.

Esta sua ação missionária de defender os presos políticos vem desde quando ?
Quando chegamos, no dia 9 de janeiro, na Academia da Polícia Federal, havia 2000 pessoas presas. Agora são 20. 

Deu resultado.
Lutamos durante todo este ano e conseguimos a liberdade de 99% das pessoas. Mas não vamos parar até que o último inocente seja posto em liberdade.

Mas tem gente presa nos Estados, inclusive Policiais.
Também não esqueceremos dos policiais presos, dos presos dos estados. Ninguém será deixado para trás.

Tem muita gente ajudando os presos políticos.
O outro lado da tirania e do arbítrio é o amor e a compaixão. Essas pessoas que vão ao CIME receber as pessoas que estão saindo são anjos que levam comida, roupas, um abraço e uma mensagem de esperança que deve estar gravado em nossos corações

Manifesto

 

Este blog escolheu Ana Maria Cemin como a Jornalista do Ano

Claro que eu poderia citar muitos outros nomes, mas neste final de ano não me saem da cabeça três nomes que marcarão a agenda de 2023 pelo lado de todos os democratas brasileiros que fazem das tripas coração para defender a liberdade e a integridade dos 2 mil presos políticos presos a mando do ministro Alexandre de Moraes nos dias 8 e 9 de Janeiro.

São eles:

1)  a presidente da Associação dos Presos e Vítimas do 8 de Janeiro, a advogada gaúcha Gabriela Ritter, que durante meses tentou libertar todos os 2 mil presos políticos, com ênfase para seu próprio pai.

2) o advogado Eliezer da Silva, que no dia 9 foi até o campo de concentração da Polícia Federal para socorrer os 2 mil presos políticos traídos e encarcerados por Forças do Exército, do Comando Militar do Planalto, PM do DF e Polícia Federal.

3) A jornalista Ana Maria Cemin, Caxias do Sul, o segundo maior município do RS, localizado a 2h30min da Capital.

Ainda há muito por contar sobre os acontecimentos de 8 de janeiro, sobre seus protagonistas do mal, como os carrascos, verdugos, traidores e traioeiros, oportunistas, protagonistas e seus aliados e alinhados, enfim, todo o Eixo do Mal.

Mas hoje eu quero ficar no caso dos nossos protagonistas do bem.

Eu falo constantemente com os três.

Hoje mesmo, no meu blog polibiobraga.com.br, replico uma microentrevista com o advogado Eliezer da Silva. Ele me disse que atualmente, dos 2 mil presos, estão na Papuda apenas 20 e acha que até o Natal as cadeias serão esvaziadas. A imensa maioria continua presa em casa, com grilhões eletrônicos nas tornozeleiras.

As histórias desses brasileiros presos vem sendo contada quase que diariamente por uma brava, corajosa, consistente e competente jornalista gaúcha, Ana Maria Cemin. É a única jornalista que faz isto. São registros que a história nunca esquecerá. 

Ontem eu estive com Ana Maria Cemin em Caxias do Sul. Parei com tudo aqui em Porto Alegre, peguei a estrada e durante duas horas eu, Cemin e outra brava jornalista, Ana Inês Fachin, esta de Bento Gonçalves, discutimos tudo isto sobre o que acabei de falar aqui. 

Alguns bravos caxienses e de outras cidades estiveram conosco.

O jornalista Júlio Ribeiro, com quem estarei na quarta-feira no seu programa de Natal, na rádio +Brasil, acha que Ana Maria Cemin deve ser considerada a jornalista do ano no Brasil.

Eu concordo.

Por Mim, ela já é a jornalista do ano no Brasil.

Era este o registro que eu queria fazer para vocês neste domingo.

Acho importante destacarmos o papel histórico invulgar que gente invulgar está jogando neste processo de resistência contra os desmandos criminosos do Eixo do Mal.

É isto.

Moraes manda manda colocar grilhões eletrônicos nos 18 presos políticos que soltou neste final de semana

 Após a visita de advogados aos gabinetes dos magistrados do Supremo Tribunal Federal (só Moras negou-se receber o grupo) esta semana, o ministro Alexandre de Moraes concedeu liberdade provisória para 18 presos do 8 de janeiro. Os alvarás de soltura foram emitidos na última sexta-feira.

Leia a reportagem completa da Gazeta do Povo de hoje:

O preso Claudinei Pego da Silva, que tentou suicídio no último dia 9 de janeiro, no Complexo Penitenciário da Papuda, não está entre os liberados. Ele sofre com comorbidades e já teve parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) favorável à liberdade provisória, mas a liberdade foi negada pelo ministro Alexandre de Moraes. Outros presos com comorbidades graves, como o agricultor Jorginho Cardoso de Azevedo, de 63 anos, e o engenheiro Renan da Silva Sena, de 60, também seguem encarcerados. Os dois foram citados com destaque no ofício entregue pela Asfav aos ministros esta semana e já foram citados em reportagem da Gazeta do Povo devido à gravidade dos casos. O documento preparado pelos advogados também citou presos que possuem filhos pequenos, como Thiago de Assis Mathar, de São José do Rio Preto, que tem uma filha de quatro anos e um filho de sete. Outro citado é o paranaense Matheus Lima Carvalho Lázaro, preso dia 8 de janeiro quando sua esposa estava no início da gravidez. Atualmente, o bebê está com cinco meses e só viu o pai em suas visitas à Papuda. A família mora na cidade de Apucarana, e tem enfrentado dificuldades financeiras.

De acordo com informações da Asfav, dos 26 presos com parecer favorável da Procuradoria, 16 conseguiram liberdade neste fim de semana. Entre eles está Claudiomiro da Rosa Soares, que usa sonda para urinar e precisava deixar a prisão para cuidados de saúde.

“Estamos no Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME) recebendo esses patriotas que estão saindo, e acreditamos que outros serão liberados ainda esta semana”, afirmou o advogado Ezequiel Silveira, enquanto aguardava com familiares e amigos na tarde de sábado (16).

Lista de presos que receberam alvará de soltura dia 15/12 1. Watlila Sócrates Soares do Nascimento 2. Willian da Silva Lima 3. Fabiano Medeiros Florentino 4. João de Oliveira Antunes Neto 5. Juvenal Alves Correa de Albuquerque 6. Gesnando Moura da Rocha 7. Robinson Luiz Filemon Pinto Junior 8. Tiago Mendes Romualdo 9. Gabriel Lucas Lott Pereira 10. Claudiomiro da Rosa Soares 11. Paulo Alves Padilha 12. Lucivaldo Pereira de Castro 13. Marcos dos Santos Rabelo 14. Janailson Alves da Silva 15. Josiel Gomes de Macedo 16. André Luiz Vilela 17. Leonardo Silva Alves Grangeiro 18. Antonio Mendes.

Planos A, B, C e D

Plano A - Aumento do ICMS de 17% para 19,5%
Plano B - Aumento do ICMS de 17% para 18,5%
Plano C - Corte de Benefícios Fiscais
Plano D - Corte de despesas

Ativistas do PT agridem jovens do Novo e do Podemos na 4a. Conferência Nacional da Juventude

A 4ª Conferência Nacional da Juventude começou na quinta-feira 14 e vai até este domingo, 17, em Brasília. O evento é promovido pela Secretaria Nacional da Juventude e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Jovens dos partidos Podemos e Novo e da União Juventude e Liberdade (UJL) foram agredidos na noite de ontem, sábado, por militantes de esquerda durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília. Segundo o Novo, foi necessária a intervenção da polícia do Distrito Federal e ao menos dois jovens precisaram de atendimento médico.

Um vídeo postado no Twitter/X pelo Novo mostra quando uma jovem começava a gravar um vídeo e foi atingida com água e hostilizada. Então, ela pergunta o que está acontecendo.

Materiais dos partidos de direita, como bandeiras e cartazes, foram tomados e queimados pelos militantes de esquerda, afirmou o Novo, em nota.

“A conferência não pertence a nenhum partido. A agressão injusta que sofremos acaba com a legitimidade de qualquer perspectiva de democracia na conferência”, disse Matheus Biancardine, presidente do grupo Juventude Novo Brasil.

Dica do editor - Conheça este aplicativo que bloqueia funções dos celulares roubados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançará, na próxima terça-feira (19), um aplicativo que promete bloquear as funções de aparelhos celulares roubados instantaneamente, transformando-os em "pedaços de metal inútil" a fim de inibir a ação de ladrões. A informação é da CNN Brasil.


O aplicativo se chamará Celular Seguro e permitirá aos usuários o bloqueio da linha telefônica e dos acessos às contas de bancos e aos serviços que estiverem cadastrados no aparelho. O usuário poderá realizar o acesso ao app por meio de outro celular - que precisa estar cadastrado antecipadamente - para apertar um 'botão de emergência' e alertar a Anatel e as instituições bancárias sobre o roubo.


“O aplicativo funciona como um atalho, um botão de emergência. O bloqueio inibe a receptação por quem compra o celular de origem duvidosa. Não vai mais [ocorrer], o que desestimula o roubo. A pessoa não vai ter coragem de vender se não terá acesso às informações, dados bancários, nada. Esse aplicativo transforma o celular em um pedaço de metal inútil”, disse o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, à CNN Brasil.




Cuidados com o calor extremo de hoje

 Com a previsão de aumento superior a 5ºC nas temperaturas médias da cidade neste domingo, 17, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu na quinta-feira, 14, o Informe de Risco 1/23 sobre onda de calor.No documento, os técnicos destacam a importância de medidas preventivas ao ar livre - para praticantes de atividades físicas, trabalhadores e população em geral - e em residências.

São medidas como aumento de hidratação, uso de protetor solar e de roupas leves e claras, bonés ou chapéus e óculos escuros diminuição de ingesta de bebidas alcoólicas e açucaradas, estímulo ao consumo de água e sucos naturais, sem adição de açúcar, evitar a atividade externas entre as 10h e as 16h.

Se a temperatura externa permitir, utilizar o período da noite e as primeiras horas da manhã para ventilar todos ambientes. Banhos devem ter água morna, para evitar mudanças bruscas de temperatura do corpo em relação à água do chuveiro. 

O grande tempo de exposição ao sol pode causar risco de insolação, desidratação, queimaduras ou exaustão térmica.

Públicos de risco - Idosos, crianças, pessoas imunocomprometidas ou com comorbidades e gestantes merecem maior atenção. 

Se a temperatura externa permitir, utilizar o período da noite e as primeiras horas da manhã para ventilar todos ambientes. Banhos devem ter água morna, para evitar mudanças bruscas de temperatura do corpo em relação à água do chuveiro.