Sinduscon-RS divulga novos valores do CUB

O Sinduscon-RS divulgou hoje (1º.08.2023) o CUB/m² – Custo Unitário Básico por metro quadrado de construção de julho de 2023, com base na NBR 12.721/2006. Os materiais de construção que mais subiram no mês último foram: Tubo de ferro galvanizado com costura Ø 2 1/2" (3,09%), Fechadura para porta Interna, em ferro, acabamento cromado  (2,20%), Bacia sanitária branca com caixa acoplada (1,48%), Registro de pressão cromado Ø 1/2" (1,41%), Cimento CP-32 II (1,25%), Emulsão asfáltica impermeabilizante (1,13%) e Fio de cobre antichama, Isolamento 750V,#2,5 mm2 (0,81%).


Entre os materiais que tiveram variação negativa, destacam-se : Locação de Betoneira (-3,29%), Disjuntor tripolar 70 A (-2,42%),  Tijolo 9 cm x 19 cm x 19 cm (-1,94%),  Vidro liso transparente 4 mm (- 1,71%), Tubo de PVC-R rígido reforçado para esgoto Ø 150 mm (-1,44%), Brita nº 02 (-1,07%), Janela de correr tamanho 1,20m x1,20m em ferro (-0,96%) e Aço CA-50 Ø10 mm (-0,68%).


Em 12 meses, os materiais que mais subiram foram: Emulsão asfáltica impermeabilizante (21,69%), Placas de gesso (15,84%),  Concreto fck=25 Mpe ( 15,14%) e Tinta látex PVA (12,41%). No mesmo período, o Aço apresentou a maior variação negativa (-15,83%), seguido da Chapa compensado plastificado 18mm (-8,52%), do Fio de cobre antichama, Isolamento 750V,#2,5 mm2 (-5,30%) da Placa cerâmica (azulejo) 3Ocm x 4Ocm, PB II (-4,38%) e do  Tubo de PVC-R rígido reforçado para esgoto Ø 150 mm (-4,04%).


Artigo, Ramiro Rosário - O que aconteceu com ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati? Estou intrigado.

Artigo originalmente publicado no Twitter do vereador Ramiro Rosário, Porto Alegre.


Após a liminar da Justiça que suspendeu as obras no Parque Harmonia, o vereador Marcelo Sgarbossa, um dos autores da ação, estava comemorando com toda sua equipe no refeitório da Câmara de Vereadores. 


Fortunati é, hoje, assessor de Sgarbossa. Me chamou a atenção observar Fortunati entre eles, com largos sorrisos, discursando e cumprimentando os companheiros. Os mesmos que, anos atrás, acionaram todo tipo de medida contra ele.


O que Fortunati fez, enquanto prefeito, para levantar a ira de Sgarbossa e dos caranguejos de Porto Alegre? 


Bom, ele derrubou quase todas as árvores da Orla do Guaíba para iniciar as obras do trecho 1. Fez bem, fez o certo. A Orla está linda e, certamente, toda aquela equipe aproveita, como milhares de porto-alegrenses e turistas.


Na época, Fortunati chegou a dizer que a população “não usava as árvores” que ele havia derrubado. Hoje, se junta ao time que o criticava e que abraçava e chorava a queda delas.


Eu lamento muito a mudança de postura de Fortunati. Agora, ele integra a equipe do atraso e se junta aos inimigos do progresso de Porto Alegre que são contrários à obra que ele próprio iniciou – e não concluiu, claro.

Governo lulopetista questiona ação do governo Tarcísio, SP, contra os bandidos do tráfico

A Operação Escudo começou após o assassinato do policial Patrick Bastos Reis, soldado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), em 27 de julho, durante patrulhamento. No curso da operação, dez bandidos traficantes foram mortos.

O governo lulopetista e os seguidores da seita lulopetista estão ouriçados com a morte de 10 bandidos do tráfico que foram mortos no Guarujá, São Paulo, depois de confronto com a PM. Ontem, o ministro da Justiça, Flávio Dino, chegou a falar em intervenção federal, embora negando a possibilidade imediata disto. O ministro dos Direitos Humanos falou no mesmo sentido.

Uma comissão formada pela Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo, pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) está no Guarujá, no litoral paulista, para investigar as denúncias de excesso policial que teriam sido cometidos durante a Operação Escudo, deflagrada no último final de semana.

Numa sequência de 4 extensas reportagens questionando a ação da PM de SP, a Agência Brasil de hoje, órgão de comunicação do governo lulopetista, toma partido contra o governo Tarcísio Gomesde Freitas.

Saiba o que é e como conseguir seu microcrédito em Porto Alegre

O Programa Mais Crédito Juro Zero consiste no pagamento dos juros do contrato de financiamento para empreendedores formais e informais pela prefeitura de Porto Alegre. Na prática, o município quita a última ou duas últimas parcelas do empréstimo oferecido pelas operadoras financeiras.150 contratos já foram assinados e os quase R$ 120 mil pagos em juros foram pagos pela prefeitura desde o início do programa. As três instituições credenciadas a oferecer o microcrédito já disponibilizaram mais de R$ 600 mil. 

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Júlia Evangelista Tavares, o programa é um importante instrumento para ampliação e estímulo aos negócios. “O microcrédito é um processo com menos burocracia, juros reduzidos, baixa inadimplência e de fácil acesso ao empreendedor formal ou não”, ponderou. 

O microcrédito é contratado diretamente via Sicredi (51 3358-4770 - WhatsApp); Banco do Empreendedor (48 98405-0382 - WhatsApp) e Imembuí Microfinanças (55 99926-7442- WhatsApp). 

CLIQUE AQUI para mais informações.