A nova estratégia da fábrica chinesa de caminhões Foton no Brasil


A FOTON, uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo, com sede na China, reforça sua presença no Brasil para atuar de forma estratégica e intensa, incrementando toda a operação já existente, introduzida no País pela Foton Aumark do Brasil, empresa 100% brasileira em meados de 2010.  A operação comercial administrada pela representante brasileira se concentra nas vendas da linha de comerciais leves e caminhões leves, que foram nacionalizados como parte do programa INOVAR-AUTO. Veículos de entrada, como o Foton 3.5-11 DT, estão sendo importados e comercializados de forma a complementar o portfólio atual. A representante local, agora em fase de reestruturação, vem atuando de forma exclusiva no Brasil, tanto para nacionalização dos produtos, criação e expansão da rede de concessionárias, como para fabricação, importação e venda dos produtos da marca, de forma totalmente independente.
A partir de agora a operação da empresa no País passa a contar com a cooperação da matriz chinesa através da sua subsidiária brasileira, intensificando assim sua atuação no mercado nacional. Durante cerca de oito anos, por meio da Foton Aumark do Brasil, houve a estruturação da rede de concessionárias em todo o País, além do investimento na aquisição de um terreno em Guaíba-RS, para construção da fábrica. Diante da severa e prolongada crise econômica iniciada em 2014, a empresa tomou a decisão de, a partir de 2016, passar a produzir inicialmente no País em parceria com a Agrale, fabricante nacional de veículos comerciais, localizada no Sul do País.
Ao se estabelecer no Brasil e trabalhar em sinergia com a Foton Aumark do Brasil, a matriz FOTON definiu o mercado brasileiro como um dos mais estratégicos e importantes em seu plano de expansão, por ser o maior da América Latina e sétimo do mundo. Além disso, acena com a possibilidade de abastecer os demais países da região latino-americana, já que sua localização no Rio Grande do Sul foi estrategicamente escolhida por apresentar uma logística mais eficiente. “Com essa parceria ganhamos mais musculatura para atuar no Brasil e seremos agora amplamente respaldados pela matriz, na China”, comenta Marcio Vita, CEO da empresa.
“Há mais de uma década estudamos cuidadosamente o mercado brasileiro que, para nós, é de grande importância dentro de nossa estratégia de globalização da marca. Entramos no País por meio de nossa representação comercial, pelas mãos de brasileiros com indiscutível conhecimento do mercado nacional. Entendemos ser o momento mais apropriado para iniciarmos essa nova etapa, agora com nossa cooperação direta na operação”, explica Darren Lu, executivo da matriz FOTON responsável pelos negócios da marca no Brasil.
A FOTON agora pode abastecer o mercado brasileiro tanto com produtos produzidos localmente como avaliar o portfólio da matriz na China e, de acordo com a demanda e conveniência do mercado, introduzir novos modelos mais rapidamente. Esse novo cenário, com apoio e parceria da matriz chinesa, incentiva e fomenta a expansão da rede, que já está em pleno curso.
Atualmente a FOTON vende cerca de 600 mil veículos por ano globalmente, 90% deste volume de veículos comerciais, ou seja, praticamente oito anos da produção brasileira, com exportações para mais de 100 países e um volume que passa das 60 mil unidades. No mundo a empresa conta com 40 mil colaboradores, duas mil concessionárias e, no ano passado, o faturamento foi de US$ 7,5 bilhões. A filial brasileira é a quinta unidade industrial da FOTON fora da China, que já conta com fábricas na Tailândia, Vietnã, Quênia e Argélia em construção.
O Brasil faz parte de um plano estratégico para que a FOTON atue mais ativamente no mercado ocidental, onde terá fundamentalmente empresas de origem europeia como competidores locais instalados há vários anos nestes países. Isso permitirá elevar os padrões de requerimentos dos produtos, fato que pode ser confirmado também pela parceria estratégica que a FOTON possui na China com a Daimler nos caminhões pesados.
A FOTON, por meio de um plano estratégico, busca constantemente parcerias com empresas de elevado “know-how” e competência tecnológica. Exemplo disso está na parceria fechada junto à tradicional empresa fabricante de motores, CUMMINS, que faz parte desse seleto grupo, assim como a internacional empresa alemã, ZF, fabricante de transmissões, de reconhecido prestígio e reputação, também parte importante dessa estratégia.

Fábio Bernardi, diretor da Morya, RS, Zero Hora - Uma nova era para o Brasil


Ao tomar posse no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a ministra Damares Alves proferiu uma peculiar definição sobre o momento do país: "É uma nova era no Brasil, menino veste azul e menina veste rosa". Sério mesmo? Como imagino que a ministra não pensou em combater a ideologia de gênero criando um viés de gênero, talvez apenas tenha lhe ocorrido, na hora da frase fatídica, um lapso de memória ou de informação. Então, na tentativa de ajudar a definir seu mandato com uma dose maior de realidade, sugiro outras possibilidades para uma nova era no país, que me parecem mais adequadas ao atual momento brasileiro.
É uma nova era para o Brasil: a mortalidade infantil, que nos dois últimos anos cresceu, voltou a cair.
É uma nova era para o Brasil: um príncipe não mata mais uma princesa a cada 90 minutos no país.
É uma nova era para o Brasil: não existem mais quase 6 milhões de crianças sem um pai registrado na certidão de nascimento.
É uma nova era para o Brasil: nosso país não tem mais a quinta maior taxa de feminicídio do mundo.
É uma nova era para o Brasil: não são mais 20 milhões de mães criando seus filhos absolutamente sozinhas.
É uma nova era para o Brasil: não registramos mais 164 estupros e 606 casos de violência doméstica por dia.
É uma nova era para o Brasil: o país não tem mais um caso de violência contra gays registrado a cada hora.
É uma nova era para o Brasil: não existem mais 65 pais presos por dia por se negarem a pagar pensão.
É uma nova era para o Brasil: não existem mais 200 mil crianças em situação de completa desnutrição no país.
É uma nova era para o Brasil: o país finalmente fez um censo para descobrir quantas crianças e adolescentes existem em situação de rua, para poder elaborar políticas públicas mais eficazes e eficientes.
É uma nova era para o Brasil: a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos se preocupa em não ideologizar as políticas públicas sobre mulher, família e direitos humanos.
É uma nova era para o Brasil: o governo não pretende definir ou comandar os valores e os costumes.
É uma nova era para o Brasil: ninguém tenta dizer para as famílias como elas devem educar seus filhos.
É uma nova era para o Brasil: meninos vestem o que quiserem, meninas têm direitos iguais e todos são felizes, saudáveis e estão na escola.

Onyx usa notas em série para prestar contas na Câmara, denuncia Zero Hora

O jornal Zero Hora de hoje denuncia que por quase 10 anos, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), usou 80 notas fiscais de uma empresa de consultoria tributária para receber da Câmara R$ 317 mil em verbas de gabinete. Dos 80 cupons, 29 foram emitidos em sequência pela Office RS Consultoria Sociedade Simples, indicando que o então deputado foi o único cliente da empresa por meses a fio. A Office pertence a Cesar Marques.

Onyx e Cesar Marques negaram irregularidades. 

Leia a denúncia:

A firma pertence a Cesar Augusto Ferrão Marques, técnico em contabilidade filiado ao DEM há 24 anos e que trabalha nas campanhas eleitorais do parlamentar. Marques também faz a contabilidade do partido no Estado — recebeu R$ 175 mil em 2017 por meio de uma empresa que atua sem registro no Conselho Regional de Contabilidade. A Office também tem problemas de operação. Está inapta perante a Receita Federal por ter omitido créditos ao fisco e tem R$ 117,5 mil de dívidas tributárias _ R$ 113,1 mil com a União e R$ 4,4 mil com a prefeitura de Porto Alegre. Não recolheu imposto entre janeiro de 2013 e agosto de 2018, embora tenha emitido no período 41 notas a Onyx.

Desde que a Office foi aberta, os registros na Receita e na prefeitura indicam como sede uma sala na Rua Vicente da Fontoura, bairro Petrópolis. A reportagem esteve no local e não encontrou a empresa, que funciona na Avenida Taquara, também no bairro Petrópolis, mesmo local onde opera — sem alvará — a Cesar A.F Marques.