Prefeitura de Bento quer saber se Ceran abriu as comportas durante a chuva

A foto é do site da Rádio Araguaia.


CLIQUE AQUI para ler texto que contraria denúncias contra o complexo hdirelétrico. O autor não é conhecido do editor, mas parece ter fundamento.

A prefeitura quer saber se havia monitoramento prévio do nível dos rios do Complexo Energético Rio das Antas (Usinas UHE Castro Alves, UHE Monte Claro, UHE 14 de Julho).

A Procuradoria Geral do Município de Bento Gonçalves enviou, quinta-feira,  questionamentos graves para a companhia hidrelétrica Ceran, para entender o que aconteceu entre os dias 2 e 5 de setembro em suas três usinas de pequeno prote. Ela quer esclarecimentos sobre a recente enchente que assolou a cidade e várias outros municípios do estado, desde a última segunda-feira, 4 de setembro. A medida foi tomada depois que vários moradores da localidade de Linha Alcântara, no distrito de Faria Lemos, terem afirmado que a companhia abriu as comportas e causou a inundação nunca antes vista naquela região.

A PGM deu 48 horas para receber as respostas da companhia, seguindo a reportagem da Rádio Araguaia (CLIQUE AQUI para saber em detalhes o conteúdo do material da emissora).


As usinas do Rio das Antas

 Nenhuma destas três pequenas usinas possuem comportas, somente canal de fuga. As barragens tipo vertedouro são de soleira livre e, portanto, a Cia Energética Rio das Antas - CERAN não tem como regular o fluxo do rio. A destruição das pontes e parcial das cidades ocorreria com ou sem as barragens. Foi a maior vazão d'água desde a construção das usinas.

Sorte que não houve rompimento de uma das barragens, caso contrário não sobraria nada à jusante.

Outra, toda energia gerada por "estas três porcarias" são injetadas no sistema elétrico nacional, não se sabendo quem consome a energia elétrica gerada por quem, qualquer que seja fonte energética geradora. Não gosto da DilmAnta mas ela não teve nenhuma "ideia de jerico". Ainda hoje pequenas hidrelétricas são construídas por todo país e são energia limpa! Usinas ecologicamente corretas, bem ao contrário do que a autora do texto afirma.

O parque gerador nacional é majoritariamte hídrico, existem milhares delas. Energia limpa!

Perdi um amigo e ex-colega da CEEE que estava naquele helicóptero que se enroscou em cabos de linhas de transmissão devido ao mau tempo (neblina).

Acompanhei presencialmente diversas vezes a construção das usinas quando trabalhei na AGERGS.

Quem escreveu este texto nada sabe de usinas hidrelétricas e deve ter perdido algum imóvel ou alguém muito próximo nesta tragédia.