PIB da China cresceu 3% em 2022

 O bom resultado brasileiro foi herança bendita deixada pelo governo Bolsonaro.

O PIB chinês cresceu 3% no ano passado, ligeiramente acima do esperado pelo mercado (2,8%), mas bem abaixo da meta estipulada por Pequim, de 5,5%. 

O consumo doméstico permaneceu enfraquecido e os gargalos sobre as cadeias produtivas e sobre o setor exportador persistiram, por conta das medidas rígidas de contenção da Covid-19 ao longo do ano. Por sua vez, a atividade do setor imobiliário, importante motor do crescimento das últimas décadas, se manteve fraca, diante da dificuldade de acesso à liquidez por parte das incorporadoras. 

Para este ano, os economistas do Bradesco, que acabam de remeter esta análise ao editor, estimam crescimento de 5,0% do PIB chinês. O fim das restrições à circulação adiciona viés positivo para o crescimento no primeiro trimestre. Contudo, o cenário prospectivo segue desafiador, diante do ciclo de elevação dos juros e menor demanda mundial, além de questões estruturais da economia chinesa.

Qual a causa da confusao mental em pessoas idosas ?

 Médico diretor técnico de clínicas do Hospital das Clínicas. Sério, competentíssimo e por isso muito respeitado.🙇‍♂️👏👏👏 

Arnaldo Lichtenstein, Médico.

“Toda vez que ensino medicina clínica para estudantes de medicina do quarto ano, faço a seguinte pergunta:

"Quais são as causas da confusão mental em pessoas idosas?"

Alguns respondem: "Tumores na cabeça".

Eu respondo: Não!

Outros sugerem: "Os primeiros sintomas da doença de Alzheimer".

Eu respondo novamente: Não!

Com qualquer rejeição de suas respostas, eles ficam frustrados.

E ficam de queixo caído quando noto a causa mais comum:

Desidratação

Pode parecer uma piada; mas não, este último motivo não é suspeito e extremamente importante.

Pessoas com mais de 60 anos geralmente param de sentir sede e como resultado, param de beber líquidos.

Quando ninguém está por perto para lembrá-los de beber líquidos, eles secam rapidamente.

Desidratação severa e afeta todo o corpo. Pode causar fraqueza muscular, fadiga, falta de motivação, confusão mental súbita, diminuição da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, angina (dor no peito). Em casos muito extremos, coma e até morte.

Esse hábito de esquecer de beber líquidos começa aos 60 anos, quando temos pouco mais de 50% da água que precisamos ter em nosso corpo.

Pessoas com mais de 60 anos têm um reservatório de água mais baixo. Faz parte do processo natural de envelhecimento.

Mas há mais complicações. Embora estejam desidratados, eles não sentem vontade de beber água porque seus mecanismos internos de equilíbrio não funcionam particularmente bem.

Resumo:

As pessoas com mais de 60 anos secam facilmente, não apenas porque têm menos água; Mas também porque não sentem a falta de água no corpo.

Embora as pessoas com mais de 60 anos possam parecer saudáveis, realizar reações e funções químicas pode ser prejudicial para todo o corpo.

Então aqui vão dois alertas:

1) Adquira o hábito de beber líquidos. Os líquidos incluem água, sucos, chá, água de coco, leite, sopas e frutas ricas em água, como melancia, murmúrio, pêssego e abacaxi; A laranja e a tangerina também funcionam.

O importante é que a cada duas horas, você precisa beber alguns líquidos.

Lembre-se disso!

2) Alerta aos familiares: ofereça constantemente líquidos a pessoas com mais de 60 anos. Ao mesmo tempo, observe-os.

Se você achar que eles repelem fluidos e ficam irritáveis, com falta de ar ou desatentos durante a noite, esses são quase certamente sintomas recorrentes de desidratação.

Você está inspirado a beber mais água agora?


Opinião do editor - O que fazer ?

Vão se confirmando duas evidências claras do que aconteceu no domingo retrasado, dia 8, em Brasília.

Em cima da crítica severa que fiz aos inéditos e criminosos atos de vandalismo realizados por uma minoria da minoria no Congresso, Palácio do Planalto e STF, tentei apartar duas circunstâncias que estavam sendo evitadas pelo universo político e midiático, até mesmo pelos órgãos de segurança. 

Intitulei-as como:

- Infiltrados.

- Armadilha.

Já vou tratar da questão da minoria da minoria, porque tem profissional no meio, conforme constatou a própria PMDF, mas resta saber de que lado eles atuaram (parece que ninguém quer identificar os donos dos rostos apanhados nos vídeos e fotos).

Ultrapassada a primeira onda de histeria política, midiática e institucional, quando os milhares de manifestantes de Brasília foram jogados na bacia das almas por onde circulam perigosos extremistas terroristas, alguns mais destemidos políticos, militares da reserva e até jornalistas, passaram a fazer aquilo que é princípio geral do direito e até do jornalismo: ouvir a outra parte, fazer o contraditório.

Não quero ir longe demais, mas resumindo o que já parece ser o maior escândalo político do século, vou repetir o que disse, embora de forma oblíqua, o governador de Minas, Romeu Zema, no programa Time Line, da Rádio Gaúcha:

Infiltrados – Ele fala em minoria da minoria que vandalizou, mas não os identificou. Eu, sim, identifico: dos dois lados. 

Armadilha – Zema não usa esta palavra, mas diz claramente que o governo Lula deixou rolar, sabia o que poderia acontecer e tira proveito político próprio, como se percebe.

Isto ficará esclarecido ?

Tem muito cachorro grande que vai botar a mão na moleira, entre os quais o próprio Bolsonaro, o bode expiatório usado e abusado acusado pelo sistema, mas que parece ser como massa de pão bem fermentado: quanto mais bate, mais cresce.

O sistema ganhou esta batalha, mas não poderá comemorá-la por muito mais tempo.

O povo brasileiro já aprendeu a superar o medo (aprendeu a fazer política, como diz Bolsonaro), até porque já derrotou o sistema nas batalhas do impedimento da Dilma, da prisão do Lula, na eleição do Bolsonaro e na sustentação básica das consignas do seu governo, com ênfase para a economia liberal, os valores sociais conservadores e a prática de governo eficaz.

O que fazer, agora ? 

Trata-se de um novo patamar de enfrentamento político, claro que dentro das 4 linhas, como gosta de frisar Bolsonaro, mas desta vez a oposição não parlamentar, que foi a que atuou depois de conhecidos os rejeitados resultados eleitorais, terá que contar com a organização sistêmica da nova oposião, a que emergirá a partir da posse dos novos deputados e senadores, que não terão como abrir mão da liderança de Bolsonaro.

Duela a quem duela.

Esta é uma verdade indesmentível e que se impõe por si mesma.


Discurso de Lamachia

 Lamachia comentou sobre o que chamou de “excessos” praticados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Me refiro às decisões proferidas no âmbito do inquérito 4781 e em relação aos fatos ocorridos em Brasília que violam a Constituição Federal e que violam, também, o estado democrático de Direito, prerrogativas da advocacia, além de usurparem competência do Ministério Público e da própria magistratura”.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, criticou o vandalismo de Brasília e, no entanto, também fez duras críticas contra os excessos evidentes do ministro Alexandre de Moraes e da maioria que o apoia no STF. Foi em Porto Alegre, ontem, durante o Ato pela Defesa da Democracia, evento público que contou com a participação dos três poderes estaduais, dos tribunais regionais, de órgãos autônomos e de entidades da sociedade civil, tudo promovido pela Ajuris.

Disse Lamachia, com destemor, desagradando parte do público convidado para aplaudir a reação institucional gaúcha ao que ocorreu domingo:

- A democracia é um valor inegociável e sua defesa é uma obrigação de todos os brasileiros. Não há outro caminho para o país ter prosperidade, desenvolvimento e paz que não seja por meio do estado democrático de Direito (....) Repudio a prática criminosa e atentatória a democracia e peço a devida responsabilização, na forma da lei, assegurado o devido processo legal.


Por fim, o presidente da OAB/RS afirmou que o STF, as demais autoridades da República, os líderes da oposição e toda a sociedade civil organizada “devem mudar a forma de agir, primando pelo equilíbrio, racionalidade, legalidade, ponderação e serenidade, com vistas a manutenção da democracia e do estado de direito”.



Por que razão caiu Josué Guimarães

 Josué Guimarães presidiu a AGE convocada para fornecer as explicações pedidas pelos opositores e quase cinco horas depois, com os esclarecimentos fornecidos, deu por encerrada a assembleia. As explicações foram amplamente rejeitadas e em votação ele foi derrubado.

A oposição apresentou 12 questionamentos sobre a sua má gestão, inclusive a inclinação política e ideológica lulopetista que introduziu nas posições públicas da entidade. Ele esclareceu cada tópico, sem sucesso.

Este episódio  mostra muito a divisão,  o clima belicoso existente no Brasil, tudo resultado da emergência de forças políticas tucano-petistas que corromperam franjas sociais e institucionais durante 30 anos, agora reagindo de forma autoritária e desleal contra o povo que acabou com este ciclo pernicioso, elegendo e mantendo o governo Bolsonaro. 

Josué Guimarães é representante da vanguarda do atraso tucanoi-lulopetista.