Capital sobe três posições em ranking de cidades inteligentes


Capital sobe três posições em ranking de cidades inteligentes
Porto Alegre subiu três posições no ranking das cidades mais inteligentes do país. O resultado foi divulgado na abertura do Connected Smart Cities 2018, em São Paulo. Entre as cerca de 700 cidades participantes, a capital gaúcha ficou em 8° lugar. Em 2017 e 2016, ocupava a 11ª colocação. 

Na categoria Economia, Porto Alegre subiu seis posições. A cidade estava em 14º nas três últimas edições e este ano alcançou a 8ª posição. Em Empreendedorismo, a Capital alcançou a 5ª colocação, sendo que no ano passado estava em 8º. Entre os destaques apontados pelo estudo estão quatro parques tecnológicos, oito incubadoras de empresas e crescimento de 22% das micro empresas individuais, entre outros dados. 

O prefeito Nelson Marchezan Júnior afirma que este é um trabalho que está apenas começando. “Temos que buscar alternativas para evoluir em inovação. Queremos transformar a cidade de Porto Alegre em um polo inovador, contando com a ajuda das universidades, empresários, sociedade e entidades”, diz o prefeito, lembrando da parceria com as três maiores universidades da Capital, por meio da Aliança Para Inovação de Porto Alegre. 

Para o coordenador do setor de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Moschetta, o resultado revela uma melhora de importantes indicadores que compõem o índice e que estão sendo trabalhados por esta gestão para que Porto Alegre se torne, cada vez mais, uma cidade inteligente. “Destaco o empreendedorismo, no qual atingimos a 5ª melhor posição do país com ações como o Poa.hub, um espaço de inovação e tecnologia”, diz ele. Desde sua criação, em abril de 2017, o Poa.hub já acolheu mais de cem projetos dos mais diversos mercados. Marketing, comercial e investimentos para novos negócios são alguns dos conteúdos discutidos neste ambiente de estímulo às ideias inovadoras e ao empreendedorismo. 

Estudo - O Ranking Connected Smart Cities é o principal estudo sobre cidades inteligentes do Brasil. Realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator, conta com a participação de cerca de 700 cidades, que são analisadas a partir de 70 indicadores. 

Em sua quarta edição, o Ranking Connected Smart Cities tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, sendo dividido em quatro resultados: Geral, por Eixo Temático, Região e por Faixa Populacional. O ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. 

O 1° lugar no Ranking Connected Smart Cities 2018 ficou com Curitiba (PR) e a segunda posição com São Paulo (SP). O 3° lugar foi conquistado por Vitória (ES), seguida por Campinas (SP) e Florianópolis (SC). Na sexta colocação está o Rio de Janeiro (RJ), seguida por Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ), na 10ª colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário