Entrevista, Ney Mânica

 ENTREVISTA
Ney Mânica, diretor da Expodireto e da Cotrijal

Tem entidade de grande peso que acha que são fantoches as 27 entidades que foram ao governador propor a suspensão dos decretos que cortam incentivos fiscais das empresas em troca de aumento do chamado ICMS modal, de 17% para 19,5%.
Nós não somos fantoches. Agressões verbais não resolvem o problema. Estou sendo insultado. O fato é que o corte dos incentivos fiscais nos atingiria de modo devastador.

E aumentar impostos resolve ?
Ficamos entre a cruz e a espada: os decretos quebram centenas de empreendimentos ligados a este total de 27 entidades e até de outras, enquanto que o aumento do ICMS aumenta preços, lógico, reduz a competitivade, lógico, mas o caso é de escolher entre o pior e o menos pior.

E agora ?
Temos 30 dias para trabalhar os deputados e queremos que eles compreendam que os decretos são o mal maior, mas é também um prazo para discutir e,quem sabe, encontrar outras alternativas.

Como é que o senhor acabou de porta-voz do movimento ?
O corte de incentivos é uma coisa horrível. Quem mais se animará a investir no Rio Grande do Sul, se não há segurança jurídica ? Procuramos o secretário Ernane Polo e ele nos colocou na reunião com o governador. Eduardo Leite desenhou o pior dos mundos para a situação próxima das contas públicas. Os números são aterradores. 

E se a Assembléia negar o estribo ?
Virão os decretos. Neste caso, salva-se quem puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário