Terapia ocupacional para doentes com demência

 Este evento gratuito é promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre. Ele debaterá a temática na segunda-feira.

No segundo evento do Grupo de Cuidadores,  promovido pelo Centro da Memória do Hospital Moinhos de Vento, o tema debatido será o papel do terapeuta ocupacional na manutenção da qualidade de vida de pacientes com demência. O encontro, que é coordenado pelo médico neurologista Alberto Maia, é uma parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

Os terapeutas ocupacionais, informa o médico neurologista Wyllians Borelli, coordenador de Pesquisa do Centro da Memória, são de extrema importância para auxiliar pacientes cujos quadros de demência são de moderados a graves, com impacto na execução das tarefas cotidianas, como tomar banho e alimentar-se.

“Eles são qualificados para identificar os problemas do paciente, os riscos dentro de casa e propor soluções, como exercícios e tarefas para melhorar a autonomia do paciente”, explica o médico. A partir desse trabalho, além da melhora na qualidade de vida do paciente e do cuidador, ainda é possível evitar acidentes comuns na residência, como quedas e intoxicações.

A programação, que será gratuita, terá a participação da terapeuta ocupacional Bárbara Guisso. O evento acontece na segunda-feira (11), e não necessita de inscrição prévia. 

Palestra: Quando a Terapia Ocupacional pode ajudar?

Data: segunda-feira, 11 de março

Horário: 15h

Local: Centro da Memória (Avenida Coronel Aparício Borges, 250, 3º andar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário