Grêmio: distância entre o blá-blá-blá e a realidade dos fatos

Por Facundo Cerúleo

 

"Quando fala assim que faltou intensidade é porque nós estávamos com uma equipe muito ofensiva (e que eu gosto de jogar dessa forma), mas às vezes as características do jogador não proporcionam aquela intensidade necessária. Então são características, a gente tenta de uma forma, tenta de outra forma, sempre buscando o que é melhor para o clube", disse Portaluppi na coletiva em 06/10/23. Mas fará sentido o que ele diz?

Vamos às omissões e falta de imaginação. Ele nunca escalou Cristaldo na posição certa. Quer que o jogador faça o que está fora de suas características, escalando-o para jogar pelo lado e para marcar. Mata o melhor potencial do garoto. Fez o mesmo com outros, mas fiquemos só em Cristaldo e nos prejuízos que estão sendo produzidos.

Portaluppi diz "a gente tenta de uma forma, tenta de outra forma". Sim, já improvisou até atacante como volante. Foi mal! Mas por que nunca "tentou" Cristaldo numa função parecida com a que Allan Patrick tem no Internacional, com liberdade para criar e dinamizar a peça ofensiva? Ah, deve ser o risco de dar certo...

Estou lembrando os elogios que Diego Souza fez a Cristaldo ao vê-lo treinar por primeira vez. Será que Portaluppi - e só ele - não vê que o argentino é muito habilidoso e a intimidade que tem com a bola?

Aqui não posso ser categórico: não sei se o técnico boicota o jogador ou se ele, o que me parece mais provável, não entende bem a complexidade do futebol. Em todo caso, há prejuízo para o atleta e para o clube.

Esse filme eu já vi! O jogador vai mal por ser escalado fora de lugar. Os iluminados da imprensa, parecendo nada entender, desqualificam o coitado. A torcida vai na conversa dos iluminados e reage ao jogador. Aí a direção acaba vendendo o atleta por menos do que investiu para trazê-lo. Depois vem o capítulo mais doloroso, quando a torcida vê o jogador brilhar noutro clube fazendo o que nunca pôde fazer por aqui.

Querem exemplos?

Alisson, Luciano e Rafinha, que não prestavam para o Grêmio, são campeões da Copa do Brasil pelo São Paulo. Até o Lucas Silva rende no Cruzeiro o que não rendeu por aqui.

Já viram como Lima é útil no Fluminense? Formado no Grêmio, ele nunca foi por aqui avaliado como minimamente útil e, depois de ser emprestado algumas vezes, foi embora de graça.

A propósito, Alisson está muito bem como volante no São Paulo, posição em que jamais foi testado no Grêmio. É que o treinador de lá é burro...

O pior são os argumentos de comadre: "Ué, mas eles não podem dizer que não tiveram oportunidade no Grêmio!". Chega.

Acho que veremos Cristaldo ir embora para brilhar noutra praça.

Agora estamos nesta: o baita investimento que a direção do Grêmio fez, mostrando conhecer futebol e trazendo jogadores que permitiriam estar disputando o título, vai sendo degradado dia a dia. Olhem, em 2024, o grupo do Grêmio será inferior ao de agora. Em parte, assim será por efeito do trabalho amador que se está fazendo em 2023. Num clube da grandeza e com as aspirações do Grêmio, isso é um tremendo contrassenso.

E a pergunta que até a grama do Olímpico está fazendo: quando é que vão parar com esta balela de intensidade? A julgar pelo que andam dizendo e repetindo, tanto Portaluppi quanto os babões da imprensa confundem intensidade com correria, carrinho e trombadas.

A turma de cabeça branca vai lembrar. Na década de 1970, havia quem dissesse que o Ademir da Guia, com seus passes de 40 metros que faziam a equipe correr, era muito lento (hoje diriam que lhe faltava "intensidade"). O cérebro daqueles "analistas" é que não pegava no tranco... Não direi o mesmo dos "analistas" de hoje até certificar-me de que eles realmente têm cérebro...

Finalizo. O Grêmio tem um grupo muito, muito mais qualificado do que se poderia imaginar quando estava voltando da segundona: mérito total da direção. Só que o aproveitamento do potencial da equipe é sofrível: treina pouco e treina mal. Estamos na iminência de ver perdido todo o brilhante trabalho que a direção fez renovando o grupo. Tudo porque ela não se perguntou qual era o técnico com perfil para este momento.


2 comentários:

  1. Na mosca! E tu sempre alertando a direção gremista, Chê!

    ResponderExcluir
  2. Certíssimo!!! Deixei de ir até na Arena. Não suporto ver o narrador (mal intensionado ou apaixonado pelo nosso burro de plantão que se acha treinador) BERRAR o nome deste sujeito nas escalações. Temos que parar com isso. Este tal renato NUNCA DEVERIA TER VOLTADO. Será que um clube do tamanho do Grêmio não CONHECE NENHUM OUTRO REALMENTE TREINADOR NO BRASIL OU NO MUNDO??? É muita incompetência.

    ResponderExcluir