38% dos trabalhadores fazem dupla jornada

 Segundo pesquisa realizada na última semana de abril, por meio de entrevistas online, com 2.017 pessoas, todas cadastradas na plataforma da Acordo Certo, a dupla jornada de trabalho é a realidade para 38% dos trabalhadores brasileiros.

Mulheres são a maioria, 54%, enquanto os homens que participaram foram 45% do total. Mais da metade está trabalhando com carteira assinada e tem a renda, familiar ou pessoal de até 2 salários mínimos. 57% delas iniciaram as atividades extras na pandemia da Covid-19, e o motivo que levou exatamente a metade delas a fazer isso foi o pagamento de dívidas. A segunda motivação mais citada, por 30% dos trabalhadores, foi o aumento das contas domésticas e, em terceiro lugar, com 17% das menções, ficou a perda do emprego fixo.

Entre as principais atividades realizadas por quem busca renda extra, estão: venda de comida (15%), serviços como freelancer, relacionados à profissão (13%), trabalhos domésticos (13%), serviços de manutenção (13%), venda de roupas (12%), comercialização de produtos de catálogo (11%), atuação como motorista de aplicativo (8%), e prestação de serviços estéticos (8%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário